JULIA CÂMARA CONCLUSÃO 2015.2



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Biochip

Julia Cardoso Câmara

18/08/2015

Agradeço à corda de sisal pelo fato de me fazer conhecer novas pessoas, pois foi minha primeira aula, que gerou em mim curiosidade e algumas risadas durante todo o processo da atividade. Sinto que a corda proporcionou um entendimento e maior confiança entre o grupo, além de trabalhar nossa paciência.

20/08/2015

Agradeço a aula em sala de aula com o suco verde distribuído no final junto com a semente de girassol que vamos levar para casa. Isso proporcionou em mim uma sensação boa de que estou fazendo um bem ao meu corpo tomando algo tão natural e com uma cor viva e bonita.

01/09/2015

Agradeço ao repolho roxo pelo fato de me mostrar como a beleza da natureza se apresenta em coisas tão pequenas e com tantos detalhes. Suas ramificações brancas no meio da cor roxa intensa são muito bonitas e lembram o desenho de uma árvore. Isso gerou em mim uma alegria de poder observar e descobrir com calma os desenhos naturais do repolho e como as cores se misturavam ao longo do tempo.

03/09/2015

Eu agradeço ao aipo ao seu cheiro gostoso e forte e sua cor verde limao tão bonita. Seu cheiro me remete muitas lembranças boas. Me causou uma sensação boa enquanto cortava para a comida pois as lembranças, o cheiro e o gosto para mim são muito especiais.

10/09/2015

Gratidão ao filme “O ponto de Mutação” visto no auditório que em sua temática questiona valores e costumes da sociedade e me fez questionar internamente o quão problemática as vezes é a nossa sociedade. Nossa realidade é um reflexo de escolhas sociais, históricas que devem ser repensadas para tentar construir uma sociedade mais saudável e equilibrada. O filme me fez pensar muito nisso.

15/09/2015

Gratidão ao pilão que me mostrou uma nova forma de preparar comida – Algo que requer paciência, concentração e meditaçãoo e ajuda a preparar uma boa comida e equilibrar o corpo como em uma meditação. O pilão me proporcionou muita calma e paz interna.

29/09/2015

Gratidão ao filme “La belle verte” que me fez questionar se há realmente uma sociedade perfeita. Mas que também me fez chegar a conclusão de que, embora não haja perfeição, temos muitos erros graves e sérios e que poderiam ser corrigidos e repensados. O mundo poderia ser muito melhor de se viver se respeitássemos mais uns aos outros e ao próprio planeta.

01/10/15

Agradeço a esses inúmeros verdes que nasceram e puderam mostrar de um jeito belo como a vida se renova e pode nos ajudar na alimentação e a apreciar as coisas pequenas e boas. Os tons de verde e as plantas me proporcionaram alegria de ver que, se cada um fizer um pouco, o mundo pode mudar e a natureza pode voltar a reinar em harmonia com os homens.

13/10/2015

Concha 1: silêncio, complexidade, textura, natureza, linhas, praia, ondas, tempo, arte, sal, história, relaxamento, alegria, despreocupação, saúde, São Pedro da Aldeia, dormir.

Concha 2: praia, verão, férias, sol, divertimento, búzios, risadas, biquíni, bronzeado, sorriso, juventude, natureza, cores, calor, diferença, mudança.

Concha 3: gelado, molhado, chuva, inverno, nublado, reflexão, tempo, vida, diversidade, solidão, produção, auto conhecimento, tristeza, ciclos, sabedoria, maturidade.

Concha 4: áspero, argila, brilho, claridade, paz, folha, liberdade, começo, potencial, fino, delicadeza, escrita, vazio.

Concha 5: começo, vida, potencial, bebê, cuidado, fragilidade, mãe natureza, possibilidades, respeito, diferença, atenção, colo, grupo, parte, voz.

Gratidão as conchas por me proporcionar uma multiplicidade de sentimentos, sensações e por me remeter a tantas lembranças particulares que me fizeram bem e em paz.

20/10/2015

Gratidão ao Aipim, por proporcionar uma aula interessante e nos servir de presente para os brasileiros. Somos muito privilegiados por ser o único lugar que ele nasce e por ser muito bom, saudável e por ter feito desta aula um ambiente de aprendizado e de contato com a natureza.

22/10/2015

Gratidão ao Bolinho de Aipim, por ele ser tão nutritivo, gostoso e colorido. O seu gosto é muito rico e prepara-lo uniu a turma de um jeito muito especial. Foi muito gratificante observar que todos estavam contentes de preparar as tabuas e depois comer, repetindo muitas vezes por ser muito bom.

05/11/2015

Gratidão aos filmes vistos em sala de aula, especialmente ao sobre Agrossivicultura. É muito triste perceber que quanto mais o tempo passa, mais o homem destroi a natureza. Mas é reconfortante pensar também que a natureza é forte que que ela resiste e que existem pessoas no mundo interessadas em preserver e salvar as florestas. Muito bom perceber que ainda existe a possibilidade de se preserver de forma inteligente a nossa casa, que é o Planeta Terra.

24/11/2015

Gratidão a Jaca, por ser um fruto tão incrível, gigante, por ser forte e viver e sobreviver em várias partes da cidade mesmo com todo o processo de globalização e desmatamento. Eu não gostava do cheiro e do gosto da fruta, mas com o tempo fui me adaptando. Gratidão por uma comida tão grande e especial assim existir.

26/11/2015

Gratidão a toda essa terra fértil que pôde ser produzida de modo tão simples e orgânico. Gratidão por perceber que fizemos um trabalho bonito e autossustentável e que de alguma forma estamos ajudando o meio ambiente e protegendo a natureza. Muito belo perceber que qualquer um pode fazer um pouco e assim ajudar. E se cada um fizer de pouco em pouco, o resultado no todo vai ser uma grande transformação mundial em direção a uma sociedade mais saudável e que respeita o planeta.

Texto de conclusão de curso

Fazer o curso com a professora Ana Branco foi uma experiência diferente de tudo que já vivi dentro da faculdade em um ambiente acadêmico. Estou muito acostumada, e confesso que gosto, com as aulas expositivas em sala, com matéria, textos e provas. Assim, me acostumar com uma nova sala de aula e um novo modo de dar aula e transmitir ensinamentos foi um processo lento.

Um dos porquês de eu ter escolhido fazer esta matéria neste semestre foi porque, por motivos pessoais, comecei a pesquisar sobre alimentação e a relação dela com modos de vida e doenças. Deste modo, descobri a possibilidade de poder tratar diversas coisas através de mudanças alimentares no dia a dia. Fiquei muito curiosa sobre o assunto, pesquisei ainda mais e depois descobri que esta aula existia na PUC. Quando abriu a matrícula no Puc Online, me inscrevi para poder aprender um pouco mais sobre este universo tão importante, porém negligenciado pela maioria das pessoas.

Além disso, sempre tive muita dificuldade de comer e experimentar coisas novas. Desde pequena comi as mesmas coisas, meu gosto não era variado nem rico e tinha muita aflição com gostos e texturas novas. Com o passar do tempo, minhas pesquisas na internet e depois minha vivência com o Bio-Chip nesta aula, tenho gradualmente tentado mudar minha relação com os alimentos e me permitir experimentar novos gostos e vivenciar novas experiências.

Nesta aula, descobri diversos tipos de preparo de comida, todas naturais e que no final dava para perceber que não eram tão complicadas de serem preparadas. Comi diversas comidas gostosas e experimentei gostos novos e muito especiais. Isso foi muito importante para mim, visto que sempre tive muita dificuldade de me permitir fazer isso. Fui feliz durante o semestre e o curso, e acho que no final, isso que importa – Que a pessoa saia satisfeita com o resultado do curso e tenha absorvido algo que a acrescentará como humana.

Assim, só tenho a agradecer pela oportunidade de poder absorver tantos conhecimentos sobre temáticas que são importantes para qualquer ser vivo. Acho que todos deveriam ter o acesso a essas informações que são ligadas a alimentação, ao respeito ao próximo e a natureza.

Eu aprendi muito sobre o mundo, sobre diversos tipos de comida, a germinar sementes, compostagem e adubamento da terra, sobre a beleza das diversas cores das comidas, sobre a mãe natureza, respeito, tolerância e trabalho em equipe com confiança. Foi algo de extrema importância para mim e espero continuar aprendendo cada vez mais.

Gratidão por ter tido essa oportunidade que me transformou em uma pessoa melhor!