FELIPE SALAZAR CONCLUSÃO 2017.2
Gratidões Biochip 2017.2 Felipe Salazar
Agradeço a...
Pelo fato de...
Pois/que gerou em mim....
Aula 22/08
Agradeço a dinâmica da corda pelo fato de aproximar as pessoas e gerar um desenho bonito pois isso gerou em mim a semelhança com organizações, pessoas e redes; algo que venho estudando nos últimos anos.
Também agradeço aos bocejos dados pelos colegas durante a dinâmica pelo fato de mostrar tranquilidade, calma e conforto pois gerou em mim a certeza de que apoiados uns nos outros, podemos relaxar e deixar ser.
Também agradeço a tensão da corda pelo fato de me apoiar e sustentar com conforto pois gerou em mim a certeza de que com as minhas relações “tensionadas” (presentes) posso me “destensionar” (relaxar) de dentro pra fora.
Também agradeço a resistência de algumas pessoas pelo fato de tentar corrigir e solucionar o embolamento da corda, pois isso gerou em mim a certeza de que as vezes precisamos confiar e entender que o movimento de arrumação é orgânico e natural.
Aula 24/08
Agradeço a corda de sisal pelo fato de me aproximar dos meus colegas de sala ; pois isso gerou em mim a certeza de que a materialidade da corda e subjetividade do olhar e do corpo são justificativas para nos conhecermos e trocarmos mais. As pessoas querem interagir! Só precisamos criar espaço necessário pra isso.
Também agradeço ao grupo pelo fato de terem sido leves e animados em experimentar a corda pelos nossos corpos coletivamente, isso gerou em mim a vontade de confiar mais em desconhecidos e abrir meu coração a novas possibilidades e olhares.
P.s.: muito amor!
Aula 29/08
Agradeço a cenoura pelo fato de ser um alimento tão gostoso dependendo do seu corte pois isso gerou em mim a reflexão de que nós somos a cenoura e a vida acaba “gerando diferentes cortes”, ou seja, não importa se o momento da sua vida é bom ou ruim e sim, “qual o seu “sabor”?” Qual o seu gosto? Por causa de qual tipo de corte?
Também agradeço as ferramentas pelo fato de terem me auxiliado no corte da cenoura pois isso gerou em mim que as vezes, sem o apoio necessário, não conseguimos dar o nosso potencial todo. Logo, me pergunto quais são as minhas ferramentas na jornada de vida.
Também agradeço a cenoura pelo fato de tomar diferentes formatos a cada corte; pois isso gerou em mim a percepção de que um alimento de formato único pode se transformar no que quiser, basta querer. Assim como em outro agradecimento, faço uma reflexão sobre nossa humanidade e como somos tão diferentes sendo tão iguais.
Aula 05/09
Agradeço a corda de rami pelo fato de me mostrar quais são os limites do meu corpo e por incentivar que eu os explorasse; isso gerou em mim a noção de que limito meu corpo e que sem a corda talvez não conseguisse tanta flexibilidade, isso trouxe a pergunta: “quais são as cordas de rami da minha vida? Quais os formato dela?”. Ou seja, quais instrumentos eu posso usar para expandir meu limites?
Aula 07/09
Agradeço ao filme “Ponto de Mutação” pelo fato de demonstrar que uma nova realidade está cada vez mais próxima; porque isso gerou em mim a segurança de que nosso mundo está mudando e quero ser um agente transformador dessa mudança de consciência e paradigmas.
Aula 14/09
Agradeço ao filme “Camelos também choram” pelo fato de se aprofundar na importância da relação familiar, seja humana ou animal; isso gerou em mim a investigação apreciativa do meu núcleo familiar: projetando a minha personalidade e dos meus familiares em cada personagem do filme.
Também agradeço ao filme “Camelos também choram” pelo fato de demonstrar a simplicidade da vida daquelas pessoas pois isso reforçou em mim a certeza de que podemos ser felizes com menos se tivermos o necessário para a vida prosperar: convívio social, alimento e moradia, seja lá aonde for.
Aula 19/09
Agradeço ao repolho pelo fato de ter um desenho tão lindo na sua forma interior e exterior; isso gerou em mim a percepção de que todos temos um desenho lindo em nossos corpos também, pois assim é a natureza; trouxe também a vontade de descobrir “qual o meu desenho” e como posso deixá-lo mais harmônico!
Aula 05/10
Agradeço ao aipim pelo fato de me reaproximar ao alimento, isso gerou em mim a importância de estar em contato com a textura, o líquido, o sabor e o gosto do que consumo para me fortalecer; além disso a importância de estar em contato com as ferramentas para “desnudar” essa fonte de alimento, energia e troca com a natureza.
Aula 10/10
Agradeço a preparação da farinha pelo fato de ter estimulado um olhar e percepção mais íntima e ao mesmo tempo coletiva sobre o processo; pois isso gerou em mim a noção de que posso estar com o grupo, mas também imerso nos meus pensamentos, algo que antes não achava possível.
Conclusão
Agradeço a transcrição das gratidões pelo fato de me mostrar o quão exigente sou comigo mesmo, sempre buscando melhorar ou aprimorar quem eu sou e quem vou ser; isso gerou em mim a noção de que tenho essa necessidade de estar sempre me superando; ao longo prazo, isso tira a minha paz e faz com que eu tenha dificuldade de aceitar quem eu sou HOJE. Crio uma projeção no futuro e perco de vista as coisas que estão no meu alcance NO PRESENTE!
Agradeço a... Pelo fato de... Pois/que gerou em mim.... G2
Agradeço ao filme A Carne É Fraca pelo fato de mostrar visualmente o que a indústria da carne faz com os animais e com o nosso ecossistema pois isso gerou em mim a consciência de que como designer, ignorar partes do processo seja de um produto ou de um alimento que chega até mim, é ser hipócrita sobre os meus valores e princípios como projetista e ser humano.
Agradeço ao filme Les Balloons pelo fato de mostrar a beleza e a união ao redor de um costume tradicional e tão brasileiro isso gerou em mim a percepção de que existem diversos costumes, conhecimentos e habilidades escondidos debaixo do cimento das nossas cidades. Como trazer isso a tona? Como valorizar o produtor local, o artesão tradicional? São questões sem resposta que me estimulam a pensar e desenvolver ideias que possam me ajudar a responder essas perguntas.
Agradeço a alteração da temperatura pelo fato de mostrar que nem todo alimento precisa ser esquentado demais pois isso gerou em mim a reflexão de como eu acabo matando os nutrientes dos alimentos quando esquento no microondas da minha casa. A partir de então, vou usar a panela ou outros métodos para me alimentar, o que é um desafio pra mim. Pois o costume é de pegar a comida congelada e esquentá-la em menos de 2 minutos, ignorando todo o processo e o ritual do alimento
Agradeço a manutenção da temperatura pelo fato de preservar o alimento na temperatura da mão pois isso gerou em mim a percepção de como nos afastamos do preparo, cuidado e o que eu entendo com o o ritual da alimentação. Me aproximou mais da cozinha e do que me alimento. Não quero me tornar vegetariano e deixar que os outros cozinhem por mim.
Agradeço a festa da prova pelo fato mostrar os diferentes sabores do aprendizado pois isso gerou em mim a vontade de conhecer, aprofundar e mergulhar na culinária de uma forma mais sensitiva, afetuosa e completa. Entendi que assim como design, cozinhar é um processo de se entregar ao botar a mão na massa, aos erros e os sabores de se conhecer um pouco. Entendi que o alimento é um canal vital para nossa energia mais profunda. Foi uma delícia!
Receita da Festa Lentilha rosada germinada Tomate, cebola e pimentão vermelho e amarelo picotados Temperado no orégano + sal + azeite a gosto! Resultado Estava super inseguro de como faria essa refeição para tantas pessoas, mas quando botei a mão na massa e parei de pensar “será que vai dar certo”, percebi que era mais intuitivo do que racional. A simplificidade foi gratificante. Foi um prazer preparar e comer, achei delicioso, bem temperado e fiquei muito orgulhoso do resultado. Na insegurança, fiz muito mais do que deveria e sobrou bastante tanto na minha casa quanto na da minha namorada, logo, continuamos comendo ao longo dos dias até que acabasse! Não sobrou nada no final e reaproveitamos em outros pratos: saladas etc..
O que serviu conviver no Biochip Pra mim ,
o Biochip sempre foi algo “fora” do comum que mesmo eu melhorando a minha alimentação, era uma mudança radical demais. Contei com o apoio da Ana e seus ensinamentos para me levar além da minha zona de conforto e o que eu aprendi foi que a Ana em si é o veículo que nos transforma, porém, nós precisamos levar os aprendizados adiante. Nada adianta ter vivenciar esse processo senão for para deslocar o aprendizado de fora e trazer ele pra dentro. São os detalhes, as pequenas ações que manifestam a resistência, ao consumo desenfreado e ao olhar mais atento. Cozinhar também é inteligência emocional, é design e é gostoso! Aprendi que comer bem é bom demais para o corpo e para o paladar. Foi um imenso prazer fechar o curso de Design, que significou tanto pra mim, levando esses ensinamentos comigo para a minha mesa de jantar, pra minha família e aonde eu puder. A verdadeira mudança acontece primeiro dentro da gente.