MARIA EDUARDA GONÇALVES GOUVEIA CONCLUSÃO 2017.2
Biochip – 2017.2
Maria Eduarda Gonçalves Gouveia
Agradeço a corda viva, pelo fato de que me fez relaxar e concentrar no meu corpo, confiar na experiência que estava acontecendo e viver no momento presente, que gerou em mim tranquilidade.
Agradeço a cenoura, pelo fato de seu sabor ser delicioso e seus nutrientes bons para mim, que gerou e continua a gerar em mim, felicidade.
Agradeço a corda de rami, pelo fato de me ter mostrado novas possibilidades com o corpo e novos jeitos criativos de me expressar, que gerou em mim, uma sensação de bem estar com o meu próprio corpo, conforto com as sensações em mim, principalmente do tato, junto com a flexibilidade.
Eu agradeço a fermentação por ter me mostrado um novo jeito de digerir e entender a minha comida, além de me mostrar como pode ocorrer uma “captura selvagem”, que gerou em mim surpresa, curiosidade e satisfação, cujo sabor foi inesperado e agradável.
Eu agradeço aos sucos e pigmentos, pelo fato de terem me mostrado diferentes texturas e cores, além de novos sabores, que geraram em mim sentimentos diferentes, mesmo que eu nem sempre tenha achado agradável, contudo a experiência no geral foi bastante interessante.
Agradeço ao filme La Belle Verte, pelo fato de ter aberto minha mente de um jeito divertido e não convencional para outras possibilidades de estilos de vida e me fazer questionar algumas estruturas da sociedade atual, que gerou em mim satisfação e vontade de mudar os meus hábitos.
Eu agradeço ao girassol e ao trigo pela oportunidade de plantá-los, que me ensinou que é preciso cuidado, carinho e atenção para nutrir a vida, porém também é necessário aceitar e entender os ciclos da natureza que seguem o seu próprio ritmo. Gerou em mim grande alegria cuidar dessas plantas. Também agradeço aos diferentes verdes pelos seus sabores e pelas novas experiências.
Agradeço a cebola, alho-poró, maçã, batata, brócolis, agrião e aveia pela refeição, que misturou seus sabores criando uma experiência nova para o meu paladar que não está acostumado com os seus sabores. Cortar os ingredientes é sempre calmante e me ajuda a entrar em contato com o meu alimento antes de experimentá-lo.
Agradeço a areia, por me permitir explorar suas possibilidades de desenho, por ser macia e gentil com a minha mão ao toque, por desafiar minha imaginação e ser mais um jeito de me conectar com a mãe terra. Deixei minha mão e meu corpo livres para explorar seus desenhos e isso gerou em mim muita calma e paz de espírito.
Agradeço ao fogo e a sua fumaça por me mostrarem como até o que muitos podem considerar como destruição tem sua beleza e como é importante as vezes queimar tudo para algo novo e melhor poder florescer por baixo. A música do fogo é muito bonita e não devemos tentar controlá-la, somente aprecia-la.
Agradeço as conchas por me mostrarem suas diferentes texturas, por me contarem suas histórias livre de julgamentos. Desde pequena sempre me senti muito próxima ao mar, até tenho em casa uma pequena coleção de conchas e tocá-las durante a aula e conhecer mais conchas, foi muito bom. Admito que parte de mim quis levar todas as conchas para casa e continuar brincando e mexendo com elas, como gosto de fazer desde criança.
Para que serviu Biochip esse período?
Bem, para mim foi importante para me abrir para novas experiências e para me conectar mais com a mãe Terra. Admito que no começo eu tive mais resistência as lições que a aula tinha para me ensinar, uma vez que sempre me senti mais conectada com a água do que com a terra, porém eu sempre soube que todos os elementos estão juntos e em harmonia com a natureza. Por isso também eu escolhi fazer essa aula, para abrir minha mente para novas oportunidades e também para experimentar comidas mais saudáveis e me abrir para esse estilo de vida mais harmonioso. Acredito que vi coisas muito bonitas durante essas aulas e pretendo levar algumas dessas lições para o resto da minha vida. Foi muito interessante e eu agradeço genuinamente pela oportunidade de ter participado disso nesse momento. Essa aula foi um oásis durante momentos difíceis dessa minha reta final de faculdade e por isso sempre serei grata.
Gostaria de agradecer mais uma vez pela oportunidade de ter estado na sua aula.
Posso não ter sido a melhor aluna, mas eu gostei muito por todo o tempo que estive presente.
Eu gostaria de ter estado mais lá, inclusive, porém peguei a sua matéria junto com meu projeto final de faculdade, por falta de organização minha não pude aproveitar melhor, mas quero que você saiba que sua aula foi muito importante para mim.
Muito obrigada, Ana, por tudo!