Convivência com o Biochip - Débora Gottlieb
Faço engenharia de produção há mais de três anos e a grande maioria das matérias que eu fiz são de exatas. No meio de uma faculdade só com numero, planilha e raciocínio logico, pegar a aula de biochip iluminou o meu semestre. A aula me mostrou que minha cabeça era muito fechada, estava acostumada em pensar nas coisas obvias e não questionar nada. Uma das aulas que mais mudou a minha vida foi a que a Ana ensinou a não julgar sem conhecer antes. É muito fácil prejulgar tudo e todos, mas é muito importante as pessoas pararem para analisar as coisas, tentar entender o que está acontecendo e como funciona, para assim poder formar sua opinião sobre. Além disso, aprendi a fazer comidas deliciosas só com as mãos no meio do campus da PUC, sem utilizar forno, por exemplo, e montamos bolinhos com cores maravilhosas que eu nunca tinha visto antes. Aprendi a cortar vários legumes e percebi que gosto de muitos deles que antes achava que não gostava (tinha julgado antes sem conhecer/experimentar). Eu sempre amei cozinhar, mas aprendi que fazer a comida (só com nutrientes bons e saudáveis) com cores maravilhosas e comer depois é muito divertido.
Esse período foi muito difícil para mim, estava trabalhando no mercado financeiro (sendo muito cobrada e trabalhando muitas horas extras) e estudando muito para as matérias de engenharia, mas a matéria de biochip era o refugio dos meus problemas, pois lá eu apagava os pensamentos negativos e só me divertia. Mesmo faltando algumas aulas, eu aprendi muitas coisas que mudaram minha maneira de pensar e que eu vou levar sempre comigo. Obrigada Ana pelo carinho e a compreensão comigo e com a turma e obrigada por ensinar de uma maneira divertida e tranquila.
20/03 – Desenho de investigação com cenoura.
Eu agradeço pela aula de desenho de investigação com cenoura por ter feito eu trabalhar com comida, eu nunca teria parado para mexer com comida antes. Percebi que trabalhar com comida é muito legal e que o gosto da cenoura fica cada vez melhor de acordo com o quanto ela está esfarelada, fica mais doce.
27/03 – Desenhando com a corda de sinal em dupla.
Eu agradeço a corda de rami pelo fato de me proporcionar um momento maravilhoso com uma amiga (que eu não conhecia antes). Percebi também a capacidade que nosso corpo consegue se comunicar com outra pessoa apenas com movimentos, conseguimos achar o equilíbrio de duas pessoas apenas com a corda. Vimos que podemos ficar em uma posição muito confortável (paras as duas), sem esforço com o auxilio da corda.
03/04 – Desenhando individual com a corda de sisal.
Eu agradeço a corda de rami pelo fato de me fazer perceber que consigo achar equilíbrio em qualquer lugar. Com ela consegui fazer movimentos que jamais faria sozinha. Consegui ficar minutos “sentada” com a corda sem sentir o meu peso e fazer esforço. Além disso, com ela eu pude me conhecer melhor, conhecer meu corpo e meus movimentos.
10/04 – Desenho de investigação com fermentação
Eu agradeço a experiência com fermentação por ter me proporcionado a experiência de começar a fermentação de legumes apenas com as mãos. Agradeço também pelo trabalho em grupo e a aprender a cortar os legumes da mesma cor de maneiras diferentes. Aprendi que cortava cenoura da pior maneira, meu grupo me ensinou a cortar de uma maneira eficiente e pratica. Além disso, descobri que gosto de repolho. Isso gerou em minha a satisfação de conhecer pessoas novas e adquirir novas praticas de cortar legumes (que são mais eficientes).
12/04 – Reconhecimento dos fermentados.
Eu agradeço a segunda aula de fermentação por ter me ensinado um jeito natural de fermentar os legumes de maneira pratica e saudável. Aprendi que se o legume sair do pote significa que ele fermentou demais e acumulou álcool. Hoje aprendi a ampliar o valor nutritivo de certos alimentos e aprendi que é preciso cortar a cebola bem fina para aumentar a área de contato e ter mais gosto. Isso gerou em mim felicidade por saber que posso fazer uma comida gostosa e saudável apenas com as mãos.
17/04 - Desenho de investigação com pigmentos vivos.
Agradeço a aula de Desenho de investigação com pigmentos vivos por ter feito eu encontrar uma combinação de cores maravilhosas. Conseguir fazer um desenho com cores vivas e tudo vindo da natureza foi uma experiência muito boa.
19/04- Desenho de investigação com desidratação de sementes germinadas.
Agradeço a aula de Desenho de investigação com desidratação de sementes germinadas por me ensinar a mexer com uma das coisas mais bonitas e legais de todas: as sementes. Elas geram coisas incríveis como, por exemplo, flores e arvores. Agradeço a aula por ter proporcionado esse contato que eu nunca teria se não fosse pela a aula.
24/04 – Filme: La belle verte de Coline Serreau.
Infelizmente tive que faltar essa aula e assisti ao filme de casa, acabei vendo de novo com os meus pais de tão bom que é o filme. O filme é inspirador, mostra um planeta bem menor que a terra que os habitantes evoluíram a tal ponto que vivem em perfeita harmonia com a natureza. Às vezes os habitantes viajam para outros planetas em excursões, mas ninguém queria vir para a terra. Até que um dia uma menina se voluntariou. O filme mostra de maneira humorada vários pontos interessantes como feminismo, sustentabilidade, ecologia, pacifismo e entre outros temas. Agradeço bastante por ter me apresentado esse filme, que eu nunca teria assistido se não fosse pela aula e agora eu assisto sempre que posso e recomendo-o demais. Me fez parar para pensar que as pessoas fazem muita coisa com “costumes” que deveriam ser parados.
08/05 – Colorindo a farinha do aipim
Eu agradeço a aula de colorir farinha por aprender cortar legumes (cenoura, pimentão e coentro), por aprender a como cortar o coco seco inteirinho. Além disso, amei a experiência de ter juntado todas as cores (legumes), juntado com a farinha e feito um bolinho lindo colorido. Eu nunca teria juntado todos esses nutrientes juntos e feito um bolinho sem a aula. Além de lindo, cheio de cores, ele ficou super gostoso e saudável.
17/05 – Reconhecimento de areias.
Eu agradeço a areia pelo fato de ter me proporcionado esse tempo de analisar, conhecer, sentir a sensação que ela me proporciona, sem julgamentos. Aprendi que a pessoa julga o que ela não conhece, então posso dizer que essa aula me mostrou a importância de anular os julgamentos que a gente faz e conhecer antes. Essa experiência me trouxe um conforto e me tranquilizou.