Gratidões Pedro Lacerda Zyngier


Agradeço ao Sítio São Cosme e Damião em Corrêas pelo fato de ter me recebido tão bem, e ter fornecido a mim alimento vivo, mais fresco impossível. Isto gerou em mim um almoço tão gratificante que continuei com ele na cabeça por horas.




Agradeço à areia de Cabo Frio pelo fato de ser tão fina e maleável, que gerou em mim diversas memórias incríveis da minha infância, com meus pais neste lugar incrível. Além de me permitir fazer e desfazer meu desenho inúmeras vezes, sem marcas ou arrependimentos a medida que a criatividade vinha ou partia.

Agradeço à argila da Restinga da Marambaia pelo fato de ser tão adaptável, construtivo, fértil e berço de espécies fantásticas. Este fato, além de gerar grande alegria e um sentimento de coletividade ao montarmos as esculturas em conjunto, me proporcionou uma das fotos que mais gostei (em anexo no email - foto 2).




Agradeço ao presente que recebi, com sementes de trigo e girassol e terra composta que apesar de não ter conseguido entregar na aula, deixei plantado na minha janela e floresceu de forma linda, gerando assim grande alegria a minha família, em especial minha mãe, que cuidou da plantinha ao longo do tempo para que esta crescesse forte e saudável (foto em anexo - foto 3)




Quero agradecer a você, Ana Branco, por ter me mostrado que existe uma opção fantástica fora daquilo que o mercado nos oferece. Esse fato gerou em mim uma vontade de mudar meus hábitos em um futuro próximo. Você é uma pessoa incrível e com uma filosofia de vida surpreendente.

Muito obrigado por esse semestre.

Agradeço em especial também à monitora Luísa Studart que conseguiu se tornar uma pessoa admirável pra mim durante as aulas pela forma como valorizava todo aquele conhecimento e se divertia durante as aulas, sempre muito simpática com todos, algo que percebi durante a visita ao sítio, onde tivemos a possibilidade de conversar mais.

Esse semestre com essa matéria foi demais! Acredito que semestre que vem eu devo aparecer em algumas aulas que perdi nesse semestre para completar minha imersão neste novo mundo.

MUITO OBRIGADO, de coração.

Abraços,

Gratidão 1 → 27/03/2018

Eu agradeço à corda de rami pelo fato de sua forma que facilita a criação de formas e contornos a mim inéditos, pela sua maleabilidade e naturalidade, fatores que geraram em mim a descoberta de um mundo novo de possibilidades tanto com meu corpo quanto na relação interpessoal com a minha dupla, representando quase como um desenho a interação humana.

Gratidão 2 → 10/04/2018

  1. Eu agradeço ao processo de corte dos materiais, e à elaboração do pote pelo fato de pra mim ser novidade, que gerou em mim uma curiosidade inédita sobre como a fermentação natural age. Este processo como um todo me despertou uma vontade de não roer unhas ao não gostar do cheiro de repolho nas minhas mãos.
  2. Eu agradeço ao filme “camelos também choram” pelo fato que ele me surpreendeu de modo positivo e emocionante ao ver que camelos são animais incríveis. Este filme gerou em mim um sentimento de estupefação. Gostei especialmente do desfeixo do filme.

Gratidão 3 → 15/03/2018

Agradeço à corda de sisal pelo fato de ter me feito perceber o sentimento de união e confiança ao ponto de soltar meu peso, achando que não iria cair (de fato não caí) e isso gerou em mim um sentimento de alegria quase infanto-juvenil, me senti como uma criança descobrindo o mundo.

Gratidão 4 → 20/03/2018

Eu agradeço à cenoura pelo fato de ter me feito descobrir seus diversos sabores, por ter me proporcionado minha primeira experiência com utensílios de cozinha e pela boa conversa que ela me proporcionou.

Esta descoberta gerou em mim uma curiosidade tamanha que saí procurando por novos sabores no mesmo elemento, a cenoura.

Além disso, fiquei deveras surpreso com a variação de sabor que pode passar de algo que não gostei para algo doce, que ficou com uma sensação incrível na minha boca.

Gratidão 5 → 19/04/2018

Eu agradeço ao trigo, pelo fato de ter me proporcionado uma experiência de relaxamento com o espremedor, ao mesmo tempo uma experiência revigorante com o moedor. Essa experiência, junto com a possibilidade de amassar a massa de trigo de forma artesanal geraram em mim um sentimento de questionamento e curiosidade para o resultado do nosso pão. (eu amo pão).

Gratidão 6 → 15/05/2018

Eu agradeço aos ingredientes batata, maçã, agrião, pimentão vermelho e todos os outros pelo fato de comporem um delicioso risoto, que gerou em mim um sentimento de emoção e uma degustação de uma comida boa como há muito tempo não comia.

Gratidão 7 → 17/05/2018

Eu agradeço à areia de Cabo Frio pelo tão fina e maleável, que gerou em mim diversas memórias incríveis da minha infância, com meus pais neste lugar incrível. Além de me permitir fazer e desfazer meu desenho inúmeras vezes, sem marcas ou arrependimentos a medida que a criatividade vinha ou partia.