Gratidões de Fernanda Cubel Garcia
Aula 16/08 - Desenhando com cordas de sisal em grupo
Eu agradeço a corda de sisal pelo fato dela me mostrar a força do trabalho em equipe, mesmo entre pessoas que estão apenas começando a se conhecer. A corda representou para mim a organização social: quanto mais pessoas dentro dela, mais forte ela se tornava. Isto gerou em mim uma maior confiança nos meus colegas, e a percepção do quão poderosa é a união. Juntos somos mais fortes.
Aula 21/08 - Desenhando com cordas de sisal em 4 grupos
Eu agradeço a corda de sisal pelo fato dela ter me mostrado hoje que, quando em um grupo menor de pessoas, nós conseguimos nos unir de forma mais íntima, e nos “soltar” mais. Já confiávamos mais um nos outros e na força da corda. Pude então conhecer posições em que nunca imaginaria ficar e, assim, ver a vida sob um novo olhar. Essa experiência gerou em mim uma alegria genuína e uma sensação de liberdade nunca sentida por mim hoje. Além disso, fiquei emocionada ao perceber como a lembrança da corda realmente impacta os nossos corpos e as nossas percepções, porque mesmo quando caminhamos de volta para a tenda sem ela, eu continuei a sentindo.
Aula 23/08 - Desenho de investigação com cenoura
Eu agradeço à cenoura pelo fato de me mostrar que a forma como a cortamos pode gerar diferentes “formatos e sabores”, o gerou em mim a percepção de que a vida e as pessoas também são cenouras: dependendo da forma que olhamos para o outro e para o mundo ao seu redor, ele também muda, tem um novo sabor, e nos proporciona uma experiência diferente.
Aula 28/08 - Filme: Ponto de Mutação - B. Capra
Eu agradeço ao filme Ponto de Mutação pelo fato de me mostrar uma compreensão diferente dos paradigmas do futuro, através de diálogos muito ricos, pelo fato dele ter agido sobre mim como uma grande chacoalhada. Muitos assuntos importantes foram discutidos ali, como destruição do meio ambiente e política, e essas discussões me mostraram como nossas ações são prejudiciais para o mundo. Tudo isso gerou em mim uma forte vontade de mudar, desenhar um novo futuro para mim e para o mundo.
Aula 30/08 - Desenhando com cordas de sisal em duplas + Aula 04/09 - Desenho individual com corda de sisal
Eu agradeço a corda de sisal pelo fato de ter me proporcionado a percepção de que havia limites que eu desconhecia em mim. A partir dela, eu descobri novas possibilidades de conexão entre partes do meu corpo e entre o meu corpo e o outro. Esta experiência gerou em mim uma paz interior por eu estar expandindo a minha percepção, e me deu força para começar a buscar o novo e descobrir os meus limites. A corda me conectou como ser de novo.
04/09
AGRADEÇO à rebeldia, à poder sair do básico e voltar mais forte p/ele. Atitudes nos fazem mudar e a mudança é sempre bem vinda quando você se sente bem.
Aula 06/09 - Filme: Camelos também choram - Byambasuren Davaa e Luigi Falorni
Eu agradeço ao filme Camelos também choram pelo fato de ter intensificado a minha percepção sobre a sensibilidade dos animais e expandido o meu conhecimento sobre a cultura dos nômades. A forma como nós humanos saqueamos nossa terra e os seus recursos me impactou muito, e me mostrou o quão importante é preservarmos nosso planeta para as gerações futuras. Outro ponto que me emocionou foi conhecer mais sobre o estilo de vida dos nômades e sua conexão com os camelos através da música, para aproximar uma mãe de um filho. Esse é um retrato de uma sensibilidade que muitos de nós ocidentais deixamos ser engolida por bens materiais. No geral, o filme gerou em mim uma nova percepção sobre o que realmente é importante nessa vida: simplicidade e felicidade.
Aula 11/09 - Desenho de investigação com fermentação + Aula 13/09 - Reconhecimento dos fermentados
Eu agradeço a fermentação do repolho pelo fato de ter me feito conhecer formas inusitadas de misturar as cores. Isto gerou em mim uma curiosidade pela descoberta. Levar o repolho e a cenoura para casa e esperar pela fermentação me mostrou o quão ansiosa eu posso ser à espera de um resultado, e o processo de reconhecimento dos fermentados foi incrível e totalmente novo para mim. Provar o repolho foi, então, um desfecho para toda essa experiência que eu tive pela primeira vez.
Aula 18/09 – Desenho de investigação com pigmentos vivos
Eu agradeço aos pigmentos vivos pelo fato deles me mostrarem como são vivos de fato: através dos “desenhos”, nos revelam memórias, nos levam para novos lugares e nos proporcionam diferentes sensações. Ver a vida desses pigmentos, representadas por cores tão vibrantes, gerou em mim energia, energia esta que foi ainda mais intensificada quando ingerimos os “sucos”. Eu passei a ser, também, uma cor vibrante.
Aula 20/09 - Desenho de investigação com desidratação de sementes germinadas
Eu agradeço a semente germinada pelo fato de me mostrar como uma mesma coisa pode se transformar em tantas outras, inclusive desenho. Isso me fez perceber que nós mesmos podemos nos transformar em diferentes nós, dependendo da forma como somos “germinados” pela sociedade. Essa experiência gerou em mim um novo olhar, e a vontade de começar a germinar os alimentos que eu ingiro, para trazer toda essa força para o meu corpo.
Aula 02/10 - Desenho de investigação com desidratação de raízes + Aula 04/10 - Colorindo a farinha do aipim
Eu agradeço ao aipim e sua farinha pelo fato de terem me proporcionado novas descobertas. Pegar o aipim recém tirado da terra, escová-lo, ralá-lo e fazer sua farinha foi uma experiência que eu nunca tinha tido antes. Depois da farinha pronta, ver o vermelho intenso do pimentão, o verde do coentro (entre outras cores) se mesclando foi muito bonito, e me mostrou que a vida é mais colorida se temos pessoas a quem somar. Toda essa experiência gerou em mim uma sensação de que desfrutar ao mesmo tempo de diversos alimentos, apesar de simples, é um momento que as pessoas desperdiçam, e que poderia ser mais valorizado na rotina familiar.
Aula 25/10 - Filme: La Belle Verte - Coline Serreau
Eu agradeço ao filme La Belle Verte pelo fato de me mostrar como é um mundo onde tudo funcionaria da forma como deveria ser. Ver a ótica de uma estrangeira sobre o meu mundo, apontando tudo o que estava errado, foi muito impactante. Isso gerou em mim um certo desconforto pela crítica, mas ao mesmo tempo uma esperança por ela mostrar que ainda temos chances de transformar o mundo em um lugar melhor, basta começarmos a ver a Terra como nossa amiga.
Aula 27/10 – Reconhecimento Areias
Eu agradeço a areia pelo fato de ter me feito parar por um determinado momento e refletir sobre tudo o que estava acontecendo na minha vida. A leveza da areia provocou em mim a sensação de que minha mente estava sendo levada para outros lugares pelos movimentos dela, o que ficou representado no desenho final. Isso gerou em mim uma grande paz interior, e me fez perceber como esses momentos de reflexão são importantes no dia-a-dia, cada vez mais corridos.
Desenho de investigação com clorofila
Eu agradeço a clorofila pelo fato dela ter me ensinado a enxergar novas formas de vida, que gerou em mim contemplação. Foi uma experiência muito gratificante ver toda a evolução e crescimento da minha planta. Há uma harmonia que une aquelas minis “raízes” com a natureza, e é surpreende como elas podem gerar estímulos e “frutos”. Com essa experiência, apreciei de perto a beleza dos ciclos.
Desenho de investigação com alteração de temperatura
Eu agradeço a essa aula pelo fato de ter me mostrado uma forma diferente de alterar a temperatura dos alimentos, que gerou em mim curiosidade para introduzir as técnicas aprendidas na minha alimentação diária. O preparo de comidas na aula é sempre muito agradável, principalmente pela interação com os colegas e por ter toda aquela energia positiva passada para os alimentos pelas mãos.
Reconhecendo a terra no processo de compostagem
Eu agradeço à terra pelo fato de ter me feito entender o real sentido de “continuidade”, que gerou em mim uma paz interior que não sei explicar precisamente. Muitas vezes colocamos a eternidade em um patamar de pensamento idealizado ou inalcançável, e nos esquecemos como a vida se renova na natureza. Para mim, as minhocas foram um exemplo da perpetuação da vida. Eu me emocionei. Nunca pensei que poderia voltar para onde vim. Nessa aula, voltei.
Reconhecendo argila
Eu agradeço a argila pelo fato de ter me feito me reconectar com o passado e o presente, sensação que gerou um mim um estímulo pela descoberta interior. Eu revivi a emoção de uma criança que brinca de argila e, dessa forma, pude me aproximar mais do meu eu. Colocar as mãos na argila foi um ato de conexão, e me emocionou muito.
Reconhecendo conchas
Eu agradeço às conchas por terem, assim como a argila, me reconectado com o meu interior, que gerou em mim felicidade. Quando criança, eu colecionava conchas pelas praias que passava, e tentava ouvir o barulho do mar através delas. Ouvir o som que elas fazem quando colidem na sala me levou de volta para esses momentos de infância, quando eu tentava escutar as conchas. O mistério do oceano sempre me atraiu, então ter contato com as conchas e observar os seus diferentes formatos foi muito enriquecedor.
Balão
Eu agradeço ao balão pelo fato de ter me ensinado a importância da concentração para se conquistar algo, que gerou em mim calma e foco. Eu sou uma pessoa muito ansiosa, e essa atividade me ensinou a saber esperar e apreciar o processo, e não ser tão afoita para ver logo o resultado. Os balões são vivos, coloridos, e se combinam com o horizonte para nos dar mais uma bela paisagem.
Fogo + Bibliografia
Eu agradeço ao fogo pelo fato de ter me mostrado a natureza sob um novo aspecto, de elemento, que gerou em mim admiração. Tentar ver através das chamas é um ato de reflexão, e o calor do fogo “abraça”.
Descrição e resultado da comidinha:
Infelizmente, não pude participar da festa, porque foi no dia do aniversário de 80 anos da minha avó, que mora em Minas Gerais. Mas em casa eu tive a experiência de preparar uma comidinha. Fiz para a minha família uma salada de grão de bico germinado, com tomate picado em cubinhos, pimentão vermelho, cebolinha e orégano fresco, limão, azeite virgem e um pouco de sal marinho. Todo o preparo foi muito gratificante, principalmente por estar ao lado da minha família – principalmente meus pais, que me ajudaram no preparo da salada. Tivemos um ótimo almoço, um momento de muita confraternização.
Para que serviu conviver com o Biochip?
Todas as experiências que tive durante a convivência com o Biochip foram muito enriquecedoras. Conhecer mais sobre a alimentação viva mudou a minha relação com a comida, e me fez perceber como ser saudável é de dentro para fora. Em muitos momentos que a vida apertava durante este semestre, a aula foi o meu refúgio, onde eu esquecia os problemas e me concentrava na experiência ali proposta. Vivi novas sensações - como ao brincar com as conchas, conheci novos movimentos - como na corda de sisal, e me diverti muito com o grupo todo. Conviver com o Biochip me mostrou que ainda tenho muito o que aprender.