Gratidões de João Fujioka


Agradeço ao fato da Ana, me ensinar a beber um sol maravilhoso , me gerou alegria, risadas e liberdade.

Agradeço ao fato de perceber a importância do outro na busca terrena, e a capacidade intelectual da matéria. Isso me gerou reconhecimento.

Agradeço ao fato da teia ter me estimulado a confiança e a perceber que com o contato do outro, novas perspectivas surgem, o olhar do outro e primordial. A teia me gerou confiança e calma.

Agradeço ao fato de perceber que a ambigüidade da cenoura, que seu lado mais ``feio`` possui mais nutrientes, isso me gerou menos julgamento.

Agradeço ao fato de existir com as mãos, elas me geram entretenimento e entendimento do mundo, eu amo elas.

Agradeço ao fato de aprender que podemos fermentar alimentos para problemas digestivos. Isso me gerou vontade de saber muito mais sobre alimentos.

Agradeço ao fato de ter experienciado alimentação com comida fermentada, nunca tinha tido uma digestão tão tranqüila e criativa, isso me gerou vontade de criar.

Agradeço ao fato de descobrir que os objetos me olham , me compreendem. E ao fato do filme me explicar cientificamente nossas ligações com o meu. Isso gerou compreender que o sol se transmite através de ondas também.

Beterraba

Agradeço a beterraba por me mostrar que o roxo avermelhado, e tão interessante quanto o roxo azulado(minha cor predileta. Isso me gerou vontade de pintar.

Senti a areia muita perdida , para equilibra-la sentia a necessidade de trazer: rigor , forma razão a ela , obrigado Dona Areia.

09/10

agradeço ao fato de aprender que o equilíbrio é primordial na natureza, com isso não precisamos esquentar a 80 graus os alimentos para apreciá los. A mão é a medida, todas as respostas estão conosco, só falta se lembrar.

16/10

plantar o trigo foi incrível, a velocidade com que o crescimento se deu foi revigorante, me fez perceber como a vida e a qualidade das nossas bases( terra) podem crescer muito rápido , com carinho e atenção, agradeço ao fato do trigo ter me gerado confiança nas mudanças rápidas e ineditas do cotidiano.Além disso beber o que foi plantado , foi muito desintoxicante, o gosto amargo para mim é ótimo pois é sinônimo de cura.

18/10

reconhecer a terra foi muito importante para mim, pois eu tinha um certo receio de minhocas devido a sua plasticidade. Entender que ela é como a gente , e que elas vivem dentro da gente me lembrou da onde eu vim e vou. A vida é um ciclo. As minhocas me geraram menos medo da morte.

25/10

reconhecer as conchas , me instigou sobre a sutileza delas. aparentemente são objetos simples, mas que se colocados numa parte específica do nosso corpo(orelha) elas podem revelar sua infinitude e multiplicidade de valores e sentidos. Elas são discretas e profundas, me geraram amor.

30/10

a alimentação , almoço, com frutas , gerou em mim diversão, desenhar com algo tão saboroso e natural, foi incrível, agradeço ao fato do amendoim me mostrar ser um alimento tão nutritivo e fácil de se fazer.

01/11

a argila do manguezal tem propriedades plásticas que me fizeram ter vontade de fazer cerâmica. É um material com personalidade, que ao grudar na sua mão no manuseio, mostra que está sempre atenta e fiel. Ela me dá uma fé, na ideia de progresso contínuo, pois sua ancestralidade carrega um conhecimento que só pode ser adquirido com o tempo.

06/11

agradeço ao fato da Ana mais uma vez, nos mostrar seu imenso ar- cabouco de ideias e informações, não compartilhadas pela mídia, é realmente acalentador ter a oportunidade de usufruir de conhecimentos esquecidos pela maior parte da sociedade.

08/11

o filme dos balões desconstruiu a ideia que me foi imposta de que eles são nocivos ao meio. Além disso foi uma descoberta saber que o Brasil tem nomes mundiais no meio. Me gerou vontade de desenhar para o céu , pela sua imensidão poética.

22/11

a festa da prova foi muito importante para mais uma vez por em prática todos os conhecimentos adquiridos no semestre. Pois é na prática que aprendemos de verdade e avaliamos nosso aprendizado. Ver as pessoas provarem o que fiz, foi gratificante e inspirador. Agradeço ao fato da ana ter aberto minha mente para uma alimentação que além de única, é pouco conhecida. Isso me gerou vontade de compartilhar meu conhecimento adquiridos para melhorar a existência de meus amigos, familiares.