Gratidões de Lorena Meneghini Mantuano
CURSO BIOCHIP
Tive muitas surpresas em minha vida e uma delas foi essa aula, eu agradeço a todos os colegas de turma desse semestre e especialmente a Professora Ana, por nos proporcionar essa matéria e dividir com a gente tanto conhecimento, única palavra que consigo descrever é gratidão. As aulas me fizeram refletir mais sobre os alimentos, e buscar me alimentar bem, pois é muito importante, gera qualidade de vida. Os alimentos são muito mais que comida, eles fazem parte de todo um processo nosso, do nosso corpo, e que existem diversas formas e possibilidades em diversos alimentos que acabamos não utilizando, e muitas vezes são as melhores partes deles. Gerou em mim um processo de mudança muito grande, uma vontade de mudar e explorar mais. O biochip me fez perceber uma nova possibilidade e variedade de formas de me alimentar que eu nunca havia sonhado e pensado, muito Obrigada!
16/08
Eu agradeço a corda de sisal por ter proporcionado a união das pessoas, que gerou em mim confiança e pertencimento ao grupo.
21/08
Eu agradeço a corda de sisal pelo fato de me fazer ter que acreditar e ter que confiar em outras pessoas que gerou em mim sensação de pertencimento e me fez perceber que todos dependeram uns dos outros.
23/08
Eu agradeço as cenouras pelo fato de me mostrar diferentes possibilidades q ue gerou em mim curiosidade e me permitiu explorar essas diferentes formas e sabores vindos de um mesmo alimento, achei fascinante trabalhar com elas.
28/08
Eu agradeço ao filme Ponto de Mutação pelo fato de ter personagens com opiniões tão diferentes, mas abertas a novas ideias, dialogando e discutindo entre si e ampliando seus campos de visão que gerou em mim a vontade de conhecer coisas novas.
30/08
Eu agradeço ao exercício da corda pelo fato de me fazer confiar em outra pessoa que gerou em mim sensação de pertencimento.
04/09
Eu agradeço a corda de rani pelo fato de possibilitar explorar movimentos que não seriam possíveis sem ela, que gerou em mim conhecimentos sobre meu próprio espaço, seus limites e possibilidades.
06/09
Eu agradeço ao filme por ser fascinante o vislumbre da cultura nômade, seu estilo de vida estritamente simples e desprendido, a integração e adaptação ao meio em que vivem, com a religiosidade misturada ao respeito à natureza, e é curiosa a discordância entre os mais velhos e os mais novos.
11/09
Eu agradeço ao repolho pelo fato de ter duas cores tão distintas e intensas, e a sua massinha que gerou em mim a vontade de explorar suas possibilidades e ver que diferentes alimentos de diferentes texturas podem se transformar dessa forma. E agradeço a cenoura, por essa cor tão intensa e pode trabalhar nela diversas formas. O trabalho de hoje foi muito legal e terapêutico
13/09
Eu agradeço a fermentação pelo fato de transformar os alimentos, que gerou em mim curiosidade nesse processo e na capacidade de transformação dos alimentos.
18/09
Eu agradeço a cenoura, maça, tomate, cebola, repolho branco e roxo, a soja, o aipo e o tempo, e as bactérias responsáveis pelo fato de juntas formarem um arco-íris sem o uso qualquer química que gerou em mim a descoberta de que alimentos possuem cores e formas diferentes e as mesmas podem mudar e colorir de forma natural.
20/09
Eu agradeço ao pilão e o moedor pelo fato de conectar o alimento e a maneira como o corpo se move, gerou em mim a observação que o movimento do nosso corpo faz parte do movimento do pilão.
25/09
Eu agradeço ao filme La Belle Verte pelo fato de mostrar que é possível viver em harmonia com a natureza que gerou em a vontade de me harmonizar com a mesmo e mudar pequenas ações que fazem a diferença.
27/09
Eu agradeço a areia pelo fato de ser tão fina e macia que gerou em mim a sensação de que não era apenas eu que tocava a areia, mas que ela também estava me tocando, gostei bastante.
Colorindo a farinha do aipim
Agradeço a farinha de aipim, Pelo fato de poder unir os alimentos para fazer um bom bolinho, e isso gerou em mim muita felicidade de aprender a cozinhar com outras pessoas e de partilhar esse momento, foi muito especial e gratificante.
Filme: Futuro Roubado
Agradeço ao filme pelo fato de mostrar produtos químicos como perigosos, causando cada vez mais doenças para a gente, e gerou em mim um aviso para prestar atenção ao nosso estilo de vida e a qualidade dos produtos que eu como, me fez enxergar os alimentos com outra visão, foi muito gratificante.
Reconhecendo a terra no processo de compostagem
Eu agradeço à composteira pelo fato de incubar e proteger, de desenvolver em um mês, dois e adiante, e isso gerou em mim uma reflexão, pois todos os processos, vivem se desenvolvem e morrem, é um ciclo.
Desenho de investigação com manutenção de temperatura
Agradeço ao calor, por transformar forma, sabores e texturas e gerou em mim felicidade, Nesse momento foi possível sentir como podemos preparar nosso alimento com uma temperatura que respeite nossa temperatura corporal, e também por me proporcionar sabores tão intensos, saborosos e coloridos. Através dessa aula, puder compreender a alimentação viva mais afundo e entender que também é possível preparar alimentos tão gostosos e parecidos com os cozidos, sendo estes, muito mais vivos, saudáveis e nutritivos.
Reconhecendo Conchas
Agradeço às conchas pelo fato de serem antigas e possuírem tamanhos diferentes, cores e formas também e o que gerou em mim foi uma felicidade, pois me lembrou muito a minha infância, brincando com as conchas e também de pensar nas conchas como uma diversidade, na terra possuímos muito, uma diversidade de pessoas, culturas etc.
Desenho de investigação com Frutas
Eu agradeço aos desenhos com as frutas por ter gerado em mim um processo terapêutico, foi muito relaxante essa aula, e é bom às vezes ter o tempo que eu sinto que preciso com as outras coisas.
Apresentação da sala de aula entre as árvores e bibliografia
Eu agradeço a essa aula pelo fato de me dar informação que eu desconhecia, Eu agradeço à Ana pelo fato de ter compartilhado com a gente todo o seu conhecimento em forma de livros, o que gerou em mim curiosidade e vontade de lê-los.
Filme: Les Baloons
Agradeço ao filme Les Ballons por me mostrar uma realidade que não conhecia antes, pois nunca havia conhecido um baloeiro, foi novo para mim e não sabia quão bonita podia ser a paixão que eles têm pelos balões. E gerou em mim a vontade de entender melhor e reconhecer que essa tradição merece seu reconhecimento.