Gratidões de Carolina de Moraes
Aula 1
Eu agradeço a corda de sisal pelo fato de ter me proporcionado um momento de reflexão e de união. A experiência foi única e muito individual, apesar de ser em grupo. Me permitiu sentir segurança mesmo ao lado de pessoas que eu ainda não conhecia. Agradeço a corda por ter feito com que eu me sentisse conectada às outras pessoas que fizeram parte da "estrela" formada. Gerou em mim uma sensação de confiança, de harmonia. Eu pude me sentir segura e estava tranquila pois confiava nas pessoas que estavam fazendo atividade comigo.
19/03/2019
Eu agradeço a corda de sisal pelo fato de me permitir conhecer novas coisas e movimentos. Isso gerou em mim bastante conhecimento e segurança. A atividade com a corda de sisal me deu uma sensação de confiança e harmonia, principalmente. Eu pude sentir que todos estavam no mesmo ritmo, em perfeita sintonia. Com a experiência em grupos, percebi que a natureza sempre vai buscar se adaptar às situações. Além disso, enxerguei que todos tinham uma responsabilidade com outro; a responsabilidade de gerar confiança e de não deixar o outro ficar em outra sintonia. A palavra que pode definir a atividade é equilíbrio, e esse equilíbrio só foi possível de acontecer em conjunto.
21/03/2019
Eu agradeço à cenoura pelo fato de me permitir ver as coisas sob uma perspectiva diferente e por me mostrar que as possibilidades vão muito além daquilo que podemos ver. Com a experiência, eu tive oportunidade de experimentar diversas formas e sensações. Quando terminei, vi o resultado de outras pessoas da turma e percebi que há um leque de opções que vai muito além daquilo que eu pensava. Isso tudo gerou em uma sensação de conhecimento e aprendizado; senti que comecei a atividade vendo apenas algumas possibilidades e no final enxerguei que é tudo muito além do que eu imaginava, pois as possibilidades são infinitas. Além disso, fui capaz de perceber que os menores pedaços de cenoura são os mais doces, mesmo que não sejam os mais bonitos (esteticamente falando). Foi uma grande produção de conhecimento.
02/04/2019
Eu hoje agradeço a todos os ingredientes que foram usados na bebida pelo fato de me proporcionarem a experiência de encontrar novos gostos e sabores. Pude adquirir conhecimento e aprendizado a partir disso, pois antes eu tinha uma visão diferente das bebidas que eram feitas com esses ingredientes. Pensava que não poderiam ser tão bons ou que seriam sem gosto. Entretanto, quando provei nessa aula, senti uma coisa muito boa. Era como estar "engolindo a natureza" para depois florescer por dentro. O gosto é mais doce do que eu esperava. Foi muito importante para mim, porque pode mudar minha cabeça em relação a algumas coisas e vi que precisamos estar sempre abertos a tudo nesta vida, sem nos colocar limitações.
04/04/2019
Eu agradeço ao filme "Camelos Também Choram" pelo fato de me fazer refletir a respeito da sensibilidade dos animais, e expandido o meu conhecimento sobre a cultura nômade. O filme mostra a forma como os humanos apoderam-se com violência da própria terra e de seus recursos, e isso me mostrou como é importante preservarmos nosso planeta para as gerações que estão por vir. O filme me gerou uma nova ideia sobre o que realmente é importante na vida: simplicidade e felicidade, independente de quem sejamos. Além disso, agradeço ao filme por me fazer enxergar como nós dependemos uns dos outros para (sobre)vivermos em harmonia.
11/04/2019
Agradeço a experiência com abóbora, o repolho roxo, a beterraba e o inhame pelo fato de me proporcionarem uma explosão de sabores e gostos diferentes. Pude experimentar o novo, o desconhecido, consegui sentir as "individualidades" de cada um dos ingredientes. Com a aula de hoje, vi que ainda temos muito que conhecer sobre a vida e a natureza, pois sempre existem mais possibilidades do que pensamos. Foi possível misturar as coisas e ver o sabor de todas misturadas, fazendo diferentes combinações. No final, experimentando de tudo, percebi que existem mil possibilidades que sempre estarão se reinventando e sendo recriadas. Todas as misturas tiveram suas individualidades e sabores únicos, e as possibilidades são realmente infinitas. E ainda há um universo de coisas para serem experimentadas. A natureza estará sempre nos proporcionando novas experiências sensoriais.
16/04/2019
Eu hoje agradeço a experiência com o moedor porque me proporcionou conhecimento e me gerou bastante curiosidade. Nós utilizamos as ferramentas para moer o amendoim e aveia em grão (germinados). Me surpreendi com cheiro que senti quando fomos usando o moedor, pois não imaginava que iria exalar um odor tão bom e tão doce. Isso me gerou curiosidade, pois na aula de hoje começamos uma experiência que vamos acompanhar e ver o resultado nas aulas seguintes. Fiquei ansiosa para vivenciar o que vai acontecer com a matéria que criamos e produzimos.
07/05/2019
Agradeço a experiência sensorial de hoje com areia por me permitir algo que vai muito além de tocar: sentir. Eu pude sentir a energia da areia, reconhecer os grãos e ser grata pela natureza. Permiti que a areia passasse por todos os cantos e todas as partes da minha mão: do dorso até a palma. Isso me proporcionou uma energia e uma leveza: nos minutos em que eu realizava atividade, não pensei em nada além daquela experiência, que era única e não se repetiria da mesma forma nunca mais.
16/06/2019
A experiência com os restos de suco e de folhas secas me fez refletir e perceber que o corpo sempre se transforma: quando ele acha que morreu, na verdade está começando uma nova fase da vida. Ele vira outro; tudo se transforma. Forma-se o ecossistema, tudo vai virando vida. Os bichinhos que surgem ali passam por vários estágios: eles crescem ali dentro, se transformam, é uma evolução. Eles se alimentam e viram outros bichos. Estão dentro da banana, laranja, melancia (tudo que comemos). A vida é uma só, e todos nós vamos nos transformar. Uma coisa vira a outra e assim segue. A vida é assim. Colocar a mão ali fez com que eu sentisse que somos parte daquilo e que vivemos aquilo. Me mostrou como é feita a terra e como os restos de alimento podem ser tornar vivos e úteis.
Filme "Ponto de Mutação":
Agradeço ao filme “Ponto de Mutação” pelo fato de me mostrar a possibilidade de uma realidade diferente da nossa. Isto gerou em mim a perspectiva da mudança, a ideia de que podemos sempre explorar e nos tornarmos algo diferente. Eu agradeço ao filme por me fazer pensar e refletir sobre tantos assuntos em tão pouco tempo. O filme aborda questões como meio ambiente, crises políticas e preconceito, e aos poucos vai mostrando como isso tudo está ligado de alguma forma. Perceber que temos uma forte relação com o meio ambiente me fez compreender aos poucos que tudo que fazemos com a mãe natureza e todas atitudes que tomamos perante à ela irão nos afetar, pois se trata de uma "teia", uma troca; tudo está conectado.
Filme "La Belle Verte":
Agradeço ao filme "La Belle Verte" por mostrar que a forma que vivemos, nossos hábitos e a maneira que nos comunicamos está totalmente ultrapassada e incoerente com os avanços de conhecimento que temos hoje. Eu agradeço ao filme também por me fazer pensar que é possível sim vivermos em harmonia com a natureza; ao mostrar essa possibilidade, o filme me gerou esperança e crença de que a sociedade pode fazer muito mais do que faz hoje pelo bem da natureza.
23/05/2019
Eu agradeço a sopa de aveia germinada, agrião, azeite e a sopa de maçã, batata e pimentão pela oportunidade de uma experiência que me trouxesse memórias e me deixasse refletir sobre a harmonia dos alimentos e daquilo que colhemos. Me permitiu a experimentação, e a combinação da maçã com a batata geraram uma desconstrução de uma memória do passado, além de criar uma nova memória em mim a partir do dia de hoje.
30/05/2019
Eu agradeço ao creme de manga, abacate e goiaba e às frutas utilizadas na aula de hoje (uva e tangerina) por proporcionarem uma explosão de sabores dentro de mim. A aula de hoje foi muito além do paladar, da boca: me fez sentir a natureza viva dentro de mim. Foi a aula mais bonita do semestre, a mais colorida e a que mais me encantou. Me mostrou como temos tantas possibilidades dentro de nós. Fizemos desenhos diferentes para formar uma mandala e o resultado foi encantador. Por mais que fizéssemos vários desenhos, os resultados eram sempre diferentes um do outro, e mesmo se tentássemos repetir o nosso próprio desenho ele não sairia igual. Foi uma aula muito doce e que me proporcionou aprendizado.
04/06/2019
Eu agradeço a essa aula pelo fato de me mostrar que existem mais alimentos ao nosso redor do que imaginamos, e muitos daqueles que acabamos deixando de lado ou descartando na verdade poderiam nos nutrir e fazer parte da nossa dieta. Isso me gerou uma grande vontade de explorar os diferentes tipos de alimentos que a natureza nos oferece.
11/06/2019
Eu agradeço às conchas por terem diferentes formas, cores, texturas e tamanhos, pois isso gerou em minha sensação de que somos todos diferentes, assim como a natureza. Olhando os diferentes tipos de conchas, pude perceber que elas viviam em harmonia no mar, ou seja, em equilíbrio, apesar das diferenças. Isso reflete algo que desejamos para nossas vidas e para o meio ambiente: viver em equilíbrio apesar das diferenças que existem entre todos os seres (vivos e não vivos) na natureza. Tive uma sensação de paz e tranquilidade ao me conectar com as conchas, pois vi que por um momento fui parte delas (e elas uma parte de mim). A troca de energia que aconteceu através do toque/tato me permitiu experimentar parte daquele ecossistema.
Eu agradeço às aulas de Biochip simplesmente por abrirem meus olhos para o mundo e para natureza que há em volta de nós. Muitas vezes ignoramos essa natureza ou parte dela, sem saber que a todo momento estamos participando dela e nos transformando conforme ela se transforma. Ao longo do período eu pratiquei o exercício de me abrir para as oportunidades da vida que não conhecia ou que já tinha negado anteriormente. Percebi que o mundo é muito mais do que aquilo que vemos e do que aquilo que nos é apresentado; para conhecermos de fato o que nos cerca, precisamos explorar e não ter medo do que vamos conhecer, aprender e encontrar. É uma sensação incrível poder estar sendo parte da natureza e sentir que caminhamos todos juntos, lado a lado. A aula de Biochip me ensinou que a alimentação é muito mais do que simplesmente se nutrir. Alimentação é amor, é carinho, é solidariedade com o outro, é confraternização, é compartilhar (mesmo), é sorrir, é se entregar pro outro e perceber como tem muito mais na vida além do nosso próprio umbigo. Sem dúvidas foi uma aula incrível e necessária dentro da PUC, pra mim foi como um "respiro" em meio ao caos. Todo universitário - de qualquer curso - deveria conhecer essa aula e passar por esse aprendizado incrível.