Gratidões de Maria Eduarda Bertino Rangel
Aula 1: DESENHANDO COM CORDAS DE SISAL EM GRUPO
Agradeço às cordas e aos colegas envolvidos na atividade por me proporcionarem uma sensação de confiança e pertencimento. A corda me ajudou a entender a conexão entre todos nós e os colegas me ensinaram a importância da força oponente à nossa própria. Foi muito interessante experimentar todas as posições que experimentamos ali e nos posicionarmos em ângulos que nunca antes tínhamos experienciado. Foi também uma grande sensação de liberdade, apesar de estarmos amarrados uns aos outros.
Aula 2: DESENHANDO COM CORDAS DE SISAL EM 4 GRUPOS
Agradeço à corda por ter me ensinado ainda mais sobre confiança... Com ela, nos colocamos em diversas posições e nos divertimos com nossos colegas que nos deram todo o apoio. Foi muito bonito e reflexivo.
Aula 3: DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM CENOURA
Agradeço à cenoura e às formas como aprendi a mexer nelas... É sempre muito especial entender como os alimentos funcionam porque eles dão vida à nossa vida. Principalmente os alimentos considerados “vivos”. É um alimento que vemos com frequência, mas que não entendemos a importância que tem para o nosso organismo, como tantos outros... Agradeço muito por finalmente poder entrar em contato com esses ensinamentos.
Aula 4: Filme: PONTO DE MUTAÇÃO, B. CAPRA
Agradeço ao filme “O Ponto de Mutação” por me mostrar novos conhecimentos. Assistindo ele, pensei no mundo contemporâneo – apesar do livro original ter sido escrito no início dos anos 1980. Refleti sobre nossas conexões e o que elas significam e como isso mudou ao longo dos anos porque, apesar de ter surgido há muitos anos, ainda é um tema atual e recorrente, além de importante para se refletir.
Aula 5: DESENHANDO COM CORDAS DE SISAL EM DUPLAS
Agradeço à corda por complementar ainda mais o que já pensava sobre a confiança que ela me ajudou a enxergar. Na primeira parte da aula, em que nos reunimos em duplas, experimentei até jogar os braços para cima com a dupla que estava comigo e, mesmo antes disso, tivemos que descobrir juntas qual seria a melhor posição da corda e como amarrá-la para que nenhuma de nós acabasse apertada ou caindo. Descobrimos ali o equilíbrio no outro. Na segunda parte, em que tivemos que nos balancear com nosso próprio corpo utilizando a corda, também foi um momento de descobertas intrigantes sobre como adequar a corda de modo que caiba em nosso corpo e possamos nos relacionar com ela em um balanço. Ao final, ainda fiquei imensamente feliz em dar o valor devido aos meus pés que, apesar de intelectualmente saber que eles sustentam o corpo, compreendi na prática o que isso significa. Tudo o que está ao nosso redor nos complementa, só depende da forma como usamos ou nos adequamos às circunstâncias...
Aula 7: Filme: CAMELOS TAMBEM CHORAM, Byambasuren Davaa e Luigi Falorni
Agradeço ao filme exibido por me mostrar uma cultura tão diferente da que estamos acostumados a experienciar no dia-a-dia... Cheguei um pouco atrasada, então perdi boa parte dele, mas o que consegui absorver foi o suficiente para me mostrar pelo menos 2 aspectos:
- A questão da cultura tratada logo acima, como não estamos habituados a ter aulas que nos mostram diferentes panoramas da sociedade em que vivemos – e muitas vezes inclusive nem percebemos;
- A questão dos animais e de todo o sofrimento que também carregam, assim como nós.
Além disso, muitas vezes eles dependem de nós. E nós dependemos deles também. Sempre uma grande troca. Então, pelo menos por esses dois pontos já me sinto bastante grata.
Aula 8: Filme: LA BELLE VERTE, Coline Serreau.
Agradeço ao filme La Belle Verte por me proporcionar muitas risadas. Além disso, também foi muito importante refletir sobre a teimosia e atrasos dos seres-humanos. Mais um exemplo de obra que foi produzida há alguns anos, mas permanece extremamente atual. Fiquei me perguntando para onde vamos daqui a algum tempo... E como seria a vida em um planeta tão evoluído como o mostrado na produção.
Desenho de investigação com frutas:
Agradeço à aula de investigação com frutas por me proporcionar momentos tão bons ao lado de pessoas muito divertidas. Foi muito interessante cortar as frutas e tentar fazer formas com elas, e descobrir como elas funcionam.
Filme Le Baloons RJ:
Sinto enorme gratidão pela exposição deste filme para nós, me fez pensar em coisas que nunca tinha experienciado na minha cabeça antes. Pontos de vista diferentes. Obrigada pelo olhar inovador que me levou a ir através de muitos horizontes mentais.
Reconhecendo conchas:
Agradeço à aula de reconhecimento das conchas por me proporcionar uma experiência sensitiva profunda. Passar meus dedos pelas conchas e sentir a textura, a temperatura delas me fez viajar no corpo delas e em meus pensamentos. Muito obrigada por isso.
Dança das sementes:
Obrigada à aula com as sementes por nos remeter à coletividade. Tive o prazer de trabalhar com um grupo que me ensinou coisas que nunca aprenderia em outras condições. Agradeço muito à cada um que estava ali, por me fazer enxergar que não estamos sozinhos.
Agradecimento pelo semestre:
Meu semestre de Biochip ultrapassou as expectativas que criei na minha cabeça. Conviver um pouco com cada uma daquelas pessoas e ouvir ao que era ensinado e refletir sobre aquilo depois tornou meu período mais leve e divertido. Agradeço por todas as risadas, todas as reflexões. Acumulo gratidão por cada um dos elementos vivos que entrei em contato, por todas as comidas, filmes e livros que tive o prazer de conhecer. Agradeço pela experiência sensitiva de colocar nossa mão literalmente na massa e pelo senso de coletividade. Muito obrigada, professora.
Obrigada pelo semestre de muita paz e conhecimento!
Que os seres de luz sempre estejam com você.
Abraços, Duda