Gratidões de Pietra Bayardino
26/03/2019 - Filme: Ponto de Mutação
Foi muito importante e interessante, para mim, ver e compreender no filme a importância de estarmos sempre abertos a novos pontos de vistas e conhecimentos. Agradeço ao filme principalmente ao me fazer ter outra relação de noção com o “saber” -> como algo que nos faz maior interiormente, não de comparação com o outro.
28/03/2019 - Aula: Desenhando com cordas de sisal em duplas
Agradeço a essa atividade por ter aflorado em mim sentimentos de confiança, amizade e companheirismo. A aula me fez entender mais sobre meu corpo, o entendendo com suas limitações. Agradeço também à oportunidade de me sentir mais livre, apesar das limitações, e como uma criança, tentar novas posições sem medo. Agradeço a corda de sisal pelo ensinamento deste dia.
04/04/2019 - Aula: Filme - Os camelos também choram
Agradeço ao filme por nos possibilitar o conhecimento de uma nova cultura. É muito bom conhecer novos costumes através da arte do filme, e poder enxergar sobre novas perspectivas. Através do filme conheci a existência de um novo “sistema” zodíaco, podendo entender também novas e diferentes características do camelo, como a existência de um pouco de cada animal do zodíaco que conhecemos no nosso dia a dia. Além disso, agradeço à oportunidade de entender os animais como nós mesmos, a ideia do sofrimento que também carregam.
16/04/2019 - Aula: Desenho de investigação com desidratação de sementes germinadas
À aula desse dia, devo o agradecimento à aveia e o amendoim. As duas sementes me apresentaram uma nova possibilidade de consumí-los e também aprender sobre o perfume que esta mistura tem. Agradeço também à oportunidade de trabalhar com o moedor, ao aprendizado de uma atividade nova. Também gostei muito da presença das crianças, é sempre muito bom e enriquecedor trabalhar com eles. A oportunidade fazer o meu próprio alimento me fez sentir enorme gratidão.
25/04/2019 - Aula: Filme - La Belle Verte de Coline Serreau
O filme passado no dia me causou uma sensação “ruim”, mas que gerou numa reflexão boa. Agradeço pela oportunidade de ver o filme e poder pensar sobre aonde nossas atitudes, muitas vezes, não pensadas, podem levar nosso planeta se não forem controladas. Também me fez refletir sobre pensarmos que somos tão evoluídos, mas será que somos tanto assim? Se sim, porque estamos sempre buscando mais? Um filme relativamente antigo, mas um tema que permanece atual.
30/04/2019 - Aula: Desenho de investigação com desidratação de raízes
A oportunidade de trabalhar com um alimento que não tenho muita afeição, o repolho, me fez entender que muitas vezes podemos usá-los de diversas formas. Nunca imaginei a possibilidade de desenhar com repolhos e cenouras; foi uma experiência muito diferente que me fez enxergar esses alimentos de forma diferente.
07/05/2019 - Aula: Reconhecendo areias
A aula desse dia me fez sentir tranquilidade e reflexão; fez-me repensar e entender que mesmo em pequenas situações somos capazes de transformar o universo em que estamos inseridos. O aprendizado deste dia foi realmente especial. Agradeço, principalmente, pela calmaria que a aula me passou.
23/05/2019 - Desenho de Investigação com manutenção de temperatura
Durante essa aula fizemos uma “cocção” na sopa, e nos foi explicado que não se deve usar temperaturas muito elevadas para a confecção dela, porém foram utilizados ingredientes que não estou muito acostumada a consumir, o que me causou estranhamento na hora de comer a sopa.
Mesmo assim, agradeço à oportunidade de ingerir novos ingredientes, que gerou em mim uma sensação de aprendizado.
30/05/2019 - Desenho de investigação com frutas
Nesta aula me surpreendi com as novas maneiras de cortarmos as frutas, que apesar de adorá-las, eu não conhecia. Foram muito interessantes as diversas maneiras de senti-las, além do que, quando batidas no liquidificador, intensificaram ainda mais o gosto. Gostei muito de desenhar com as frutas também, pois foi um momento de descontração muito importante durante a aula.
Agradeço às frutas por me proporcionarem um tempo relaxante durante a semana e gerarem em mim prazer ao comê-las.
11/06/2019 - Reconhecendo conchas
Ao olhar as conchas, as que mais me chamaram atenção foram as pequenas. Refletindo sobre seus tamanhos em relação a enorme imensidão do mar em que estão inseridas, me fez entender que cada uma tem seu valor, independente de seu tamanho. São belas, mesmo que pequenas; seu tamanho não diminui seu valor. Com isso, consegui fazer uma alusão à nossa vida: não devemos nos considerar “menor” do que ninguém, cada um tem seu valor.
Agradeço às conchas pelo fato de me fazerem pensar nisso e gerar em mim um sentimento de pertencimento e valor ao mundo.
18/06/2019 - Dança das Sementes/Agrossilvicultura/HortaBrasileira
Nessa aula, descobri uma maneira nova de fazer canjica, nunca imaginei que pudéssemos fazer uma canjica com os ingredientes que utilizamos e tão rapidamente.
Agradeço a esse momento, pois canjica é um alimento que me lembra da minha mãe, pois ela adora festa junina e, principalmente, esse prato típico dessa festa. Agradeço também à banana, ao amendoim e a todos os outros alimentos pelo prazer proporcionado durante a aula.
Minha convivência com o Biochip esse semestre foi extremamente satisfatória. Vivi e convivi com pessoas novas, de áreas e cursos diferentes do meu, conheci outras maneiras de enxergar e conviver/cuidar da natureza, além de reforçar meus pensamentos de que precisamos nos aproximar mais dela pra podermos ter uma qualidade de vida melhor. Agradeço aos aprendizados também de como consumir alimentos novos que não conhecia, ou até mesmo os que eu conhecia, de maneiras diferentes.
Foi muito bom expandir meus sentimentos e pensamentos em relação a todos os seres vivos e não vivos, que fazem parte do planeta que estamos inseridos.
Muito obrigada pelas aulas!
Beijos, Pietra