Gratidões de Renan Decaro
19/03/2019
Agradeço à experiência da teia por ela deixar eu me soltar e segurar o outro, pelo sentimento de gratidão e reciprocidade, uma vez que todos têm seu papel na teia e, ao mesmo tempo em que cada um é livre para tomar suas próprias decisões, ainda está atrelado e precisando dar apoio ao próximo e receber apoio dele. O exercício me conectou mais com o resto do grupo e com o ambiente em volta. A experiência de andar descalço na faculdade já é em si uma nova ótica para o dia-a-dia. Em geral foi uma ótima experiência de autoconhecimento.
29/03/2019
Agradeço à corda de Rami pela oportunidade de descobrir novos ângulos e por me permitir mais uma vez um maior autoconhecimento. Apesar do processo em dupla ter sido ótimo, foi no individual que tive mais liberdade para brincar e experimentar com os movimentos. Gostaria de agradecer à turma toda e também pela energia boa que o grupo formou.
02/04/2019
Tenho gratidão pelas folhas, sementes e todos os alimentos que foram colocados no suco. Foi possível sentir, em alguns goles, uma imensidão de sabores leves, naturais e diferentes. Gratidão à Ana pelas experiências e pelo conhecimento que estou absorvendo pela oportunidade de conhecer mais do que a natureza tem a oferecer.
11/04/2019
Gostaria de agradecer à diversidade de cores e gostos que a natureza é capaz de proporcionar, assim como à variedade de sabores que adquirimos ao misturar os alimentos e às diversas texturas e utilidades que obtemos ao manuseá-los. Agradeço à turma e à Ana pela experiência que está sendo a aula de Biochip. Cada encontro é um crescimento a mais.
16/04/2019
Eu agradeço aos grãos e às sementes, às ferramentas e aparelhos que puderam moer e misturar os alimentos. Agradeço à luz e ao sol por me banharem e darem vida aos seres, abençoando-os. Agradeço à terra por germinar as sementes e às saccharomyces por fermentarem o pão, possibilitando nossa alimentação. Agradeço à turma e Ana pela comunhão em grupo e pelas experiências compartilhadas, que estão me fazendo crescer como pessoa.
30/04/2019
Sou grato mais uma vez (e sempre) à turma, que torna os encontros cada vez melhores, pela Ana, pelos repolhos roxo e branco e às cenouras pelas suas cores, seus gostos e seus aromas, aos agentes compositores por cumprirem seu papel na natureza, pelo nosso espaço que proporcionam todos os encontros e por toda a soja que será transformada em queijo e degustaremos no próximo encontro.
02/05/2019
Agradeço aos fermentados e ao queijo/tofu, à todos os temperos: o aipo, a maçã, o limão, o tomate, o sal, o azeite... Agradeço aos agentes decompositores, que tornaram possível a fermentação. Agradeço à Ana e ao grupo pelo momento sagrado, ao ato de comer e ao compartilhamento de como foi a experiência de cada um.
07/05/2019
Agradeço à areia pelo fato de estar sempre disposta a se mover, transformar, entrar em contato com o outro. Areia é metamorfose, é mudança, transformação. A dinâmica gerou em mim muita curiosidade, uma vez que a areia é muito maleável. Com ela é possível conseguir diversas texturas e fazer vários desenhos. De um certo modo é uma terapia. Agradeço mais uma vez ao grupo pela comunhão.
09/05/2019
Eu agradeço ao aipim, sua farinha, sua goma, seu leite, por todas as suas possibilidades. Agradeço pelo seu gosto. Agradeço aos instrumentos que possibilitam ralar o aipim e à casca que o protegia. Agradeço à turma e ao coletivo e à água, que tornou tudo possível.
Não guardei o que escrevi nos papeis das últimas aulas, mas guardo comigo toda a gratidão por tudo o que foi convivido em Biochip 2019.1. Está sendo uma honra colocar as teorias em prática, realmente germinar, "pôr a mão na massa". Também passei a fazer encontros quinzenais com o pessoal da turma que são verdadeiros banquetes. Foi muito bom também me conectar comigo mesmo através da argila e muito incessante aprender sobre o fogo e os balões. A tenda é realmente uma sala de aula onde todos aprendem uns com os outros e eu mal posso esperar período que vem pra me tornar um repetente.