Gratidões da Nina Mara Paes Freire

 

20.08.2019
#1 - desenhando com cordas de sisal em grupo
Eu gostaria de agradecer profundamente à corda de sisal. O experimento que pude realizar com esta me provocou, inicialmente, os sentimentos de conexão e empatia com o outro. Além disso, gerou em mim a sensação de confiança ao ponto que eu relaxa profundamente através da tensão da corda. O movimento de aceitação e entrega é um exercício importante e que provoca, em mim, o sentimento de LIBERDADE.

 

22.08.2019
#2 - desenhando com cordas de sisal em 4 grupos
Eu agradeço, mais uma vez, à corda de sisal. O experimento de hoje despertou novos insights dentro do meu ser. Enquanto que da primeira vez eu pude ter sensações mais interpessoais, hoje me senti ainda mais conectada energeticamente com o que é externo à mim - começando pela própria corda. Senti o nosso grupo em harmoniosa sintonia uma vez que a corda de sisal se organizava entre nós tão facilmente. Através de olhares, pude sentir maior confiança das pessoas ali presentes e, consequentemente, pude relaxar mais ainda. Comecei, então, a entrar mais em contato com os meus sentidos - ouvia os pássaros cantarem, o som das folhas dançando nas árvores, o cheirinho das plantas molhadas, o frio do vento que tocava em minha pele. Estava tranquila e, portanto, presente. A tal presença me fez reparar em sorrisos sinceros, em uma raiz enorme e robusta bem na entrada da trilha de volta para a sala entre árvores. Felizmente, também pude notar um belíssimo emaranhado de folhas e flores (que mais parecia uma oca) bem no topo das árvores que ali vivem fazem dali a sua morada. Agora, eu não apenas compreendo - mas posso sentir verdadeiramente a magia e o poder das cordas de sisal.

 

27.08.2019
#3 - desenho de investigação com a cenoura
Agradeço à cenoura pelo fato de ser um alimento tão versátil e de ter uma função além da nutrição - sendo um meio incrível de explorar a criatividade. O experimento gerou em mim um olhar muito mais apurado - podemos ir muito mais além do senso comum. Eu pude me conectar com meu 'eu' profundo, minha criança interior, sendo capaz de confiar em mim mesma para explorar e transformar aquilo que estava diante de mim. Com as ferramentas, fiz formas diferentes e, consequentemente, pude sentir gostos diversificados. Criei desenhos, me alimentei, me encantei com as criações alheias e, portanto, estive presente neste momento especial, aprendendo muito e me conectando com o outro. Por fim, agradeço à professora pelo fato de proporcionar tantos ensinamentos que têm gerado em mim uma viagem mágica interior.

 

29.08.2019
#4 - desenhando com cordas de sisal em duplas (*cordas de rami)
Sentimento de pura alegria após a aula de hoje. Agradeço à corda de rami, que gerou em mim um olhar de autocapacitação tão profundo pelo fato de me aproximar, mais ainda, do outro (podendo aprender de pertinho com este) e também pelo fato de permitir me descobrir e reinventar. Através da participação especial, eu e minha dupla fomos capazes de realizar trocas profundas. Por meio da responsabilidade única, me conscientizei sobre a simplicidade de ser tudo que preciso, ao mesmo tempo de compreendo o impacto que tenho no mundo através da minha singularidade. Sou capaz de aprender e sou capaz de criar.Estar relatando esta vivência de hoje enquanto não apenas sento, mas me apóio na minha cadeira de rami, não tem preço, e nem palavras capazes de totalizar meu sentimento. Sair, a cada dia por uma via diferente, da zona de conforto, é uma porta que abre para infinitas possibilidades.

 

03.09.2019
#5 - desenho de investigação com a fermentação
repolho roxo - repolho verde - cenoura - queijo com soja germinada Agradeço ao repolho roxo pelo fato de ser não apenas um alimento, mas a verdadeira personificação de força e dominância, que gerou em mim a compreensão de respeito ao espaço individual. Agradeço ao repolho verde pelo fato de representar, para mim, sutileza e vigor. Ao mesmo tempo que possui uma cor suave, ele estava ali em plena abundância. Tal percepção gerou em mim o sentimento de alegria ao ver como características opostas não vão de encontro, mas sim complementam umas às outras. Agradeço à cenoura, mais uma vez, pelo fato de deixar o aroma mais doce, que gerou em mim uma sensação de leveza. Agradeço à soja germinada, pelo fato de ser tão versátil à ponto de se transformar lindamente em um verdadeiro queijo, que gerou em mim um olhar carinhoso em relação ao respeito no que se refere aos ciclos - inícios e fins / nascimentos e mortes - dessa vida.

 

05.09.2019
#6 - reconhecimento dos fermentados
Agradeço ao resgate da culinária ancestral, pelo fato de ser um conhecimento essencial na minha construção como ser humano. Hoje, eu valorizo o ambiente, tão poderoso em fazer os alimentos se transformarem. Isso gerou em mim uma enorme sede de viver - de viver muito bem (:

 

10.09.2019
#7 - filme: "o ponto de mutação" (b. capra)
Agradeço ao filme pelo fato de ser uma verdadeira obra de sensibilidade e reflexão sobre as bases da existência e da integração do pensamento e das ações humanas no contexto do desenvolvimento. Isso gerou em mim uma busca – tanto interna quanto externa - da equação da vida e do progresso equilibrado e sustentável.

 

12.09.2019
#8 - desenho individual com corda de sisal
Agradeço à todos os membros da equipe de Biochip e também à todos os alunos que compõem essa turma. Os agradeços pois todos estão sendo fundamentais para essa minha travessia pelas aulas. Me conectei com cada ser de uma forma diferente e isso gerou em mim uma enorme transformação. Obrigada, obrigada, obrigada.

 

17.09.2019
#9 - desenho de investigação com desidratação de sementes germinadas
sementes germinadas - aveia e amendoim instrumentos de investigação - moedor e pilão Agradeço, inicialmente, às sementes, pelo fato de serem mutáveis e multifuncionais, a ponto de poderem se transformar em pão. Esse olhar gerou em mim uma reflexão: a função que a sociedade designa você à cumprir te limita. Se questione, critique o que está à sua volta, e infinitas possibilidades você irá descobrir. Agradeço também ao moedor, pelo fato de ter sido essencial nesse processo de transformação dos alimentos, assim como de mim mesma. Como no pilão, realizar o movimento ancestral gerou em mim um despertar da minha memória óssea, possibilitando que, de uma forma intuitiva e também meditativa, eu pudesse entrar em contato comigo de maneira profunda. Ao me conscientizar, eu sacralizo a comida e a percebo como constituinte da minha própria natureza. Somos um.

 

19.09.2019
#10 - filme: "camelos também choram" (byambasuren davaa e luigi falorni)
Eu agradeço ao filme, pelo fato de ele ser uma fonte de exemplo e inspiração sobre simplicidade e sobre conexão com a natureza - logo, com nós mesmos. Isso gerou em mim um sentimento de maior empatia e respeito em relação ao que está em minha volta, a certeza de que - mesmo diferentes – somos iguais e a noção de que juntos, somos capazes de somar e acrescentar amor no mundo em que vivemos.

 

24.09.2019
#11 - desenho de investigação com pigmentos vivos
Agradeço à mãe natureza pelo fato de proporcionar um repertório infinito de elementos capazes de me fazer ressignificar o conceito de alimentação. Nutrir-se de vida é uma verdadeira arte, e a criatividade é a porta que transforma o momento sagrado em que eu saboreio este suco vivo. Isso gerou em mim, nada mais, nada menos, do que gratidão.

 

26.09.2019
#12 - filme: "la belle verte" (coline serreau)
Eu agradeço ao incrível filme assistido, pelo fato de eu ter me conectado com ele de uma forma tão única. Na minha compreensão, o filme evidencia a base mais pura das relações humanas, tanto no que diz respeito à natureza, quanto aos indivíduos entre si. Isso gerou em mim a valorização da nossa ancestralidade e também dos povos indígenas, os quais são fonte de inspiração por conseguirem conciliar:mente . corpo . espírito de uma forma simples, humilde e sagrada.

 

01.10.2019
#13 - desenho de investigação com desidratação de raízes
Agradeço ao aipim pelo fato de ser um alimento tão rico. Rico em nutrientes, rico em beleza, rico em simplicidade e rico em sabor. Isso gerou em mim muita fome rs, e extrema gratidão à minha terra que é capaz de gerar alimentos tão ricos como este. À mãe natureza, o meu amor.

 

03.10.2019
#14 - colorindo a farinha do aipim desidratado
Agradeço às cores que existem no mundo, pelo fato de serem verdadeiras fontes de encanto. Isso gerou em mim uma vontade enorme de explorar o não-usual de forma criativa. Obrigada por isso, lentilha e agregados!

 

06.10.2019
#15 - desenho na horta (sítio são cosme e damião / itaipava)
Eu agradeço muito no dia de hoje. Agradeço à vida pelo privilégio de ter colocado no meu caminho pessoas tão especiais. Agradeço à magia da natureza por proporcionar alimentos tão completos. Agradeço, também, à mim mesma por cuidar tão bem da minha própria casa, do meu corpo, e por ter desenvolvido a responsabilidade única de influenciar positivamente no mundo à minha volta. Esse momento sagrado de profunda gratidão gerou em mim não apenas plena felicidade, mas consciência com relação às consequências das minhas ações - para mim mesma, e para o universo.

 

08.10.2019
#16 - desenho de investigação com alteração de temperatura
Agradeço ao dia de hoje - friozinho e calmo - propício para o meu corpo receber bem uma comida aquecida. Agradeço à aveia germinada, ao alho poró, ao agrião, ao brócolis, à maçã, à batata e ao pimentão, pelo fato de, ao trabalharem em conjunto com a panela das mulheres de Vitória, terem gerado em mim uma intensa sensação de acolhimento e bem estar.

 

10.10.2019
#17 - filmes: "futuro roubado" (bbc londres), "conexão dioxina" (link) e "a carne é fraca" (instituto nina rosa)
Eu agradeço aos filmes hoje assistidos, pelo fato de terem me ensinado tanto. Isso gerou em mim uma profunda reflexão no que se refere às minhas escolhas ao longo do meu caminho. O meu impacto na terra pode ser positivo ou negativo, e eu sou completamente responsável pelas minhas decisões, e isso também gerou em mim uma grande mudança.

 

17.10.2019
#18 - desenho de investigação com clorofila
Eu, hoje, agradeço ao pigmento verde das plantas pelo fato de ter um papel fundamental na limpeza do meu organismo de todas as impurezas e toxinas. A clorofila me ajudou a compreender melhor sobre tonalidades e diferenças, cheiros e gostos, descobertas e frustrações, surpresas e criações. Isso gerou em mim certa estranheza e também uma tremenda curiosidade para o resultado. E o toque final quem deu foi a maçã, que chegou para adoçar o dia e trazer ainda mais vida para a nossa poção mágica. Que felicidade!

 

22.10.2019
#1 - reconhecendo areias
Agradeço por ter sido areia naquele momento. Por ter aprendido com ela. Agradeço à areia pelo fato de ter me silenciado por aqueles instantes, o que gerou em mim uma conexão profunda com ela, e também comigo.

 

24.10.2019
#2 - reconhecendo a terra no processo de compostagem
Eu agradeço à compostagem. Ensinamentos:
- Cada nova descoberta nossa é uma morte da cegueira anterior.
- A vida é composta por mortes - e isso é lindo.
- Os fins e inícios de ciclos representam a beleza da transformação. Somos seres mutáveis e aprendizes do viver.
- Prestar atenção, estar presente ao realizar uma ação é o que consagra a informação no nosso ser mais íntimo.
- Incorporar para si, na memória óssea, é estar presente no que se vivencia.

 

29.10.2019
#3 - desenho de investigação com manutenção de temperatura
LIMITE DO CALOR + panela de barro CEVADINHA e FENO GREGO + cenoura, maçã e aipo Cevada germinada (8 horas), colocar na alta temperatura até a mão suportar e depois deixar dentro da panela por uma noite inteira coberta por um pano (dotado de afeto), para que a cevada incorpore a água quente que nossa mão suporta devagarinho até esfriar. Assim a semente incha e amolece facilitando a mastigação. Depois dessa noite, bater no liquidificador a cevada + cúrcuma (a própria raiz), alho, sal e um pouco de água —> isso fará com que ela fique grudenta. Além disso, acrescentar os “nojinhos” (da cenoura, etc). Se não quiser fazer o grudinho, é só deixá-la secando, depois temperar (adicione cenoura ralada, aipo picado, sal, maçã cortada, feno grego - já germinado através do mesmo processo - e uva passa) e esquentar para servir. Porém, o prato é: misturar o grude nos grãos soltos e juntar tudo na panela até esquentar. MOLHO - COLOCAR POR CIMA (não vai p panela de jeito nenhum!!!!) Limão espremido + azeite + sal Agradeço pelo contato ao alimento da mais pura forma. Isso gerou em mim um senso intuitivo muito forte, e eu me percebi observando o processo de uma forma muito natural - como se fosse para ser assim: simples, mágico e transformador.

 

31.10.2019
#4 - reconhecendo conchas
Ressignificando o lixo. Ensinamentos:
- O nosso olhar, ao longo da vida, é modificado por transformações externas. Temos que voltar ao olhar da infância, se reconectar com nós mesmos
- A vida é capaz de mostrar pra gente os caminhos da mudança. Fique atento aos sinais

Agradeço por ter: sentido, entendendido, compreendido, reconhecido e aprendido simultaneamente. 
Pelo fato de ter percebido que, quando a gente vira concha, a gente reconhece na gente, a capacidade de mudança.
Isso gerou em mim um insight: você pode se transformar no que você quiser, desde que você tenha informação.

 

05.11.2019
#5 - reconhecendo argila do manguezal
Deixar os julgamentos de lado,
Para podermos acessar o nosso mais profundo ser.
A argila carrega uma energia única nos seus 15 mil anos. Vem do mangue, o berço da terra. A junção do doce e do salgado - o soro da vida. Agradeço ao seu poder! Muita gratidão foi gerada em mim hoje, pelo fato de poder ter enxergado isso tudo.

 

07.11.2019
#6 - desenho de investigação com frutas
Esse dia eu não pude estar presente na aula. Porém, através das fotos, pude perceber a magia que foi desenhar com frutas. Por ser uma pessoa completamente apaixonada por esses alimentos, eu os agradeço pelo fato de serem tão deliciosos sem o menor esforço. Isso gera em mim uma felicidade sem tamanho, pois percebo a conexão direta entre seres humanos e natureza pela beleza, sabor, textura e aroma das frutinhas: elas são capazes de aguçar todos os nossos sentidos - mais uma vez - sem o menor esforço.

 

12.11.2019
#7 - apresentação de sala de aula entre as árvores e bibliografia
A revolução se inicia na alimentação!
- É uma maneira de quebrar o sistema de manipulação econômico.
- Forma de aprendizado: ir atrás do que não funcionou e estudar as razões que fizeram com que isso acontecesse.
- A vitória é celebrada. O erro é estudado. Fogo = regeneração
- A vida é eterna pois é feita de transformações
- Eternizar formas é uma forma de não lidar / não aceitar com essas mutações da vida composta por mortes (exemplo da múmia no museu nacional)

A terra é viva - e nós estamos sujeitos a passar por todos os ciclos ao longo da vida
Se inicia no próprio corpo - mente - espírito e vai pro mundo externo

A descoberta que a vida é eterna, é também a aceitação das pequenas mortes da vida. De compreender que vida É transformação, é regeneração e a eternização não é condizente com esse processo. Pelo contrário, representa o apego e impede que se caminhe adiante. Aprendendo, ensinando, vivendo, morrendo...

É a memória afetiva que nos nutre - POR ISSO, a Ana trabalha com as cores da natureza com o objetivo de se conectar, assim, com a beleza da comida. Logo, com a essência do alimento.

Você se encante com as cores e os sabores e, então é capaz de REDESENHAR a vida POR DENTRO E POR FORA.

As profissões funcionam (são elaboradas) em benefício e à favor das grandes indústrias (de poder econômico - responsáveis pelo controle). Por exemplo médicos aprendem (estudam) na faculdade e se formam em benefício da indústria farmacêutica.

OBJETIVO DE VIDA - capacitar que as pessoas sejam mais consciente sobre si, que sejam o seu próprio mestre.

Você pode se apropriar daquilo que te constitui (corpo) ampliando a potência da comida (e da sua visão de mundo).

São Francisco de Assis e os Franciscanos
- Pedia para as pessoas tocarem no seu corpo nu para sentirem a sua febre dps de comer “as suas carnes e os seus molhos”.
- Ele e os irmãos franciscanos ficavam comendo a comida crua que a horta os presenteava durante uma dia até ficarem desintoxicados para a reunião.

A Bíblia: “olhai os pássaros veja como eles vivem” os pássaros tem papo ( no papo as sementes são germinadas e a moela é o estomago dos pássaros) o Bagha Vaghita ( Conversa de Krishna com Arjuna...se alguém quiser me oferta fruta, flor ou água aceitarei a oferenda e no Alcorão, Deus é o grande germinador das sementes nucleadas.

A ORIGEM DO COZIMENTO - para conquistar terras distantes, o cozimento surge para que a comida não apodrecesse (ficasse com cheiro ruim). Não é para regenerar o alimento (como faz a germinação).

A FORÇA DO PENSAMENTO - de tanto que voltamos a nossa mente para algo (estudamos, investimos nossa energia voltada para aquilo, canalizamos as forças), isso pode se materializar concretamente.

POEMA:PLEGARIA DEL ESTUDANTE Humberto Maturana

“Por que me impões o que sabes?
Não quero a verdade. Dê-me o desconhecido.
Não me instruas. Deixa-me viver.
Que a tua morte seja o meu nascimento.”

“Não me instruas → eu quero ver com os meus próprios olhos o que você faz (seguir, assim, o seu exemplo. Sem imposição ou cobrança)
A ignorância destrói a criatividade.
O teu fracasso é que eu seja idêntico à ti.”

→ Quando você fica integrado na terra, os seus pensamentos seguirão essa sua realidade.
→ O pensamento econômico mata a vida.
→ A morte não existe - é ilusória. O que existe é a ETERNA TRANSFORMAÇÃO.

Agradeço à aula pelo fato de ter absorvido tantos saberes no dia de hoje. Isso gerou em mim uma vontade enorme de sair, cada vez mais, da minha zona de conforto e de ir atrás das minhas verdadeiras raízes.

 

14.11.2019
#8 - filme: "les baloons" - etienne chambolle
Agradeço à vida por me presentear com a natureza. Agradeço aos seres humanos por me presentearem com a criatividade. Isso gerou em mim um amor muito profundo por tudo que me rodeia. Não estou sozinha. Sou a terra, sou o fogo, sou o ar. Isso gerou em mim um senso de pertencer à mais acolhedora casa de todas: o ecossistema.

 

19.11.2019
#9 - preparação para a prova e demonstração de festa natalina
Agradeço ao doce sabor das frutas e ao super poder do amendoim, pelo fato de, em conjunto, terem trabalhado de forma excepcionalmente harmoniosa - resultando em uma torta-viva deliciosa, hiper nutritiva e diferente de qualquer outra. Isso gerou em mim uma vontade - ainda maior - de preparar o meu prato para a festa da prova com ainda mais criatividade e entusiasmo. Viva o alimento vivo! (:

 

21.11.2019
#10 - dança das sementes
  Agradeço às sementes pelo fato de representarem, para mim, a maior potência alimentar que existe. Vejo vida no alimento, e não há forma melhor de aprender sobre a vida do que com eles. Isso gerou em mim uma enorme compaixão.

 

23.11.2019
#11 - festa da prova
Me faltam palavras para descrever o dia de hoje - mas tentarei: Como é lindo ver a conexão de seres humanos através da natureza. Como é encantador celebrar a vida através dos alimentos. Como é gratificante ter podido participar deste momento. Agradeço, inicialmente, à professora Ana Branco, pelo fato de conseguir, de uma forma mágica, mobilizar estruturas. Agradeço à ela por representar uma fonte inesgotável de sabedoria e ensinamentos, por passar suas mensagens de uma forma tão clara e ao mesmo tempo completamente diferente de qualquer um: ela toca no nosso mais profundo ser de uma forma inexplicável; e é muito bem sucedida no seu papel de professora (da vida!). Agradeço também à ela pelo fato de dedicar a seu tempo precioso em função desse projeto inspirador responsável por ter mudado completamente a vida de muitas pessoas (inclusive a minha). Agradeço à ela por conseguir questionar a norma através do prato, os padrões de comportamento através dos hábitos e o autoconhecimento através da conexão com a natureza. Ana, pessoa linda, admirável, dedicada, carinhosa, humilde, simples, guerreira, você é para mim uma representação de resistência e de amor. Agradeço também ao ajudante João por ter sido essencial ao longo de todo o período me mostrando que a mudança é sempre possível. Agradeço à todos os alunos que participaram pelo fato de ter me conectado com cada um deles de uma forma diferente. Hoje, relatando suas histórias, expondo suas vulnerabilidades, foi um dia intenso de conexão através do afeto, e eu agradeço profundamente à cada alma por ter depositado as melhores energias e as mais belas intenções nos alimentos que compartilhamos. Todas essas sensações geraram em mim o sentimento de que a união faz a força, e de que, juntos, podemos não só aprender mais ainda, mas também passar a nossa mensagem à diante.

Para que serviu conviver com o Biochip nesse semestre? Por todas as razões supracitadas. Por todos os mais controversos sentimentos de alegria, contentamento, desconforto, satisfação, bem-estar, tristeza, felicidade, prazer, euforia, entusiasmo (...) gerados em mim. Por todas as pessoas que cruzaram a minha vida. Por todos os ensinamentos que adentraram o meu ser. Por um mais profundo e verdadeiro autoconhecimento. Por simplesmente ter me tornado mais humana, mais questionadora, mais terráquea, mais consciente, mais empática, mais conectada, mais aterrada, mais humilde, mais aberta à escuta, mais sentimental e menos um produto controlado pelo sistema econômico, político e social.