Gratidões de Rômulo Sily G Pinto

 

1) Agradeço a terra e a compostagem.
Pelo fato de me levar a uma reflexão profunda sobre a vida, de que a terra é a base de tudo que nos move, sem ela não somos nada.
Que gerou em mim uma motivação maior para viver e buscar cada vez mais uma conexão com a terra; ela nos proporciona momentos incríveis e únicos.

 

2) Agradeço ao desenho de investigação da aula do dia 29/10.
Pelo fato de ter me proporcionado mais uma nova experiência de vida antes nunca realizada; tendo me conectado com todos os ingredientes da comida.
Que gerou em mim um grande bem estar, um momento de paz e reflexão sobre a alimentação, e como lidamos com cada ingrediente em diferentes tipos de temperatura.

 

3) Agradeço as conchas.
Pelo fato de me proporcionar momentos de reflexão sobre todo o formato das conchas e suas belezas únicas.
Que gerou em mim um sentimento de paz e de como é linda a natureza, que consegue criar coisas belas como as conchas.

 

4) Agradeço a argila.
Pelo fato de unir informações do mar, do rio, da terra, dos animais e de todo um sistema que compõe a natureza por um período de aproximadamente 15 mil anos.
Que gerou em mim uma lembrança da infância, pelo fato de mexer a argila com as mãos. Com isso, pude relaxar e me conectar com meu passado e com todas as informações presentes na argila.

 

5) Agradeço ao desenho de investigação com frutas.
Pelo fato de me proporcionar algo que nunca tinha feito antes, realizar um mosaico com a turma, com frutas e sementes de diversas formas e formatos.
Que gerou em mim um sentimento de união, que mesmo com desenhos diferentes, ideias diferentes é possível juntar tudo e formar um lindo mosaico com a participação de cada um dos alunos.

 

6) Agradeço a aula do dia 12/11.
Pelo fato de proporcionar uma conversa com muito conhecimento sobre as experiências de vida da prof.ª Ana Branco e sobre a sala de aula entre as árvores.
Que gerou em mim uma reflexão profunda, pude entender melhor ainda a ideia do BIOCHIP com os livros e conhecimentos obtidos pela Ana Branco durante sua vida. E que mostra que o modelo com a sala de aula entre as árvores, é a forma certa para criar um ambiente favorável de aprendizado em contato direto com a natureza.

 

7) Agradeço ao filme “LES BALOONS”.
Pelo fato de mostrar algo que eu nunca tinha visto antes, a enorme paixão pelos balões.
Que gerou em mim um novo conhecimento por uma cultura tão bela e tão tradicional em todo o Brasil.

 

9) Agradeço a preparação para a prova e a demonstração da festa Natalina.
Pelo fato de me ajudar a preparar o meu prato e de mostrar novas ideias de comidas para o Natal.
Que gerou em mim um sentimento de alegria por ter conseguido encontrar uma receita para a prova e por provar duas tortas muito saborosas de banana e jaca.

 

10) Agradeço a dança das sementes.
Pelo fato de me proporcionar um momento inédito em minha vida e uma reflexão profunda gerada em sala.
Que gerou em mim um sentimento de pertencimento a terra, que somos terráqueos, e precisamos cuidar e saber lidar com a natureza, a terra e as sementes.

 

11) Agradeço a festa da prova.
Pelo fato de conseguir colocar em prática a receita que eu tinha pensado na aula de preparação para a prova. Dessa maneira, utilizei lentilha germinada; cebola, pimentão verde e tomate cortados em cubo; azeite, sal, limão e cheiro verde a gosto.
Que gerou em mim um sentimento de superação por ter colocado em prática aquilo que foi ensinado durante as reflexões e as aulas práticas de BIOCHIP. E, além disso, foi um momento único, de muita emoção e união da turma, com todos compartilhando suas opiniões, reflexões e experiências vividas durante todo o semestre de convivência. E claro, experimentando diversos tipos de comida, cada um com um sabor diferente, com ingredientes naturais muito saborosos.

 

CONVIVÊNCIA COM O BIOCHIP
Depois de todo um semestre convivendo com o BIOCHIP, com a prof.ª Ana Branco e com todos os alunos da sala, só tenho a agradecer por todos os momentos incríveis que essa aula me proporcionou, todas as histórias, as experiências, os ensinamentos compartilhados me agregou muito para crescer como ser humano. Aprendi coisas que nunca pensei em aprender, vivi situações únicas de reflexão e pude compreender melhor o meu corpo, a minha conexão com a terra e a importância de trabalhar em equipe.
Além disso, gostaria de agradecer a prof.ª Ana Branco, por ser uma resistência, por compartilhar esses ensinamentos fundamentais para a vida humana e dar essa oportunidade de absorver todos esses conhecimentos que levarei por toda a minha vida. Pois, se não conhecemos, cuidamos e nos conectamos com a terra, nunca iremos entender o que é viver e ser terráqueos.
Ana Branco, OBRIGADO!