Gratidões de Thiago Meurer Jardim
Apresentação da pesquisa Convivência com o Biochip
Eu agradeço a natureza pelo fato de proporcionar a oportunidade de conhecer a germinação, sua multiplicação da energia nutricional que representa o nascimento de uma estrela. O caminho de paz e a introdução ao verde que é complementar ao vermelho. A clorofila que é o verde puro que harmoniza com nosso sangue vermelho e toda essa ligação.
Seminario com Humberto Maturana
Eu agradeço ao Maturana, por apresentar o entendimento dos fundamentos biológicos-culturais do humano. Que gerou em mim reflexão e otimismo para tempos melhores de aprendizado com o outro.
Demonstração do feitio de Chocolate a partir do cacau Agradeço a Ana por me apresentar o cacau e seu lado doce e amargo que gerou em mim reflexão sobre a responsabilidade que temos e tristeza ao ver o lado negro do cacau. Ao mesmo tempo me trouxe alivio ao mostrar que podemos ser livres desse processo.
Desenho de investigação com cenoura
Agradeço a atividade com a cenoura por lembrar minha infância que gerou em mim felicidade e calma. A cor laranja que lembra o sol e que acompanha o betacaroteno que ajuda a passar a cor do sol para nossa pele. Fazendo da cenoura uma ponte entre nossas energias. Seu gosto doce me gerou alegria.
Filme Ponto de Mutação
Agradeço ao filme Ponto de mutação por lembrar que sempre devemos estar abertos a novas opiniões e a dialogar com o próximo. Que gerou em mim reflexão de que estamos acostumados a agir diante de certas situações e não paramos para pensar se é a forma ideal de agir. Devemos mudar nossa percepção, maneira de ver o mundo, e ter mais consciência de que todos fazemos parte de uma rede de relações.
Filme Ponto de Mutação
Eu agradeço ao Ted Talk apresentado que gerou em mim reflexão sobre como pequenas atitudes podem fazer realmente a diferença. Mudanças no modo de agir, pensar e fazer podem gerar mudanças que são refletidas por toda nossa comunidade. Me fez refletir sobre a situação no mundo atual e junto com a atividade e temática das sementes, que significam vida, me fez repensar e praticar o ato de plantar.
Recentemente plantamos em casa uma amora que vingou e surgiu um broto de soja a partir das aulas. ( fotos )
Filme Camelos também choram
Eu agradeço ao filme "Camelos também choram" pelo fato de mostrar a similaridade entre os animais e os seres humanos, novas culturas e a relação de afeto entre o homem e os animais, que gerou em mim curiosidade sobre a cultura apresentada e me relembrou o lado emocional dos animais.
Desenho de investigação com clorofila
Anexo desenho com suco retirado ao espremer a folha da rúcula e da couve
Anexo desenho com suco retirado ao espremer a folha da rúcula e da couve.
Fiz a palma da minha mão para mostrar o contato e a ligação do vivo, a planta e o humano. O infinito significa a vida que sempre se renova e representa a clorofila. A cor e o cheiro me geraram memorias do interior e da ligação do homem com a terra e o verde e eu agradeço por esse fato.
Desenho de Investigação com Fermentação
Na fermentação do repolho roxo e branco ocorreu captura selvagem e tive que jogar fora. Na outra tentativa aconteceu o mesmo.
Agradeço ao repolho roxo que dominou com sua cor o branco e me fez refletir sobre como a natureza de um ser pode influenciar o próximo. A cor, alegria de um pode contaminar e transformar o próximo. Isso me gerou reflexão.
Novamente agradeço pela memória que tive de quando era criança, época mais inocente da vida. As cores vibrantes remetem a alegria e força. Agradeço ao sabor doce e vida que cada alimento representa. Gerou em mim alegria, energia e saúde. A manga com seu gosto doce e cor vibrante, a maça com sua aparência e cheiro e a banana com sua versatilidade e doçura.
Filme la belle verte, Coline Serrrau Agradeço ao filme por ter gerado em mim reflexão em relação as ações do homem no planeta terra. Fazer parte da mudança e abrir de mão de certas coisas para um bem maior. Como todos deveriam repensar o nosso sistema.
Desenho de investigação com pigmentos Vivos
Beterraba e abobora:
Agradeço as cores vivas e ao cheiro proveniente da experiência de obter o suco da abobora e da beterraba que me aproximaram mais da natureza dentro do dia a dia corrido da cidade. (não tirei fotos dos desenhos só encontrei uma foto do processo de extração da pigmentação da beterraba )
BIBLIOGRAFIA Agradeço a Ana por apresentar novamente o Maturana. O pensamento de que o aprendizado é de cada um e que quem ensina quer aprender. E na convivência que se aprende e não na obediência. Descoberta do caminho do aprendizado. Agradeço pela introdução de outros autores e suas histórias que me fez refletir em como o ser humano é sábio.
AGROSSILVICULTURA E.GOTSCH
Gostaria de agradecer a GOTSCH pelo fato de contribuir difundindo conhecimentos sobre a conservação e a manutenção das coisas boas que o ecossistema nos oferece. Gerou em mim pensamento e reflexão diante o método de produção dos alimentos e sobre a interação entre nossa relação com a natureza.
LES BALOONS
Agradeço ao filme LES BALOONS pela fato de apresentar uma relação mais estreita dos baloeiros com os balões e seus significados. Gerou em mim surpresa, pois nunca pensei que o balão poderia preencher realizações, trabalho em comunidade, mística do fogo e a união.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM FRUTAS DOCES
Agradeço a Ana pelo fato de mostrar o conhecimento da harmonização das frutas doces e agradeço a banana, o mamão pelo valor nutricional que me forneceram e pelas lembranças da infância que me foram geradas. As cores vibrantes e a energia desses alimentos me gerou felicidade.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM FRUTAS CITRICAS
Agradeço a manga, laranja e o mamão pelo sabor, energia e pela cor vibrante que geraram em mim felicidade, frescor e energia! Agradeço a Ana por mostrar as combinações das frutas que favorecem nosso metabolismo.
(não lembrei de tirar a foto e comi a mandala de frutas cítricas)
A CARNE É FRACA
Agradeço ao documentário “A carne é fraca “, por ter gerado em mim reflexão sobre o sofrimento dos animais e as consequências para o planeta, como o humano trata de forma triste a pecuária.