Gratidões de Thaís Mendonça
Comentário geral para G1
Agradeço muito a oportunidade de participar da matéria de BIOCHIP, tem me proporcionado diversas sensações e emoções. Primeiramente, como disse na minha apresentação, acredito que essa matéria tenha vindo na minha vida no momento certo. Tenho hipotireoidismo de Hashimoto, uma doença autoimune e no final do ano passado procurei uma médica que pratica a medicina integrativa, que analisa o paciente como um todo e trata doenças como a minha através da alimentação, ao invés da medicação diária. Estou retirando o glúten, leite e derivados e carboidratos da minha alimentação aos poucos, tenho me sentido muito mais saudável e assistir as aulas tem me dado um suporte muito maravilhoso nesse meu novo estilo de vida. Em relação aos vídeos em que assistimos, consigo ver um ponto em comum entre eles que é de que devemos viver em sociedade, em harmonia para tentarmos salvar o nosso futuro. Precisamos respeitar uns aos outros e principalmente a natureza, ela é quem nos equilibra. Por fim agradeço mais uma vez, eu faço Engenharia Química e é muito legal poder ter esses momentos de reflexão visto que só temos matérias relacionadas a cálculos, indústria e operações. Abaixo estão todas as minhas gratidões referentes as aulas assistidas.
APRESENTAÇÃO DA PESQUISA CONVIVENCIA COM O BIOCHIP
Eu agradeço a semente pelo fato de ter aprendido que se elas seguirem o caminho de alcalinização aumenta-se o valor nutricional em 20.000 vezes, o que gerou em mim muita reflexão visto que em quase 100% da minha alimentação é utilizado o aquecimento, tornando-a ácida. Até mesmo alimentos que eu pensava que eram saudáveis como o milho cozido e nunca experimentei milho cru.
Aprendi também o processo de extração de clorofila das folhas através da torção depois de ter batido no liquidificador, é um componente complementar ao sangue, portanto muito importante.
A ÁRVORE DO CONHECIMENTO. H Maturana e F Varela
Além das considerações que mandei no meu primeiro e-mail. Eu agradeço ao seminário que assistimos na aula pelo fato de ter abordado tópicos extremamente necessários para vivermos bem em sociedade, o que gerou em mim bastante reflexão na situação que eu me encontro e muitos amigos ao meu redor, Humberto e Ximena falam que nós, seres humanos, nos preocupamos muito com o futuro e esquecemos de viver o presente, o que com certeza gera inseguranças, incertezas e até mesmo estresse, o que pode causar impactos extremamente negativos na nossa saúde. O que eu vejo muito acontecendo com os jovens de hoje em dia. Além disso, eles falam sobre o poder de escutar e o poder da conversa para termos relações saudáveis. Muitas vezes a mensagem transmitida chega de maneira distorcida para outra pessoa pelo simples fato dela não estar em paz com ela mesma.
DEMONSTRAÇÃO DO PROCESSO DE FAZER CHOCOLATE COM SEMENTE DE CACAU, ABACATE E PASSAS PRETAS OU TAMARA
Eu agradeço ao cacau pelo fato de ter sido inspiração para o documentário "O lado negro do chocolate" o que gerou em mim bastante choque com relação a comercialização do chocolate. Empresas bastante renomadas, como Nestlé, Cargill, nesse mercado não quiseram gravar nenhuma entrevista sabendo da situação de escravização infantil na África, principal continente exportador de cacau. Só emitiram uma nota dizendo que não tem como intervir nesse cenário, o que me gerou bastante revolta e tristeza.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM CENOURA
Eu agradeço a cenoura e ao ralador pelo fato de ter aprendido que o sabor da cenoura muda de acordo com a maneira que ela é cortada e também quando queremos adoçar alguma coisa é só diminuir o tamanho, o que gerou em mim muita curiosidade em levar essa experiência para outros alimentos, verificar se existe essa mudança de saber também em outros alimentos. Gostei de saber também que a parte da cenoura em que liga o céu com a terra é a parte mais importante e não aproveitamos, temos uma ótima opção de colocar no suco.
PONTO DE MUTAÇÃO
Eu agradeço ao filme Ponto de Mutação pelo fato de ter me permitido refletir o que estamos vivendo nos dias atuais o que gerou em mim uma certa angústia. Estamos vivendo em um mundo cada vez mais doente, onde todas as ações e decisões são tomadas pensando apenas em interesses próprios. É muito importante que nos enxerguemos como um só, como um todo, temos que viver em equilíbrio com a natureza e com o próximo, pois só assim iremos caminhar para frente, rumo a um futuro promissor, caso ao contrário iremos nos autodestruir.
SEMENTE DE GIRASSOL
Eu agradeço as sementes, aos pássaros e a terra pelo fato de ter conseguido enxergar com outros olhos tudo que está ao nosso redor o que gerou em mim uma reflexão que precisamos cada vez mais comer comida de verdade e para isso não é necessário ir ao mercado, basta olharmos o que está em nossa volta. Um fato bastante curioso que me chamou atenção foi que os pássaros são muito amigos da natureza e do próprio ser humano, pois eles conseguem espalhar as sementes através das fezes e saem já quase germinando, esse caminho é perfeito, já que o ambiente ideal para elas é úmido e escuro.
CAMELOS TAMBEM CHORAM
Eu agradeço ao filme Camelos também choram pelo fato de ser um filme tão simples mas que mostra uma reflexão profunda com o nosso dia a dia o que gerou em mim um mix de sentimentos.
Gostei muito do filme. No início fiquei com o coração muito apertado de ver um filhote que tinha acabado de nascer sendo rejeitado pela mãe, e infelizmente isso acontece até com nós seres humanos. Muitas vezes os filhos são "largados" pelas mães e precisam aprender a enfrentar o mundo sozinho muito cedo.
O que também me chamou muito atenção foi o neto almejando uma TV e jogos, afinal era algo muito diferente da realidade dele e o avó logo negou dizendo que não gostava da ideia de que o neto assistisse a imagens dentro de uma tela. O que hoje acontece muito, somos apresentados à tecnologia cada vez mais cedo, carrinhos de bebê já são adaptados para receberem tablets, o que é muito triste. O contato olho no olho está se tornando cada vez mais raro.
E por fim, gostei do desfecho da historia, visto que a música foi o remédio para que a mãe pudesse aceitar seu filhote. Eu amo uma boa música e acho que resolve muito dos nossos problemas.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM CLOROFILA
Eu agradeço a clorofila pelo fato de ter conhecido os vários tons de verde que são proporcionados e ter conseguido extrai-la a partir do experimento que realizei com a ajuda da minha mãe que gerou em mim uma grande conexão com a natureza e a energia que essa substância promove.
OBS: VÍDEO EM ANEXO NO EMAIL
LA BELLE VERTE e PENSE GLOBAL
Eu agradeço ao filme LA BELLE VERTE pelo fato de apresentar alguns problemas do nosso dia a dia de uma maneira divertida que gerou em mim reflexões assim como no filme Ponto de Mutação, de que ainda temos muito o que melhorar como sociedade, precisamos viver em harmonia com o próximo e com a natureza, pois a relação que temos com estes impacta diretamente no futuro da humanidade.
Eu agradeço ao documentário PENSE GLOBAL, AJA RURAL pelo fato de abordar as questões da agricultura que gerou em mim um conhecimento de que os produtos químicos utilizados hoje na agricultura são decorrentes dos desenvolvimentos feitos na 1ª guerra mundial e que essa atividade hoje não é nada sustentável e muito menos saudável, é apenas fonte de lucro, onde é necessário o uso de fertilizantes e químicos para produzir mais ou conservar por mais tempo e consequentemente vender mais em menos tempo.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM FERMENTAÇÃO
Eu agradeço ao alimento vivo pelo fato de poder conhecer os tipos diferentes de fermentação que gerou em mim a curiosidade de visualizar tanto a fermentação do próprio alimento ou pela captura selvagem.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM DESIDRATAÇÃO NO SOL COM MASSA DE SEMENTES GERMINADAS
Eu agradeço ao amendoim e aveia pelo fato de proporcionarem um alimento nutritivo e saudável quanto esses chapatis e a cuia e que na maioria das vezes são embalados e comercializados, tornando esses alimentos vivos em verdadeiros venenos o que gerou em mim uma grande vontade de experimentar essa receita que leva alimentos tão comuns, que eu gostava muito quando era criança, principalmente o amendoim, porém nunca tinha comido dessa maneira. Agradeço também aos anjos do planeta que dão o alimento.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM ALTERAÇÃO DE TEMPERATURA
Eu agradeço a semente de aveia germinada e alho poró pelo fato de ter conseguido fazer uma sopa bem nutritiva com apenas esses dois ingredientes o que gerou em mim uma surpresa no sabor final.
Filme Agressão ao Homem/ CONEXÃO DIOXINA/ A CARNE É FRACA Instituto Nina Rosa
Eu agradeço aos filmes dessa aula pelo fato de trazerem assuntos bastantes relevantes como a indústria da carne e aspectos relacionados a químicos e agrotóxicos o que gerou em mim uma mistura de sensações. Esses filmes só reforçam a ideia de que estamos rodeados de “coisas ruins” e com certeza serve de reflexão para o nosso dia a dia. Como podemos nos livrar dessas substâncias? Qual tipo de indústria e empresa utilizam esses químicos? Como melhorar nossos hábitos alimentares?
RECONHECENDO A TERRA NO PROCESSO DE COMPOSTAGEM
Eu agradeço a compostagem pelo fato de ser uma alternativa bastante interessante para os restos de alimentos do nosso dia a dia, esse processo transforma estes em adubos de qualidade, o que gerou em mim uma vontade de ter uma área para compostagem em minha casa. Agradeço também aos “papas defuntos” serem primordiais para a compostagem, sem eles não existiria esse processo.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM MANUTENÇÃO DE TEMPERATURA
Eu agradeço a semente de cevadinha germinada, alho, aipo, uva passa e cury pelo fato de ter feito mais uma receita simples com alimentos vivos o que gerou em mim bastante expectativa pois nunca tinha comido cevadinha e gostei muito do sabor.
MASSA DE MODELAR DE COCO COM AMENDOIM E PASSAS BRANCAS
Eu agradeço o coco, passas brancas, amendoim, beterraba, abobora, couve e repolho roxo pelo fato de ter feito docinhos nutritivos e coloridos o que gerou em mim bastante felicidade, pois adorei o sabor. É uma ótima opção para as crianças, pois tem o sabor doce e o colorido com certeza irá atrai-las.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM A RAIZ DO AIPIM DESIDRATADO NO SOL
Eu agradeço ao Sumé, Deus indígena pelo fato de ter ensinado a comer o aipim de maneira correta o que gerou em mim junto com a música indígena tocada durante a aula uma sensação de estar vivendo o que os índios vivenciaram.
COLORINDO A FARINHA DO AIPIM
Eu agradeço ao aipim exposto ao sol pelo fato de ter conseguido fazer uma farinha saudável, agradeço também a lentilha germinada, pimentão vermelho, cebola roxa, coentro e limão por ter feito bolinhos deliciosos junto com a farinha de aipim o que gerou em mim uma grande surpresa pelo sabor do alimento.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM FRUTAS CITRICAS
Eu agradeço ao mamão, uva, tangerina, abacate, abacaxi e castanha do pará pelo fato de gerar pratos coloridos que gerou em mim muita vontade de comer essas frutas fresquinhas pelo fato de estarem posicionadas no prato de maneira tão harmônica, formando desenhos muito bonitos. Lembrei também da minha infância, onde comia frutas retiradas diretamente do pé quando ia ao sítio do meu tio.
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM FRUTAS DOCES
Eu agradeço ao mamão, banana, abacate, caqui e castanha do pará pelo fato de também proporcionar pratos bonitos que gerou em mim uma sensação parecida com a aula anterior. Gostei bastante dessa experiência, em específico, pois ao fazer os pratos com as frutas doces tive a companhia da minha mãe, um lado positivo do que o ensino à distância proporciona, ter a presença de familiares queridos nas aulas.
Demonstração de Festa JUNINA
Eu agradeço a festa junina, canela e banana pelo fato de ter comido uma comida típica deste evento, porém de forma mais saudável e ainda sim gostosa que gerou em mim sentimento de saudade das festas juninas que fazia em família e com meus amigos.
Comentário geral para G2: Particularmente, eu adorei essa última etapa do semestre visto que tivemos mais experimentos com o alimento vivo. Um maior convívio com minha família nessa época de pandemia foi essencial para que eu pudesse fazer esses pratos com a ajuda deles, ou até mesmo assistir as aulas já que foram gravadas. Foi até interessante o resultado das experiências que mais gostamos, pois cada um gostou mais de um prato. Meu pai gostou mais da sopa com alho porró, minha mãe da cevadinha e eu da massa de modelar com coco. Por fim, gostaria de agradecer todo conhecimento obtido nesse semestre, foi muito importante ter uma matéria na faculdade tão diferente de tudo que já vivi na Engenharia Química. Gratidão Ana!