Pesquisa sobre assentamento de moradia em condições de extrema instabilidade ambiental através da reciclagem dos resíduos ambientais e da otimização do aproveitamento dos fatores de instabilidade, transformando de modo ativo sua significação no meio em que se encontram.

A pesquisa tem por objetivo explorar as condições de existir quando os fatores ambientais oscilam entre estados extremos.

Essa experimentação se realiza através da exploração da interação sensível refletida em ações de compatibilização e, da adaptação das variáveis do entorno às exigencias das determinações do organismo.

A pesquisa se desenvolve atualmente no manguezal situado em Pedra de Guaratiba na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

    Projetos:

  • Projetos de geração de meios intermediários para compatibilização do meio úmido - ora tomado completamente pela água do mar, ora lamacento na vazante da maré - com o meio seco adequado ao modo humano de viver.
  • Projeto de captação e reserva de água potável para evitar contaminação pela água do mar.
  • Projeto sanitário usando sistema anaeróbico Imhoff.

Referências:


Citron, G. - Introduccion a la Ecologia del Manglar. Montevideo, UNESCO/ROSTLAC - 1983

Foundation for Inner Peace - A Course in Miracles Tiburon, California, USA, 1983

Kneip, Lina Maria - Coletores e Pescadores Pré-históricos Gearatiba Museu Nacional do Rio de Janeiro, UFRJ, 1985

Maciel, Norma Crud et Araújo, Dorothy S D - Manguezais do Recôncavo da Baia de Guanabara Cadernos Técnicos, FEEMA, RJ, 1979

Macintyre, A J - Instituições Hidráulicas Ed. Guanabara Dois, 1986

Novelli, Yara Schaeffer - Perfil dos Ecossistemas Brasileiros com Ênfase sobre o Ecossistema de Manguezal Instituto Oceanográfico, São Paulo, 1989

Vale, Brenda Y. Robert - La Casa Autônoma Ed. Gustavo Gili AS, Barcelona, 1977

Voltar