|
1º Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino Americano Memorial da América Latina - Agosto 2006 São Paulo SP
Gratidões Ana Branco agosto 2006 SP
3 agosto
Agradeço a Nereida ter nos recebido em Cotia , no sítio Anhangá, com aquela fartura de suco com cheiro forte de energia vital , com aquele abraço alegre...gerou em mim tanta felicidade como se eu estivesse chegando em casa.
Agradeço a Sueli estar cuidado das sementes de girassol para o suco de luz do sol. Logo que chegou mergulhou sementes na água e quando perguntei como estavam as sementes para amanhã, ela respondeu rindo...dizendo que já estavam no ar. Isso gerou em mim confiança na nossa parceria.
Suiá, agradeço sua alegria, mesmo estando se borrando de medo de estar fazendo escolhas e o que isso significa nessa sua idade... isso gerou em mim lembrar de quando vivi essa época também fiz escolhas radicais em relação as possibilidades de acasalamento.
Socorro, agradeço nossa conversa sobre o professor ignorante, aquele que permite que o aluno o ensine a cada aula. Isso gerou em mim reconhecer que alfabetizar pode ser com muitas coisas...com palavras, com as formas, com as técnicas, com o comer...
Agradeço a Inês Braconnot a frase que ela escutou de seu marido nessa semana: “ se é isso que vai te fazer feliz, vá com a minha benção”. Agradeço a chegada de Antonia, anjo que recordou no seu corpo sua vontade de viver. Isso gerou em mim reconhecer a clareza que uma neta evidencia – a vida eterna.
Neide, agradeço seu abraço alegre na chegada , cheirando a energia vital das folhas que espremia, para nos receber com o suco ...gerando em mim alegria nessa parceria.
Inês Arieira, agradeço escutar de você de novo, que seus estranhamentos em relação ao que você não entende, só tem uma raiz, seus próprios preconceitos. Gerou em mim reconhecer no nosso grupo crescer mais uma oitava acima.
Martha , agradeço sua leitura de “Eu sou a Luz do mundo” do UCEM. Gerou em mim uma verdade tão grande que eu vi você brilhando como a Luz do mundo enquanto lia, de tal maneira que mudou o clima do nosso coração, preparando-nos para a chegada em São Paulo.
Celina, agradeço compartilhar de sua capacidade de improvisação ...como fazer o molho sem os ingredientes previstos. Isso gerou em mim felicidade de tê-la como parceira.
Noel, agradeço sua oferta de montar as barracas junto comigo no Memorial, pude ouvir durante o trajeto suas confusões assim como suas clarezas em relação ao que estamos fazendo. Gerando em mim reconhecer a nossa força.
Eduardo, agradeço ver você reencontrando a paz na relação com sua mãe, isso gera em mim a certeza que a paz com a mãe de fora, a terra, ressoa com a mãe de dentro.
Julia agradeço ver a unidade amorosa de você, sua irmã e sua mãe, diante da doença de seu pai, motivo de grande impulso para que a família toda regenere. Isso gerou em mim fortalecer o agradecimento as doenças como sinais de mudança.
Gesine agradeço seu sorriso com o corpo todo quando pedi que você preparasse a comida na mesa junto com a roda. Isso gerou em mim tanta confiança em você, que sabe como eu que nesse momento o que importa é a comida ficar pronta, e que na roda , contamos com a força coletiva, onde um mais um é sempre mais que dois...
Cristina, agradeço ver seu modo gentil e delicado de agir tanto com a montagem da barraca de dormir, quanto na produção dos fermentados. Isso gera em mim muita vontade de quando crescer ser assim.
Marcio Breda, agradeço ter esquecido de você no sítio, gerou em mim confiança que quanto mais trabalho eu peço para você fazer , mais estou contribuindo para a nossa cura. Agradeço sua iniciativa em preparar a iluminação da sala de trabalho com as gambiarras. Gerou em mim esquecer de você no sítio...
Rose, agradeço sua recepção amorosa mesmo diante de nosso furacão! Com as flores nos vasos lindos! Com os abraços afetuosos, com a participação na roda de feitio. Isso gerou em mim abertura no meu coração ao ver você abrir a sua casa e seu atelier para nós.
Agradeço ao flamenguista Tomás, nossa descoberta da real-idade, tempo real, gerando em nós o desapego do que não tem mais realidade... do que agora , visto de outro modo ,é falso.
4 de agosto
Nereida, agradeço ouvir de uma pessoa na feira que os desenhos de frutas estavam orientais...gerou em mim alegria de saber que você e a Julia estavam contentes fazendo esses desenhos.
Sueli, agradeço ouvir sua apresentação de ontem, contando que o fato de ter voltado para nossa convivência, já era prova de sua revitalização. Gerando em mim gratidão pelas preces atendidas...
Socorro, agradeço ver você trabalhando na feira inteira de “lava- jato” no cafofo, lavando os azulejos e copinhos, feliz da vida brincando com água no sol quente!!. Gerou em mim compartilhar de sua alegria.
Neide, agradeço suas lágrimas quando viu as forminhas para docinhos feitas de folhas de “pata de vaca” prensadas. Gerou em mim irmandade nessa intenção que desencadeia no meu coração essa mesma emoção.
Inês Arieira, agradeço você ter dito que o que eu disse a Jussara durante o congresso era o que ela desejava e agradecia ouvir. Gerou em mim aceitar meu amor russo-mexicano...
Eduardo, agradeço a presença de seu pai na feira. Curioso, flexível e aberto as novas possibilidades que via. Parecido com você... gerou em mim ver o orgulho que ele tem de seu filho.
Gilmar, agradeço ouvir sua revitalização contando que está aprendendo inglês porque abandonou o julgamento do olhar preconceituoso para nossos irmãos do norte. Gerou em mim relembrar que quando isso aconteceu comigo.
Inês Braconnot, agradeço você escolher um lugar especial para que eu armasse minha barraca...gerou em mim ver seu cuidado e carinho comigo. Agradeço a fada madrinha que limpou o atelier que deixamos bagunçado para levar as belezuras para o congresso. Gerou em nós a alegria de saber que você já estava boa e com coragem para a lida.
Lourdes, agradeço a alegria que senti quando saí do auditório Simom Bolívar e vi você servindo o Suco da Luz do Sol , depois de ter descido ao inferno dois dias antes desse fato.Gerou em mim confiar cada vez mais no nosso moto contínuo de regenerar.
Tomás, agradeço você ter rompido com o paradigma da forma da pizza italiana, apresentando uma pizza com somente o sabor da Itália. Isso gerou em nós receber do fornecedor complicado dois abacates maduros como premio...
Marcio Breda, agradeço você ter visto a unidade no grupo e ter verbalizado. Gerou em mim gratidão por você ter insistido em vir e em ficar no sítio.
Cristina, agradeço ter descoberto que você, vindo das letras , gosta de falar. Isso gerou em mim vontade enorme de arrumar tempo pela manhã bem cedo, para permitir que nossa fala possa ser ampliada pelo corpo todo ...alongando..., dobrando.., tocando...
Suiá, agradeço ver você querendo espremer a massa da pizza rolando a garrafa de vidro sobre o tecido de voil. Gerou em mim confiar que teremos um semestre na Puc com muitas descobertas.
Celina, agradeço ouvir de você que fez a comida do mesmo modo como aprendeu com Rosana. Gerou em mim reconhecer sua capacidade de gratidão e reconhecimento, que faz com que ela esteja presente.
Rose, agradeço você ter vindo conosco para a Feira no Congresso , gerando em mim confiança na nossa irmandade lameira.
Noel, agradeço ver você dar conta de organizar o feitio do suco para uma grande quantidade de gente. Gerou em mim reconhecer que a Lourdes está bem acompanhada.
Julia, agradeço ouvir suas gratidões completas, isso é, mesmo com pouco tempo de convivência nesse grupo já é capaz de ver todas as pessoas brilhando e os efeitos desse brilho em sua própria vida.
Gesine, agradeço ouvir de você, quando disse, repetimos então a receita de ontem com beterrabas?...Graças a Deus que você teve a mesma idéia que eu diante da fartura de beterrabas colhidas...Gerando em mim , clareza que havendo comunicação , fica mais fácil dar força para as intenções dos irmãos.
5 de agosto
Agradeço a Nereida a “farra da bolsa”, diante da bolsa nova que comprou nas lojinhas do Congresso. Gerou em mim muita rizada.
Agradeço a Sueli ter liberado a toalhinha que levou para secar e produzir o tanto de capricho que tinha planejado...a brincadeira foi tão boa que ela esqueceu de usar a bedita toalhinha . Isso gerou em mim ficar feliz de vê-la tão contente.
Agradeço a Socorro recordar a frase de Manoel de Barros “tudo que eu não invento é falso”. Isso gerou em mim lembrar de meu avô Zé Branco que certamente concordaria com isso.
Agradeço ouvir da Neide sua constatação sobre a ampliação da maturidade do grupo da Feira de Desenho Vivo. Gerou reconhecer que é isso mesmo, concordando com ela, estamos uma oitava acima do congresso anterior.
Agradeço a Inês Arieira ter reservado massa de oleaginosas para nossa refeição a noite. Gerou a possibilidade de saborear uma delícia com a cocada feita com “baba do conde”.
Agradeço ao Eduardo conhecer sua irmã pequena, a mãe dela e seu pai. Gerou em mim felicidade de vê-la bebendo suco da luz do sol com alegria.
Agradeço ao Gilmar sua produção do “camarim com suíte” atrás do cafofo onde estava instalada a Feira do Desenho Vivo no Memorial...gerou em mim amor e tranqüilidade quando você está por perto, pois já sabemos que você cuida do bem comum.
Inêz Braconnot, agradeço você ter acordado boa e ter ido pro “lava-jato”brincar de lavar tacinhas e azulejos durante a feira. Gerou em mim felicidade de ter passado o susto que levei pela manhã. Agradeço você ter consertado o feicho éclair do saco de dormir, gerou em mim dormir bem agasalhada durante a noite.
Marcio, agradeço a caixa de papelão que você produziu para escurecer o ambiente em volta da tela do lap top que estava projetando os filmes Biochip. Gerou em mim muita ternura por esse gesto que soma ao coletivo.
Cristina, agradeço ver você hoje mais segura do que ontem. Gerando em mim alegria de acompanhar sua transformação.
Rose, agradeço a fada madrinha que harmonizou os utensílios utilizados para a produção a ser oferecida na feira durante o congresso. Gerando em mim alívio por ganhar mais esse tempo para as outras tarefas.
Celina, agradeço você ter aceitado fazer a pasta de rúcola. Gerou em mim cumplicidade diante da fartura que foi colhida.
Julia, agradeço ver os botõesdo INR que você comprou para sua família. Gerou em mim lembrar que também quero levar presentinhos para as netinhas.
Gesine, agradeço você ter dito que já está sem dor de cabeça...gerou em mim vontade que você não tenha nunca mais.
Suiá, agradeço nossa tentativa de cantar o forró do Suco no ônibus, gerando a lembrança de nossa viagem pro Fórum Mundial Social em Porto Alegre.
Tomás, agradeço a “corrida do atrazo”, atravessando a galope as barracas dizendo que era para tirar o atrazo...gerando em nós todos muita rizada. Ao seu lado meu fígado agradece...
Lourdes, agradeço ver você no seu “tono de rainha” espremendo o Suco de luz na Feira. Gerando muita confiança e paz no meu coração quando vejo você nesse lugar.
Martha, agradeço você dizer na volta do casamento, que durante essa festa você se sentiu um “peixe fora dágua”. Gerando alegria de ver o quanto você se sente diferente aqui. Agradeço ver você contente guardando o dinheiro da feira, gerando em mim alivio dessa tarefa.
6 de agosto
Nereida, agradeço seu contato com Nina Rosa para facilitar levar os filmes do INR para distribuir tanto no Rio quanto em Porto Alegre, gerando em mim ver o quanto você é jornalista, se encanta com a ampliação da comunicação.
Sueli, agradeço você olhar para meu avental e se oferecer para trocar pelo seu porque estava mais limpo. Isso gerou me sentir cuidada por você e com isso poder ir para a apresentação da pesquisa mais arrumadinha.
Inês Arieira, agradeço ver você contanto a história da “enxurrada dágua” com tanta emoção e alegria que fiquei com vontade de ver você contanto uma historia de semente para as crianças na Feira. Logo descobri que a minha vontade e a de Deus eram uma só...a dupla Inês e Socorro fizeram isso acontecer na hora.
Eduardo, agradeço o som de “beat box” que você fez com as mãos na boca durante a Festa dos Reis, gerando em mim vontade de aprender e brincar com as netas. Agradeço a fogueira que acendeu gerando em nos todos possibilidade de esquentar o corpo antes de deitar na barraca.
Gilmar agradeço a “mesa ” que você improvisou no cafofo para o banquete, gerando em nós a Festa dos Reis. Agradeço as rizadas na roda, gerando em mim ver como você está contente.
Inêz Braconnot , agradeço você diante da torta de banana, debruçar como criança na mesa dizendo que ia chorar...por ter deixado de comer isso por dois anos. Isso gerou em mim confiança na sua escolha.
Marcio, agradeço seu cuidado com a Lourdes enquanto se preparava para ir ao encontro de sua mãe que estava no hospital no Rio. Gerou em mim encantamento de ver como você foi gentil e amoroso com ela.
Cristina, agradeço você ter descoberto o silencio na Feira sem precisar dar muitas explicações que são desperdiçadas. Isso gerou em mim ver que você está cada dia mais atenta.
Celina, agradeço você se oferecer para ficar no lugar da Lourdes na barraca de suco, gerando em mim felicidade em poder contar com sua flexibilidade.
Socorro, agradeço saber que você também é contadora de história e que imediatamente inventou junto com a Inês uma história linda das sementes estrelinhas! Gerou em mim tanta alegria em esperar ver isso acontecer na terça feira, quando chegam as crianças agendadas para a oficina de modelagem com massa comestível .
Rose, agradeço sua surpresa com as tortas, levando pedaços para que sua filha comesse em casa, isso gerou em mim realizar que você gostou mesmo do que foi oferecido.
Noel, agradeço nossa conversa sobre o uso de adjetivos usados durante as gratidões. Concordando que eles encobrem o conhecimento adquirido com as surpresas vividas. Gerando em mim uma vontade enorme de ler seus próximos textos.
Julia, agradeço você me oferecer sua calça emprestada pois não trouxe roupa fresca. Gerou em mim ficar contente de estar naquele veranico de agosto em São Paulo com roupa leve.
Tomás, agradeço o gesto que você faz com a mão indicando o local onde tem tomado banho...do pescoço para cima...e que só toma banho no rio ....gerando em mim muita rizada.
Gesine, agradeço ver você pela primeira vez pedir silencio na roda de gratidões gerou em todos um silencio absoluto...gerou em mim reconhecer o seu poder de comunicação e ver que você está ficando cada dia mais livre.
Suiá, agradeço você cortar morangos para a torta reconhecendo as diferenças da época em que você era feirante. Isso gerou em mim realizar as transformações que estão acontecendo. Agradeço sua frase:” pode deixar que eu decido isso”, durante a escolha dos materiais para serem usados na pizza. Gerando em mim felicidade de ver sua autonomia.
Tomás, agradeço a troca de gorro do Flamengo pelo do Fluminense em homenagem a Socorro ( que é Fluminense), pois você estava muito feliz com a sua participação nesse dia...gerando em mim igual emoção .
Martha, agradeço sua flexibilidade aceitando o recheio de brócolis, abacate e inhame para seu pastel de trigo. Gerando em nós todos saborear um recheio tão delicado.
Neide, agradeço você dizer que topa participar do congresso de medicina natural em Curitiba na hora em que fomos convidados...gerando em mim poder aceitar esse convite com a certeza que estar sendo apoiada.
7 de agosto
Nereida, agradeço sua felicidade contando sobre o contato que fez com produtor de “semillas uruguaias”. Gerando em mim igual alegria ao ver a sua.
Sueli, agradeço ver sua força suportando as taboas que caíram nas suas costas...e como fui eu quem armou essa “cabana instável” ao lado de sua mesa de trabalho para proteger você do sol quente . Gerando em mim lamento por não estar na hora perto de você para ajuda-la.
Socorro, agradeço sua descoberta de que o pé machucado foi um pretexto da Vida para que você não precise voltar para o Rio e com isso possa receber na terça feira as crianças para a oficina de massa de modelar comestível com as crianças paulistas. Gerando em mim alegria com essa possibilidade.
Neide, agradeço ver seus olhos marejados quando falava do texto do Curso em Milagres que foi lido durante a travessia. Gerando em mim a mesma emoção.
Inês Arieira, agradeço ouvir sua fala defendendo o Noel no episódio da contagem das maçãs , como se eu o tivesse atacado. Quando estávamos com o tempo apertado para procurar por elas. Gerando em mim realizar como a emoção interfere na comunicação.
Eduardo , agradeço a quantidade farta que você ofereceu de suco hoje na feira. Gerou em mim poder me deliciar varias vezes.
Inês Braconnot, agradeço o buquê de calendulas que você arrumou para nossa mesa de trabalho. Gerando em nos a harmonia proposta por elas.
Marcio, agradeço sua tentativa em dar de comer para a equipe durante a feira. Gerou em mim ver sua alegria em fazer isso.
Celina, agradeço seu beijo e abraço afetuoso de tanto contentamento no fim da feira. Gerando em mim igual sentimento.
Rose, agradeço saber que você está com vontade de ir para o Rio de Janeiro fazer o Curso Convivência com o Biochip. Gerando em mim esperança em encontrar com você lá.
Noel, agradeço nosso trabalho conjunto em preparar os ingredientes para o suco que me permitiu desfazer julgamentos...quando procurava pelas maçãs na caixa e não as encontrava. Falei indignada : será que o Noel comeu todas? E logo depois as encontro já de molho na água para serem lavadas.
Agradeço a Julia, ter lembrado de pegar as roupas que estavam penduradas na corda no sol para secar. Gerou em mim poder agasalhar meu pé a noite com a meia bem sequinha.
Gesine, agradeço sua comida deliciosa sendo oferecida juntamente com seu silencio sorridente. Gerando em mim realizar que somente os mestres fazem isso.
Suiá, agradeço a pizza especialmente ensolarada que você serviu para os feirantes no fim do dia.Gerou em nós sabor quentinho e gostoso.
Agradeço a Martha, aceitar fazer as contas do custos dos alimentos, assim como dos recebimentos...Gerando em mim alívio por não precisar fazer essa tarefa.
8 de agosto
Nereida, agradeço você ter descoberto como fazer com as mãos e a respiração o som do Bit Box que o Eduardo está nos ensinando. Gerou em mim muita vontade de aprender para ensinar as minhas netas.
Sueli, agradeço ver você com a pele morena de sol e os olhos brilhando de alegria. Gerou em mim a certeza de que sua vinda foi abençoada.
Socorro, agradeço ver você contente preparando as massinhas coloridas para as crianças, catando as folhas para fazer a fogueira com elas, o pé sem dor, e a notícia de que elas não vem...o pé começa a doer de novo. Gerou em mim reconhecer Manoel de Barros “o que eu invento é verdade”.
Inês Arieira, seu cuidado e carinho comigo dizendo para que eu comesse um docinho sozinha e fosse dormir. Gerou em mim muita ternura esse seu gesto diante do dia intenso que tivemos.
Neide, agradeço ver sua dificuldade na hora da partida para Londrina querendo muito ficar para voltar no ônibus com a gente... Gerou em mim a certeza de que esse congresso foi determinante para algumas mudanças na nossa vida.
Eduardo, agradeço você ter paciência para nos ensinar a soprar com as mãos o Bit Box. Gerou em mim uma brincadeira com graça. Agradeço você falar que seu pai só faltava um empurrãozinho para comer junto com gente, e que isso você vai fazer nas próximas semanas.
Inês Braconnot, agradeço a massagem de óleo vegetal perfumado que meu corpo bebeu e relaxou permitindo que eu voltasse para a roda . Gerou em mim poder fechar o dia com sono, porem com muita alegria.
Marcio, agradeço você contar que cada vez que assiste a apresentação Biochip relembra da emoção que sentiu pela primeira vez. Gerou em mim a mesma emoção.
Cristina, agradeço o carinho com que me ofereceu água e comida na Feira. O carinho e a gentileza de segurar a lanterna para iluminar a barraca enquanto eu me agasalhava . Gerou em mim dormir como um anjo me sentindo amada.
Celina , agradeço você dizer que podemos viajar para o Rio na madrugada de quarta feira,Gerando em mim ver o quanto você está feliz em ficar mais um dia nesse paraíso.
Rose, agradeço você botar o elástico nas panelas furadas enquanto as pessoas esperavam para poder levar para casa e começarem a espremer seus próprios sucos. Gerou em mim gratidão pela sua parceria incondicional.
Noel, agradeço você contar que foi ao supermercado e resistiu ao pão de queijo. Gerando em mim reconhecer que você estava nutrido com o que vem comendo junto com a gente.
Julia, agradeço o bilhete carinhoso que você entregou junto com a roupa que você recolheu da corda no sol. Gerando em mim ternura no coração em estar ao seu lado.
Gesine, agradeço você perguntar duas vezes se eu queria comer da sua comida. Gerou em mim duas vezes mais prazer.
Suiá, agradeço você ter feito aquele desenho com a massa de trigo colorida de várias cores...ficou tão lindo que muitos visitantes fotografaram. Agradeço você manifestar sua participação no bloco que faremos no carnaval 2007. Gerou em mim certeza que esse bloco vai acontecer.
Martha, agradeço a proporção deliciosa de alecrim com pimentão vermelho com que você enfeitou o pãozinho que ofereceu. Gerando em mim reconhecer sua delicadeza demonstrada nessa oferenda.
Tomás, agradeço a presença de “Gisele Bunchen” na Feira de hoje, diante do calor e da pouca roupa fresca que trouxemos... Gerou em “Terezinha” a alegria de ter companhia para o carnaval 2007.
|
|
|||
|
|||||
e-mail: ana.branco@uol.com.br |
|