Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

PUBLICAÇÕES

 

Diante  dos "desertos verdes", resultado da produção de clones de eucalipto responsável pela  industria de celulose que vem desequilibrando a  vida na terra a passos largos....  optamos por divulgar os resultados da pesquisa  Biochip pela internet, onde as informações podem ser atualizadas a cada nova descoberta favorecendo  o bem comum. ( Via Campesina)*
 
As publicações que estamos produzindo estimulam a leitura ágrafa, onde o aprendizado é resultante de experiência vivida.
 
São tres os volumes de nossas publicações as  panelas  furadas...
 
Ao espremer o conteúdo com suas próprias mãos são estimuladas as trocas de informações entre você e os modelos vivos utilizados: as sementes germinadas, as frutas, os legumes e as verduras .  
Permitem ao leitor usar as mãos, censor humano com grande numero de terminais nervosos, despertando e favorecendo  as transmutações biológicas  desejadas pelo seu proprio organismo.  ( Kervan, Salvatore de Salvo ) *

 

 

O reino dos céus é comparável a uma rede...junta o que é bom...

 Mt 13, 47

 

 

JOGO DE PANELAS FURADAS

 

O que é?

 

O jogo de Panelas Furadas é um conjunto de três processadores manuais flexíveis. O jogo permite experimentar a diferença da forma mudando o sabor ao espremer frutas, legumes ou verduras separando fibras, sementes ou cascas de líquidos em três gradações diferentes.

 

Cada Panela Furada tem um tamanho de abertura na trama da tela flexível;

 

Panela furada número 1 ______0,16mm

Panela furada número 2 ______2mm

Panela furada número 3 ______3mm

 

Pode-se obter passando através delas desde líquidos (nº 1) até cremes (nº 3) ao espremer através das telas o conteúdo com as duas mãos sob um recipiente.

 

Com o jogo de Panelas Furadas a textura de uma receita viva pode ser especificada e comunicada através da identificação da granulometria dessa textura, isso é, a medida do vazio da trama de cada uma delas 0,16mm, 2mm ou 3mm, permitindo a reprodução do experimento e a comunicação das texturas. Assim podemos reproduzir texturas semelhantes às obtidas a partir do cozimento do amido na alimentação convencional , sem no entanto , produzir acrilamida ( Neri, Valeria)*, recordando a memória afetivo saborosa . (Maturana)*

 

 

O uso das mãos no preparo dos desenhos vivos não somente permite o contato direto com a informação viva como também o uso desses utensílios torna lúdico e prazeroso o preparo dos alimentos compartilhado por várias idades e estados do humano.

 

Como são usadas as Panelas Furadas?

 

Como o conjunto permite a variação das texturas e dos sabores, novos usos estão sempre sendo descobertos. Aqui estão alguns usos que já experimentados:

 

Ao espremer 3 pedaços de melancia, um em cada Panela Furada. quanto mais fina a trama, (0,16mm) mais doce e líquido fica o suco. Com isso a melancia pode ter mais 3 sabores, além daqueles a que estamos habituados.

 

A Panela Furada nº1 é usada para obter líquidos como o suco da Luz do Sol, depois de processado no liquidificador. Sucos de frutas bem maduras sem casca podem ser feitos diretamente espremendo com suas mãos as frutas dentro da Panela Furada: maracujá, fruta do conde, abacaxi, morango, acerola e até laranja.

Também podemos usá-la para diminuir a quantidade de líquido e favorecer a desidratação, como por exemplo ao fazer farinha de mandioca: ralamos a mandioca bem fininha, esprememos o líquido na Panela Furada nº1 e espalhamos o conteúdo numa peneira grande forrada com uma pano, deixando exposto ao sol forte.

 

Panela Furada nº2 é usada quando se quer uma textura mais cremosa e uniforme. Por exemplo, goiaba batida no liquidificador com abacaxi pode ser passada na 2mm. Ela retém as sementes da goiaba e as fibras do abacaxi. A manga, por exemplo, pode ser descascada e diretamente espremida na 2mm.

 

Panela Furada nº3 é usada para favorecer texturas semipastosas, por exemplo a banana ou o abacate que passados na 3 resultam num creme com alguns grumos. Nesses casos a Panela Furada retém no seu interior somente o que não ultrapassa a 3mm de tamanho, mudando a forma e o sabor dessas frutas.

 

Como posso fazer o jogo de Panelas Furadas?

 

Panela Furada número 1 é obtida a partir do tecido voil de 0,16mm de abertura.

 

Panela Furada número 2 é obtida a partir da “tela ou malha esportiva” de 2mm de abertura.

 

Panela Furada número 3 é obtida a partir da tela “albercan” de 3mm de abertura.

 

Os tecidos escolhidos são 100% sintéticos pois eles não absorvem umidade e favorecem a manutenção e a higiene.

 

Cada Panela Furada é feita a partir de uma circunferência de tecido de 50 cm de diâmetro e um elástico roliço n.2 de 80cm de comprimento.

 

Você vai precisar de uma tesoura afiada, uma vela, um molde de papel (1/8 de círculo de 50cm de diâmetro) e um incenso.

 

Corte o tecido em quadrados de 50X50cm, caso sua largura seja 1,50m ou 3m.  Para cortar um círculo, pegue esse quadrado, dobre em quatro sem a preocupação de alinhar as pontas. Agora dobre na diagonal do quadrado. Posicionando a ponta do molde na parte do tecido correspondente ao meio da circunferência, alinhe a outra extremidade arredondada do molde com a menor borda do tecido. Corte o tecido seguindo o arredondado do molde.

 

O voil é um tecido que desfia facilmente, por isso passamos a vela por toda a sua borda aproximando-a da chama. Os outros não precisam disso, pois são malhas e não desfiam.

 

Com o incenso faça pequenos furos ao longo de toda a borda do voil com uma distância de 3 dedos entre eles e de um dedo da borda. Passe o elástico de 80 cm por esses furos, e dê um nó na ponta, que pode ser ligeiramente queimada para não desfiar. Os demais tecidos já têm furos com largura suficiente para passar o elástico e para facilitar, use uma agulha de tapeçaria. Está pronta a sua Panela Furada!

 

O JOGO DE PANELAS FURADAS NA FEIRA DO DESENHO VIVO

 

A simplicidade da forma e de sua obtenção desencadeia nos usuários a vontade de produzir as Panelas Furadas manualmente. A cultura relacionada aos coadores de tecido até hoje é artesanal, e é nas feiras livres que esses objetos podem ser encontrados.

 

Em uma das tendas da Feira do Desenho Vivo, está instalada a oficina onde o processo de confecção das Panelas Furadas é exposto e construído pelo visitante de forma solidária, isso é, durante a construção da primeira Panela Furada ele aprende, na construção da segunda Panela Furada ele solidifica seus conhecimentos e agradece o aprendizado oferecendo uma das Panelas Furadas construídas para quem o ensinou, permitindo então que os custos com o material utilizados sejam resgatados. O público da feira opina e comenta sobre as Panelas Furadas, compartilhando novas maneiras de usá-las e outras formas de fazê-las, assim é o desenho coletivo. 

 

 

* veja bibliografia no braço Convivências com o Biochip


voltar

Projeto Panelas Furadas


Clique nas fotos para vê-las ampliadas


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version