Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

Visite o site da PUC-Rio                                                     Visite o site da PUC-Rio

 

RELATÓRIO DA VISITA ESCOLA NA FEIRA DO DESENHO VIVO

por Rosimeri nascimento em 13/09/12


E. Municipal Sobral Pinto - Jacarepaguá

Professora: Denise e Eduardo


turma: 1801 Idades: 13  à 16 anos DAS 10 AS 12H


Agradeço a professora Denise apresentar os alunos pra mim e para Ana dizendo que eram suas flores. Gerou em mim encantamento em ver seu olhar afetuoso para os alunos que correspondiam da mesma forma para todos nós. Gerou em mim acreditar que eles eram as flores que São Benedito das flores tinha enviado para a feira no dia dele.


Agradeço aos alunos pela atenção e participação na hora da apresentação das verduras, gerando em mim satisfação em poder me comunicar com uma turma interessada nesse assunto. Gerou em mim desejo de que eles experimentem variedades de verduras depois dessa visita.


Agradeço a aluna que estava filmando a visita da turma na feira, apoiada pelos colegas, que abriam espaço para o trabalho dela. Gerou em mim encantamento pelo interesse dos alunos em registrar a visita da feira do desenho vivo, motivados pela professora.


Agradeço os alunos pelo olhar curioso para o funcho, tanto para o nome, quanto pelo seu formato. Gerou em mim graça em ouvir um aluno dizer que daria o nome de "matinho" quando eu perguntei qual nome eles dariam se vissem o funcho na horta.


Agradeço aos alunos por curtirem a brincadeira de identificar as sementes pelas placas com os nomes que eu mostrava. Gerou em mim contentamento por vê-los motivados com essa sugestão.


Agradeço a aluna que reconheceu a maioria das sementes sem a ajuda das placas, dizendo que na sua casa tinha um passarinho. Gerou em mim gratidão a ela para continuar a apresentação da germinação das sementes, dizendo que ela podia comer as mesmas sementes que o passarinho dela.


Agradeço ao aluno que ficou interessadíssimo em aprender a germinar o girassol, depois de ter experimentado a semente. Gerando em mim contentamento por ouvi-lo repetir o processo algumas vezes, perguntando se estava certo. 


Agradeço aos alunos pelos olhares atentos e comentários doces sobre o aroma das hortaliças, na hora que a Ana preparava o suco. Gerou em mim contentamento de partilhar esse momento com alunos respeitosos e abertos aos experimentos.


Agradeço a professora Denise o aos alunos por me incentivarem a cantar com eles a música dos Tupi- Guaranis antes de brindar o suco. Gerou em mim gratidão a eles  por tornar esse momento mais completo, homenageando nossos ancestrais.


Agradeço as alunas por vê-las de boca aberta ao olhar os desenhos de fruta da Márcia, dizendo; " Que lindo! ". Gerando em mim ternura por ver a delicadeza como pegavam o desenho para saborear em dupla.


Agradeço aos alunos pela ajuda no transporte das barracas para os pilotis, na hora que a chuva apertou. Gerou em mim Gratidão por ver a atitude gentil e ágil de todo o grupo, um verdadeiro mutirão apoiando os voluntários.


Agradeço a professora Denise que organizou a turma para irem ao banheiro e depois partirem para o ônibus. Gerou em mim gratidão por sua parceria responsável em relação ao cumprimento do horário de saída. Gerou em mim um gostinho de quero mais com essa turma e professores nota 10.



Aí vão as gratidões da quinta feliz.. Um dia que a chuva fez a gente mudar de lugar mas nos deu belas surpresas.

                                                                                                                    bjs Rosi


 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version