Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

Visite o site da PUC-Rio                                                     Visite o site da PUC-Rio

 

RELATOS DA VISITA ESCOLAS FEIRA DO DESENHO VIVO

por Rosimeri Nascimento em 03.04.14

 

Escola Municipal Afrânio Peixoto - Andaraí

Professoras; Claudia e Claudia Cristina e diretora Carmela.



Das 10 às 12h

Idades: 06 à 07 anos Turmas; 1101 e 1201



Agradeço as crianças por vê-las organizadas em fila, acompanhadas pelas professoras e diretora da escola. Gerou em mim tranquilidade em recepcionar uma equipe bem orientada.



Agradeço o aluno que me disse que gostava de cebola quando chegou, e na hora do reconhecimento das hortaliças. Gerou em mim graça por ouvi-lo dizer isso com um ar de coragem.



Agradeço a diretora Carmel por lembrar aos alunos que eles já conheciam o sabor da abóbora, pois já tinham comido na escola. Gerou em mim gostar de saber que eles comem hortaliças nas refeições.



Agradeço aos alunos por me pedirem para sentir os aromas das ervas manjericão e tomilho. Gerando em mim ficar atenta aos que estavam longe de mim numa roda lotada de cabecinhas.



Agradeço ao aluno por dizer que a gente também cresceu quando ficou dentro da barriga da nossa mãe. Foi na hora que eu estava explicando sobre a primeira fase da germinação das sementes na água. Gerou em mim encantamento sobre sua observação.



Agradeço aos alunos ouvir seus comentários após provarem a semente de girassol germinada. "Que delícia!", " pode me dar mais um?", " escorrega, né tia?", “não senti gosto de nada", " Tem gosto de amendoim". Gera em mim gostar de ver as diferentes reações das crianças diante desse experimento.



Agradeço a professora por vê-la surpresa e sorrindo sem saber o que tinha acabado de cair em cima dela. Gerando em mim sorrir com todos e lhe dizer que tinha sido batizada pelo pé de jamelão.



Agradeço as crianças que aceitaram um copinho de suco depois que todos os colegas tinham recebido. Gerou em mim alegria de brindar o suco da luz com muitas mãozinhas.



Agradeço as crianças me perguntando se a língua delas estava vermelha após a prova do suco cor de uva que a Ana tinha feito. Gerando em mim graça por vê-las satisfeitas, quando eu fazia sinal positivo. 



Agradeço as crianças ver seus desenhos fartos de frutas nos azulejos, formando uma mandala bem colorida. Gerou em mim contentamento por observar que a maioria aprovou o sabor das cores, também aprovada pelas professoras, que as incentivavam a saborear.



Agradeço a diretora e as professoras que participaram ativamente das atividades propostas aos alunos com entusiasmo e organização. Gerou em mim gratidão pelo apoio e parceria nos trabalhos com os alunos na Feira do Desenho Vivo.



 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version