Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

Visite o site da PUC-Rio                                                     Visite o site da PUC-Rio



Por Luiza Dreyer

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif



Agradeço às crianças por me falarem que a lentilha parecia M&M, e depois que parecia remédio. O que gerou em mim reconhecer a importância desse trabalho de gerar encantamento e trazer referências da nossa natureza, pois a maioria das crianças trazem referências de produtos industrializados com seus formatos, cheiros e cores, quando a fonte de inspiração para todos esses formatos cheiros e cores veio da natureza. Agora, parece que as crianças acham mais "natureza" um M&M do que uma lentilha, é mais comum para elas.

Agradeço às crianças pelo fato de me apontarem um pássaro no céu enquanto eu contava o segredo dos pássaros, o que gerou em mim agradecer pelo exemplo prático e pela imediata associação dos alunos com a "teoria" que eu estava passando, tornando nossa troca mais dinâmica e presente.

Agradeço às crianças pelo fato de reconhecerem quase todos os produtos da feira orgânica, o que gera em mim esperança em perceber que o assunto era interessante para eles!

Agradeço às crianças por recorrentemente tocarem os produtos da feira mesmo eu pedindo para que não tocassem, gerando em mim perceber que naquela desobediência tinha algo de precioso: elas estavam me mostrando que queriam ir além da visão, queriam fazer um reconhecimento com o tato também. E gerou em mim lembrar que que as mãos são a área do corpo que tem a maior quantidade de neurotransmissores, aonde recebemos e passamos muitas informações. Com isso, entendi que para que eles trabalhassem junto comigo, precisava conquista-las com o tato, o paladar, o olfato... e não só a visão!

Agradeço às professoras pelo fato de ficarem atentas ao processo do suco, o que gerou em mim reconhecer que um bom professor é aquele que nunca deixa de ser aluno.

RELATOS DA VISITA DOS ALUNOS EM República da Colômbia durante a FEIRA
DO DESENHO VIVO ,Por Rosimeri em 26/04/17

Professora : Raquel Mendonça T1402
Idades : 08 a 14 anos

Agradeço as crianças por encontrá-las produzindo seus desenhos, gerando em mim gostar de ver muitas borboletas que levei para oficina do dia.

Agradeço aos alunos por vê-los cheios de vontade de experimentar seus desenhos, gerando em mim sentir vontade igual pois o cheiro estava muito convidativo.

Agradeço aos alunos pela mandala amarela e cheia de detalhes verde, roxo e laranja que produziram juntos. Gerou em mim ficar admirando o registro e pensar na energia do sol que tem a mesma cor e gera isso tudo.

Agradeço aos dois alunos que não quiseram participar da oficina de desenho mas foram ver os desenhos dos amigos, gerando em mim saber que estavam curtindo aquela atividade do jeito deles.

Agradeço a professora Raquel pela segunda visita a feira, gerando em mim alegria por compartilhar esses momentos com a turma.

Rosi


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version