Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

Visite o site da PUC-Rio                                                     Visite o site da PUC-Rio



Visita da EM Republica da Colômbia a Feira do Desenho Vivo

no dia 3.5.17 Turma 1602 Prof Viviane Xavier

GRATIDÕES Luiza Dreyer

Agradeço à professora Viviane por ter conversado com os alunos antes da visita, pedindo para que eles abrissem a cabeça e o coração para aprender coisas novas. Gerou em mim encantamento por perceber que os alunos entenderam (e muito bem) a conversa, e alegria por perceber a importância de um professor que se faz presente, que interage e possui o respeito de seus alunos.

Agradeço à professora Viviane por reconhecer que a Rosi tem um tom de voz mais baixo, diferente do meu e do dela, e pedir para que os alunos ficassem em silêncio para ouvir o que Rosi tinha a dizer. O que gerou em mim gratidão pela sensibilidade da professora, por no mesmo momento que foi dar essa mensagem começar a usar um tom de voz mais baixo para que os alunos entendessem que dali em diante seria assim.

Agradeço à unica criança que soube identificar o que era uma Feira Orgânica, gerando em mim reconhecer que da próxima vez que essa pergunta for feita outras crianças saberão dizer!

Agradeço às crianças por experimentarem orégano fresco, o que gerou em mim felicidade em mostrar de onde vem aquele farelinho de orégano que elas veem na pizza. Gerou em mim lembrar que eles gostam de estímulos sensoriais que incluam não só a visão, mas também o tato, o paladar, a audição...

Agradeço às crianças pelo fato de sacudirem a cabeça junto quando eu comecei a sacudir minha cabeça para mostrar minhas folhas, o que gerou em mim me contagiar com a alegria e surpresa delas ao perceber que tinham folhas também!!

Agradeço às crianças por me apontarem aonde que fixam seus galhos, seu tronco e suas raízes, gerando em mim reconhecer que esse é um conhecimento intuitivo... É só se conectar que eles já entendem tudo!

Agradeço às crianças por me apontarem um mico enquanto eu mostrava as partes da nossa árvore, gerando em mim dizer que também temos uns miquinhos na cabeça: os piolhos! Gerando em mim reconhecer que o que para alguns pode ser tido como um aluno distraído, para outros é o que pode trazer elementos surpresas para a aula.

Agradeço à Rosi pelo fato de ter deixado todas as frutinhas e as cores provinhas para as mandalas de frutas, gerando em mim entender que nosso trabalho começa em casa e mora nas pequeninices, no tempo que podemos dedicar, na gratidão que sentimos por fazê-lo.


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version