Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Placar e Gol para chutar na areia

Equipe:

Maria vitória Scholte de S. Vianna - vickscholte@yahoo.com Amilton Silva de Macedo - night02@gmail.com

 

Grupo Social:

Marcelo Mendes

Escola carioca de Esportes de praia,

Praia do Leblon, Rio de Janeiro.

 

            O projeto foi feito na Escola Carioca de Esportes de Praia, situada na praia do Leblon, com o professor Marcelo Mendes, que por sua vez é professor de futebol feminino na praia.

            A aula começa com um aquecimento, no qual as alunas correm, fazem abdominais, flexão, etc. Depois treinam chute a gol, drible, velocidade, mira, passe e domínio. No final é feito um jogo de 20 minutos, divididos em dois tempos de 10.

            Coletamos diversas palavras e a partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Marcelo Mendes reconhecemos como objetivo para projeto: "pega, corre, gira, passa e chuta".

            A atividade mais relacionada com a frase é o jogo. Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor identificamos sua intenção de dar maior importância à mira e o ato de fazer o gol, sendo assim foram feitos traves de gol e placares, traves que justificam o ato de fazer o gol e os placares que são a conseqüência.

            Ficou decidido então que seriam feitos dois placares e dois gols. Todos possuem uma estrutura de bambu desmontável, e os placares são feitos de pano, pendurados no bambu antes da estrutura a ser montada. Estão sendo usados para marcar o placar dos jogos, reduzir o campo para jogos menores e treinos de mira.

            O projeto nos ensinou muitas coisas.

            Amilton: O projeto pra mim foi muito importante não apenas pelo fato do aprendizado com diversos materiais tais quais tecidos e bambu e utilização de certas ferramentas, mas também pra acordar pra vida. Após o projeto minha vida mudou, muita coisa entre meus hábitos, a timidez, a atenção, o que me ajudará no futuro, seja próximo ou distante.

            Maria Victoria: O projeto me fez aprender a costurar, cortar bambu, mexer com ferramentas nunca antes nem vistas por mim, além de ter que lidar com pessoas muito diferentes. O mais importante foi perceber que é com errando que se aprende. Enfim, o projeto foi uma experiência de convivência e apredizado.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version