|
Melhorando com chocalho
Equipe:
Stephanie Marie Eua s_marie@ig.com.brVictor José A. M. Ferreira byvictorjose@hotmail.comGrupo
Social: Professor Paulo PereiraEscola de Futebol Paulinho PereiraPraia do Leblon, posto 11, LeblonNosso projeto foi realizado na escolinha de Futebol de areia Paulinho Pereira, na paia do Leblon (posto11), com o professor Paulo. Ele é o professor e dá aulas de futebol de areia para crianças. Acompanhamos durante um semestre as aulas, onde foram realizados alongamentos e exercícios que ajudam as crianças no controle da bola no futebol, e no final de cada aula sempre acontece um jogo para botar em prática tudo que as crianças aprenderam ao longo das aulas. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular do professor Paulo, reconhecemos pelo tema para o projeto: "A Bola leve faz ponto para o time". Podemos observar esse conceito através das aulas dele onde que o objetivo do futebol é o gol. E a leveza estaria no produto ser prático. Foram desenvolvidos objetos para ajudar nos exercícios de controle da bola, para ajudar nos jogos de futebol, nas marcações do campo e do gol, objetos para suportar o calor e na definição do jogo. O professor utilizou apenas o que ajudaria ele com as crianças. Como ele precisava de um objeto que motivasse as crianças no jogo e que atraísse olhares de fora para assistirem ao jogo decidimos focar o projeto aí. Notamos um entusiasmo da parte de Paulo nesse certo ponto. O gol é o objetivo do futebol, como todos sabem. E tendo em vista que eles marcam quantos gols foram feitos na partida na cabeça. E as crianças teriam que ter alguma coisa que os motivasse. Com tudo isso em vista desenvolve um placar de futebol de areia. Como esse placar é para ser usado na praia tivemos que desenvolver um placar que resista ao clima, e que seja bastante prático. No início o placar seria feito de um tecido sintético, que seria fácil de secar caso molhasse. O professor tinha gostado muito dessa alternativa, mas resolvemos levantar alguns estudos a mais. Desses estudos, descobrimos que um placar feito de plástico seria muito melhor para o local, pois era muito mais fácil de secar, muito mais prático e resistiria muito mais ao tempo. A primeira tentativa para o produto final, a base tinha dois tubos de a.v.a. e era montado em formato de "T" e para marcar os gols fizemos dois blocos de números em folhas de papel de raio-X. Como a conclusão não foi muito boa, tivemos que arranjar um meio que o placar ficasse mais prático cortamos o tubo principal em dois, de modo que se encaixem e fizemos algumas melhoras nas finalizações. Corremos O placar fica cravado na areia a cada jogo, no término de cada jogo o professor Paulo desmonta-o todo, coloca na mochila dele e leva pra casa numa bicicleta. Essa experiência serviu para respeitar mais o trabalho do outro. Observamos dedicação e esforço e até mesmo com a ocasional falta de tempo e paciência do professor. São coisas da vida adulta que estamos aprendendo. Tomamos compromissos que quebrou com o que vivíamos na escola. Foi o início de um novo período em nossas vidas. Tivemos vontades de desistir várias vezes, principalmente no final do projeto, mas tínhamos combinado com o professor, e decidimos que ninguém nos veria derrotado depois de tudo que vivemos nesse trabalho. No fim , nós agradecemos a várias pessoas por esse projeto ter saído, mas principalmente ao Paulo que foi muito paciente com agente e aos nossos professores, que sem eles não teríamos amadurecidos dessa forma.
Disciplina:
Art1031
|
| |||
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br |