Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Brincando com as Diferenças

Equipe:

Herbert Kietzer – kietzer@gmail.com

 

Grupo Social:

Maria Aparecida Souza Cerceau

Reviva

Rua Padre Leonel França, 248 Gávea - Rio de Janeiro CEP: 22451-000 Tel.: (21) 2299-5903

          Projeto feito no REVIVA (Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais)

          Nesse lugar, os pacientes, geralmente crianças, com anomalias craniofaciais, especialmente labio leporino, são atendidas por um grupo de profissionais. A Cida é uma das recreadoras e pedagogas que trabalham lá, fazendo atividades com as crianças entre os atendimentos, o que as vezes pode ser bem demorado.

           Uma das atividades que eu acompanhei lá, foi a Cida jogando “jogo da memória” com um menino com um caso grave de fissura, e por isso ele não conseguia falar direito, entao tinha vergonha, pois as pessoas não entendiam o que ele falava, a Cida jogava com ele, estimulando-o a perder a vergonha e falar.

           A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Maria Aparecida Souza Cerceau reconhecemos como tema para o projeto: “Crianças sempre sentem diferente”

           Cida costuma corta partes do rosto de revistas e dar para as crianças fazerem rostos diferentes e colarem no papel.

          O conceito que ficou definido como objetivo para o projeto em função da experimentação das primeiras idéias foi o conceito de montar rostos diferentes de uma forma que fosse em um quadro e que pudessem ser feitos e desfeitos varios rostos diferentes

           O objeto final construido foi um quadro de aço galvanizado, revestido de contact azul claro e com moldura de madeira e várias partes de rostos de EVA colados em manta magnética, e está sendo usado para montar vários rostos diferentes pelas crianças.

          Para mim essa experiência serviu para conhecer melhor as diferenças e as dificuldades entre as pessoas, e ver como é dificil o desenvolvimento e a superação desses problemas pelas crianças.

           Agradeço a Cida por ter me mostrado os problemas que crianças com anomalias craniofaciais podem ter que gerou em mim mais compaixão pelas crianças

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version