|
Brincando de faz de contas
Equipe:
Margaret Lutz - meglutz@mail.com
Grupo
Social: Gláucia Silvo de Olivera Creche Patronato Operário da Gávea Rua Lineu de Paula Machado, 795 Jardim Botanico
O projeto foi desenvolvido no Centro Patronato do Jardim Botânico em conjunto com a professora da turma verde, Gláucia Silvo, e seus alunos. A Gláucia ajuda a tomar conta e a educar as crianças que tem entre 3 e 4 anos. Ela é responsável por criar atividades para desenvolver aspectos da educação das crianças, como a concentração, a coordenação motora, o vocabulário, conhecimento geral, entendimento e a obediência. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da Gláucia reconhecemos como tema para o projeto: “Fazer faz de conta, misturar papel, roda, vazio e cheio”. Com base nos experimentos realizados foi identificada a intenção da Gláucia de trabalhar com seus alunos usando a criatividade e imaginação e ao mesmo tempo ensinando-os a trabalhar cores e formas. Durante o projeto foram feitas experimentações com variações de objetos que foram criados com o objetivo de ajudar e inspirar a Gláucia dentro desse tema. Depois de ver como a Gláucia usou esses experimentos, décimos desenvolver um painel que ela pudesse usar para incentivar o envolvimento, a criatividade, e a independência do aluno. Tendo detectado essa necessidade, desenvolvemos um “painel multiuso” com que os alunos e a professora pudessem usar para expor, desenhar, ou se interagir. Para o projeto final, foi criado um painel feito com transparências coloridas, sobre um ´biombo´ de borracha grossa. As transparências foram presas aos painéis usando elástico chato para costurar tudo junto, e nos duas pontas do painel foi desenvolvida uma forma de encaixe para que ele pudesse ficar estável na vertical. O painel está sendo utilizado pela Gláucia para incentivar os alunos a trabalharem juntos, fazendo eles se divertirem enquanto aprendem coisas importantes como cores e formas geométricas. Essa experiência serviu para me mostrar, através da pratica, um pouco mais do que é design, e o como ele funciona. Aprendemos desde o básico de onde encontrar a matéria prima para a fabricação dos projetos, a como se interagir com o intercessor de uma maneira em que possamos tirar o maior proveito da informação que ele tem a nos oferecer. Aprendemos também que design não é só estética, mas é principalmente uma questão social onde você tem que aprender a trabalhar com as pessoas, e não para elas. Agradeço a Gláucia pelo seu interesse e a sua dedicação, e por ter me mostrado com prazer o seu trabalho e tudo envolvido nisso, o que gerou em mim admiração e prazer em trabalhar com ela.
Disciplina: ART 1031 – Projeto Básico I - Estágio Turma: 1AA Professores: Ana Branco |
| |||
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br |