Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Nadando com sereias e aranhas

 

Equipe:

Kim Kurosawa – kim_kurosawa@yahoo.com.br

Isabel Machline Ribeiro de Oliveira – machline@gmail.com

 

Grupo Social:

Mônica Gonçalves dos Santos

Hidrovida (Center of aquatic activities)

Rua Padre Leonel Franca, número 110, Gávea

 Rio de Janeiro  CEP: 22451-000

 

         

O projeto foi realizado no Hidrovida (Centro de atividades aquáticas) que fica na Gávea. Tivemos como intercessora a professora Mônica Gonçalves que dá aula de natação para crianças de três a cinco anos de segunda a sexta feira na parte da manhã.

                O objetivo do Hidrovida é trabalhar o corpo em diversas atividades que envolvem a água, e entre essas atividades estão as aulas de natação, hidroginástica e hidroterapia. Nossa intercessora é professora de natação e trabalha diretamente com a questão da adaptação das crianças na água e ensina técnicas de natação, que englobam o controle da respiração, a psicomotricidade, o controle das rotações do corpo e as braçadas eficazes para os diversos estilos de natação.

                Durante as suas aulas, a professora Mônica utilizava o material chamado E.V.A. (emborrachado), como se fossem pranchas para os alunos segurarem e praticarem os movimentos nas pernas.

                A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Mônica Gonçalves reconhecemos como tema para o projeto: “Pegar a sereia Vivi primeiro para entrar nas argolas nadando com a aranha”.

                Uma atividade relacionada com o tema do projeto era quando a professora Mônica espalhava várias argolas coloridas pela piscina, e fazia com que as crianças fossem pegá-las na cor que ela falava. Mas no momento em que ela chamava os nomes dos alunos, ela chamava os meninos de “homem aranhas”, e as meninas de “princesas”. Sendo que uma das meninas já tem o apelido de “Vivi” então na hora dela pegar a argola, ela foi chamada de “princesa Vivi”.

                A partir das atividades que foram vistas, principalmente a anteriormente relacionada com o tema, surgiram idéias de fazer moldes de sereias, aranhas, polvos, baleias, peixes, siris de E.V.A e de outros materiais. Todas as idéias foram feitas e testadas com base na praticidade e na resistência dos matérias na água. E entre as idéias feitas e testadas a que mais nos chamou a atenção foram os moldes de E.V.A, que depois de escolhidas foram estudadas nos aspectos de encaixes, modos de cortar, cores e tamanhos.

                O projeto final foi um conjunto de moldes de E.V.A de Sereia, Aranha e Polvo, para mão e cabeça,  baseados nas cores do arco-íris e divididos em dois tamanhos: os maiores para a professora e os menores para os alunos. E esses moldes estão sendo usados na forma de teatro e no aprendizado do nado durante as aulas. São ao todo 42 moldes, sendo um kit de 6 por aluno, e 6 para professora.

 

Disciplina:  ART 1031 – Projeto Básico I - Estágio

Turma:  1AE e 1AF

Professores: Ana Maria Branco N. da Silva e Renata Mattos Eyer de Araujo

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version