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Escrevendo e se divertindo
Equipe:
Ana Carolina Sampaio – anacarol_sampaio@yahoo.com.br Rodrigo Martins de Almeida – digao_recreio@hotmail.com
Grupo
Social: Cecília Torquato Creche Santa Teresinha Rua General Rabelo, 9. Gávea. CEP: 22451-000 Tel.: 2274-3598
Realizamos nosso projeto na Creche Santa Teresinha localizada na Rua General Rabelo número 9, Gávea. Meu projeto foi acompanhado pela intercessora Cecília Torquato, que trabalha dando aulas na turma do Jardim II para crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Acompanhando as atividades observamos que a intercessora Cecília faz atividades dirigidas dentro de sala de aula como desenhos, pinturas, leitura de estórias sempre dando a liberdade e o devido apoio para seus alunos escreverem seu próprio nome e seus trabalhos, mesmo que seja com dificuldades, a maioria está aprendendo a escrever. Além desta atividade podemos observar atividades recreativas na livre do terraço. Neste local as crianças podem brincar de bola, casinha ou até mesmo algumas brincadeiras dirigidas já que o espaço é bem amplo. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Cecília reconhecemos como tema para o projeto: “Escrevendo nome se divertindo tanto na liberdade como na rotina”. A intercessora escolheu esta frase, pois se caracteriza com o seu trabalho na creche atualmente com o Jardim II. As crianças estão na fase de aprender a escrever seu nome. A liberdade seria o terraço onde as crianças têm suas atividades recreativas e a rotina seria a sala de aula onde as crianças têm suas atividades dirigidas. Além de a Cecília ter dito quando analisamos a frase escolhida, observamos essas atividades nesses 4 encontros. Com essas observações chegamos à conclusão de que o conceito de apresentarmos as crianças o alfabeto para que possam formar seus nomes de maneira divertida. A partir dos experimentos e definições determinadas em conjunto com a intercessora a partir do segundo quente e frio das alternativas foi: fazer placas com as letras do alfabeto para que as crianças pudessem formar seus nomes. Para fazer as placas utilizamos papelão e para protegê-lo revestimos de tecido (tricoline), com letras (utilizamos o feltro) costuradas no tecido. A professora reuniu os alunos para ele observarem cada um escrever seu nome, assim eles aprendem também a escrever os nomes dos colegas de classe. Através do formato da placa é possível guardá-las penduradas na sala para que fique sempre visível para os alunos.
Ana Carolina Sampaio: Fazer projeto pra mim é aprender a seguir métodos que de início não gostava mas hoje vejo que foi essencial para realização do produto final, a ter ritmo, organização, não ter medo de errar e ter de refazer. Eu aprendi que mesmo com problemas é possível realizar um projeto, que nunca é tarde para recomeçar se você tiver vontade, aprendi também que às vezes o acaso pode te ajudar com grandes idéias e que em nossos erros podemos sempre aprender muito. Eu agradeço ao Rodrigo pelo fato de ser minha dupla e me ajudar em toda etapa do projeto. Isso gerou em mim satisfação. Eu agradeço a intercessora Cecília por acreditar no projeto e por ter sido sempre simpática. Isso gerou em mim carinho. Rodrigo Martins de Almeida: Fazer Projeto pra mim é saber trabalhar acompanhando uma atividade dirigida para podermos desenhar um produto útil através de métodos pré-estabelecidos, que irão passo a passo nos aproximar do produto final. É saber lidar com qualquer tipo de pessoa, e aprender que os métodos utilizados são essenciais na busca do ideal, surpreendendo tanto as pessoas que acompanharam quanto a mim. Eu aprendi que qualquer ato, sendo ele bom ou ruim, é digno de agradecimento. Aprendi também a lidar com o erro e vê-lo como uma etapa da produção. Eu agradeço a minha dupla Ana Carolina por ter sido esforçada durante todo o projeto. Isso gerou em mim motivação. Eu agradeço a intercessora Cecília por nos ter dado confiança em um bom resultado de projeto. Isso gerou em mim satisfação. Disciplina:
Art1031
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e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br |