|
Máscaras que estimulam beber mais água Equipe: Gabriel Jaguaribe Giucci - vvicore@hotmail.com Suelen Figueira - lenf@gmail.com
Grupo
Social: Paulla Cristhiny Creche Lua Solidária Rua General Cornélio de Barros,8 Botafogo, Rio de Janeiro luasolidaria@luasolidaria.org.br CEP: 21378-006 Tel.: 2537-7622
O projeto foi realizado na Creche Lua Solidária em Botafogo, com a professora de Educação Infantil Paulla Cristhiny Silva dos Santos. A creche oferece Educação Infantil, na faixa etária de 02 a 6 anos, no horário de 7h:30min. às 16:00 horas, aos filhos de mães que trabalham em Botafogo. A professora Paulla, leciona uma metodologia que consiste em estimular a criatividade, a edudação, os valores humanos e a formação pessoal. Dentre as atividades acompanhadas por nós, podemos citar a Contação de História, na qual a professora conta uma hitória e pede ajuda para as crianças na hora de descrever os personagens e caracterizá-los.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Paulla Cristhiny silva dos Santos reconhecemos como tema para o projeto: Máscaras que Estimulam Beber mais Água. Relacionamos a frase esolhida, BEBER MAIS ÁGUA, com a atividade do Trem. A Paulla organiza uma fila aonde eles vão passeando no Trem cantando cantigas populares ou inventadas pela própria professora, em seguida, vão subindo em direção ao pátio para o momento de recreação, onde mais necessitam beber água. Iniciamos uma série de experimentos a fim de identificar a forma em relação ao objetivo do intercessor durante o período de sua aula. Construímos máscaras feitas com o material EVA que vestem um filtro de barro. Animais que vivem na água: Polvo, Baleia e Jacaré. Essas máscaras têm como finalidade estimular o uso da torneira que sai da boca do animal. O nosso objetivo foi tornar esse momento especial, proporcionando autonomia e ao mesmo tempo os estimulando a beber água com mais frequência. Escolhemos, juntamente com a diretora Antonia Andrade e a professora Paulla, que o filtro ficará instalado no refeitório e semanalmente sua máscara será trocada.
Viver essa experiência foi aprender na prática o que realmente é a essência do Design e desmistificar o processo criativo. Agradeço ao Gabriel, pelo fato de termos conseguido realizar esse projeto, que gerou em mim gratidão. Agradeço à Paulla, pelo fato de ter sido uma intercessora exemplar, que gerou em mim admiração. A expêriencia do projeto me serviu como amadurecimento, me ajudou a arriscar e não ter medo de errar, coisa até então impensável por mim. Gostaria de agradecer à Suelen pelo fato de ter trabalhado de maneira competente, que gerou em mim a mesma vontade. Gostaria de agradecer à professora Paulla Cristhiny pelo fato de nos receber cordialmente, que gerou em mim respeito por todos no local.
Disciplina:
Art1031
|
| |||
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br |