Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

O boneco conversa com a gente

 

Equipe:

Bernardo Bergman Bittencourt – bernardo.bittencourt@gmail.com

Jessica Guarischi – emaildajessica@gmail.com

 

Grupo Social:

Fátima Geralda de Sousa

Escola Jardim dos Pirilampos

Rua João Borges, 148

Gávea - Rio de Janeiro

 

Estamos fazendo o nosso projeto na Escola Jardim dos Pirilampos, uma creche que se encontra na Rua João Borges na Gávea Nossa intercessora é a Fátima Geralda de Souza, uma educadora que acompanha as crianças mais velhas que estão no Jardim.

 

A professora Fátima começava as suas atividades a partir das nove horas da manhã, levando as crianças para uma sala no segundo andar da creche. Lá, ela pedia paras as crianças organizarem as mesas e as cadeiras de forma “família”, isto quer dizer, colocar as mesas enfileiradas e as cadeiras em volta da organização das mesas, de modo que todos podem interagir entre si. As atividades realizadas na creche são sempre diversificadas e ligadas ao desenvolvimento das atividades motoras, assim como a memória e criatividade das crianças. Vimos aulas de corte de papel, de massinha, de desenho, e até mesmo uma aula realizada na horta com as crianças.

 

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Fátima Geralda de Souza reconhecemos como tema para o projeto:

 

 “O boneco conversa com a gente

 

A Fátima pediu para as crianças cortarem pedaços de revistas com o intuito de formar partes do corpo humano,colar um boneco de papel.

 

Cortamos vários formatos  em diferentes tecidos, texturas, cores ,  possibilitando  a própria professora ir se transformando no boneco que conta as histórias junto com as crianças enquanto veste  amarrando  no seu corpo  as  25  peças   apresentadas. Estão embaladas em suporte de tecido com elásticos que se transformam numa vitrine para serem escolhidos com agilidade.

 

Jessica: Fazer projeto é observar as atividades e tentar desvendar soluções. Foi uma surpresa fazer essa aula pois encontrei soluções simples para facilitar o meu intercessor na sua atividade. Aprendi que por meio de inúmeras tentativas de objetos diferentes posso chegar a um denominador comum.

 

Bernardo: Fazer projeto é aprender a ouvir o que nosso intercessor (cliente) e com isso fazer um trabalho para ele/ela que esteja de acordo com suas expectativas. Fiquei contente que nossa escolha acabou sendo uma creche, aprendi que as existem limites, que embora eu esteja com uma idéia fixa na cabeça de como devia ser o projeto, muitas vezes acaba que devemos abrir mais o horizonte e deixar de sermos teimosos.


 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version