|
Bernardo
Guido Torreão Campos Felipe
de Magalhães Pinto felipethemaga@hotmail.com Grupo social: Claudia Valeria Creche Irmãs Batistas Rua Siqueira Campos 132, Copacabana, Rio de Janeiro
O projeto foi feito na Creche Municipal
Irmãs Batistas, em Copacabana, próxima ao metrô da Siqueira Campos. A
intercessora foi a professora Cláudia Valéria que cuida de crianças de 2 a 4
anos. Durante o processo observamos as atividades aplicadas por ela. Acompanhando as atividades observamos que a
Claudia contava histórias e durante o processo ia fazendo várias perguntas
relativas ao livro, e quando as crianças brincavam, ela escolhia um dos
brinquedos e fazia diversos questionamentos, perguntando se era menino ou
menina, qual a cor da roupa e outras perguntas. A partir do
conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Cláudia reconhecemos
como tema para o projeto: “O Sol é
amigo da Lua”. A escolha dessa frase se deu pelo seu sentido metafórico
de associação de elementos, muito similar ao que fazia nas atividades onde
pedia para as crianças responderem questões sobre os brinquedos e personagens
dos livros. O Conceito
definido como objetivo do projeto foi fazer algo que simulasse alguns
ambientes como:água, céu, terra, cidade, floresta). Além deles, diversos elementos que pertenceriam a um ou
mais ambientes. Os objetos deveriam ser de tecido, por ter um toque
agradável, e deveriam ser simples e de fácil reconhecimento. Com essas
anotações partimos para finalizar o produto. O objeto final
ficou constituído de cinco ambientes e quinze elementos, como vaca, onça,
lua, sol, carro, e outros. Os ambientes foram feitos de popeline e a parte de
baixo coberta com tecido “blackout” para dar mais resistência. Os elementos
foram feitos com tecidos que simulam suas texturas e preenchidos com sementes
e acrilon. Com os objetos,
dispostos de forma aleatória, uma criança é escolhida para pegar determinado
objeto, e colocá-lo no ambiente que achar mais propício. Levantando questões
interessantes entre as crianças, como aonde deverá ficar a tartaruga (água ou
terra), a casa (floresta, cidade ou terra) e, muitas vezes, situações
surpreendentes como a Lua sendo inserida na cidade.
Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AE Professores:
Ana Branco e Cláudia Bolshaw |
|
|
||
|
|
||||
|
|||||
|
|
|