|  
  
 
 |   | Fantoches e
  fantasias de animais com patas macias e perfumadas para acariciar Elisa Ferreira elisamf@hotmail.com   Flávia Trizotto flaviatrizotto@yahoo.com.br   Grupo social: Prof.
  Maria Célia da SilvaCreche Sant’Anna Rua Prof Luiz Catanhe, 25  Laranjeiras - Rio de Janeiro CEP.: 22245-040 Tel.: 2556.2023      Nosso
  projeto foi realizado na creche Sant’Anna que é da Igreja Cristo Redentor e atende
  a cerca de cem crianças. A creche é coordenada por Maria Helena Rodrigues,
  que foi quem nos recebeu e nos autorizou a realizar o nosso projeto no local.
  Fomos encaminhadas para a turma de 2 a 3
  anos (Maternal I) formada por 30 alunos e conduzida pela professora Maria
  Célia da Silva que é formada em pedagogia, e por sua ajudante Kátia. São
  propostas durante as aulas diversas atividades pela professora Célia, que é a
  nossa intercessora do projeto. Percebemos, que o foco de seu trabalho é
  ensinar e cobrar bons modos e amizade entre as crianças. Escolhemos o local
  pela oportunidade de trabalhar com crianças, pela didática da professora e
  pelo fato de sermos bem recebidas.   A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
  vocabular da Célia, reconhecemos como tema para o projeto: “AMOR E RESPEITO
  AJUDAM A NÃO TER BRIGA, CHORO E MACHUCADO.”   A partir da experimentação das primeiras iscas foi definido,
  como objetivo do nosso projeto, ensinar valores e bons modos às crianças. Os
  ensinamentos, amor e respeito, que estão na frase escolhida pela nossa
  intercessora, são passados para os alunos durante a rodinha, quando ela
  conversa com eles sobre o que é certo e errado, sobre comportamento e sobre
  não machucar o amigo.  Fizemos como produto final, fantasias, fantoches e luvas de
  cinco animais que foram escolhidos junto com a intercessora. Os animais são:
  vaca, coelho, gato, cachorro e leão. As fantasias foram produzidas com
  tricoline e os detalhes com feltro ou pelúcia. Os fantoches e as luvas foram
  feitas com feltros coloridos e nas luvas, contém preenchimento de acrilon e
  camomila na palma para acalmar e perfumar. O projeto está sendo utilizado
  pela intercessora na rodinha como uma maneira de prender a atenção das
  crianças enquanto ela conversa com ele sobre bons modos.    O projeto deste semestre foi muito especial, pois tive
  mudanças pessoais e práticas. Foi aqui na barraca que aprendi que cada etapa
  é essencial para o processo fluir e que o universo infantil é muito atraente.
  Agradeço à Elisa, por ter sido uma verdadeira dupla e se tornado uma amiga
  muito especial. Isso gerou em mim uma amizade em minha vida, para sempre.
  Agradeço à Célia por se envolver e concluir o projeto, o que gerou em mim
  orgulho tanto em ver meu projeto concluído, quanto em ver ela feliz e
  satisfeita.   Neste projeto,
  aprendi a valorizar as etapas que foram propostas e entendi o quanto cada uma
  delas contribuiu para a construção de um bom produto final. Um aprendizado
  especial que tive nesse processo, e este eu devo aos professores, foi
  entender o quê cada situação vivida gerou em mim. Agradeço a Flávia por ter sido uma ótima dupla, trabalhando
  sempre junto comigo e facilitando todas as etapas do projeto, gerando mim ter
  um período trabalhoso e bem sucedido na faculdade. Agradeço à Célia maneira
  como ela utilizou o produto final gerando em mim satisfação ao ver que
  conseguimos alcançar, juntas, um bom resultado.   Disciplina:
  DSG 1002 Turma: 1AH Professores:
  Ana Branco e Luis Vicente Barros     |   | 
 
    | 
 |