Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Fantoches e fantasias de animais com patas macias e perfumadas para acariciar

 

Equipe:

Elisa Ferreira

elisamf@hotmail.com

 

Flávia Trizotto

flaviatrizotto@yahoo.com.br

 

Grupo social:

Prof. Maria Célia da Silva

Creche Sant’Anna

Rua Prof Luiz Catanhe, 25

Laranjeiras - Rio de Janeiro

CEP.: 22245-040

Tel.: 2556.2023 

 

 

Nosso projeto foi realizado na creche Sant’Anna que é da Igreja Cristo Redentor e atende a cerca de cem crianças. A creche é coordenada por Maria Helena Rodrigues, que foi quem nos recebeu e nos autorizou a realizar o nosso projeto no local. Fomos encaminhadas para a turma de 2 a 3 anos (Maternal I) formada por 30 alunos e conduzida pela professora Maria Célia da Silva que é formada em pedagogia, e por sua ajudante Kátia. São propostas durante as aulas diversas atividades pela professora Célia, que é a nossa intercessora do projeto. Percebemos, que o foco de seu trabalho é ensinar e cobrar bons modos e amizade entre as crianças. Escolhemos o local pela oportunidade de trabalhar com crianças, pela didática da professora e pelo fato de sermos bem recebidas.

 

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Célia, reconhecemos como tema para o projeto: “AMOR E RESPEITO AJUDAM A NÃO TER BRIGA, CHORO E MACHUCADO.”

 

A partir da experimentação das primeiras iscas foi definido, como objetivo do nosso projeto, ensinar valores e bons modos às crianças. Os ensinamentos, amor e respeito, que estão na frase escolhida pela nossa intercessora, são passados para os alunos durante a rodinha, quando ela conversa com eles sobre o que é certo e errado, sobre comportamento e sobre não machucar o amigo.

Fizemos como produto final, fantasias, fantoches e luvas de cinco animais que foram escolhidos junto com a intercessora. Os animais são: vaca, coelho, gato, cachorro e leão. As fantasias foram produzidas com tricoline e os detalhes com feltro ou pelúcia. Os fantoches e as luvas foram feitas com feltros coloridos e nas luvas, contém preenchimento de acrilon e camomila na palma para acalmar e perfumar. O projeto está sendo utilizado pela intercessora na rodinha como uma maneira de prender a atenção das crianças enquanto ela conversa com ele sobre bons modos.

 

O projeto deste semestre foi muito especial, pois tive mudanças pessoais e práticas. Foi aqui na barraca que aprendi que cada etapa é essencial para o processo fluir e que o universo infantil é muito atraente. Agradeço à Elisa, por ter sido uma verdadeira dupla e se tornado uma amiga muito especial. Isso gerou em mim uma amizade em minha vida, para sempre. Agradeço à Célia por se envolver e concluir o projeto, o que gerou em mim orgulho tanto em ver meu projeto concluído, quanto em ver ela feliz e satisfeita.

 

Neste projeto, aprendi a valorizar as etapas que foram propostas e entendi o quanto cada uma delas contribuiu para a construção de um bom produto final. Um aprendizado especial que tive nesse processo, e este eu devo aos professores, foi entender o quê cada situação vivida gerou em mim. Agradeço a Flávia por ter sido uma ótima dupla, trabalhando sempre junto comigo e facilitando todas as etapas do projeto, gerando mim ter um período trabalhoso e bem sucedido na faculdade. Agradeço à Célia maneira como ela utilizou o produto final gerando em mim satisfação ao ver que conseguimos alcançar, juntas, um bom resultado.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AH

Professores: Ana Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version