|
|
Fantoches e
fantasias de animais com patas macias e perfumadas para acariciar
Elisa Ferreira
elisamf@hotmail.com
Flávia Trizotto
flaviatrizotto@yahoo.com.br
Grupo social:
Prof.
Maria Célia da Silva
Creche Sant’Anna
Rua Prof Luiz Catanhe, 25
Laranjeiras - Rio de Janeiro
CEP.: 22245-040
Tel.: 2556.2023
Nosso
projeto foi realizado na creche Sant’Anna que é da Igreja Cristo Redentor e atende
a cerca de cem crianças. A creche é coordenada por Maria Helena Rodrigues,
que foi quem nos recebeu e nos autorizou a realizar o nosso projeto no local.
Fomos encaminhadas para a turma de 2 a 3
anos (Maternal I) formada por 30 alunos e conduzida pela professora Maria
Célia da Silva que é formada em pedagogia, e por sua ajudante Kátia. São
propostas durante as aulas diversas atividades pela professora Célia, que é a
nossa intercessora do projeto. Percebemos, que o foco de seu trabalho é
ensinar e cobrar bons modos e amizade entre as crianças. Escolhemos o local
pela oportunidade de trabalhar com crianças, pela didática da professora e
pelo fato de sermos bem recebidas.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
vocabular da Célia, reconhecemos como tema para o projeto: “AMOR E RESPEITO
AJUDAM A NÃO TER BRIGA, CHORO E MACHUCADO.”
A partir da experimentação das primeiras iscas foi definido,
como objetivo do nosso projeto, ensinar valores e bons modos às crianças. Os
ensinamentos, amor e respeito, que estão na frase escolhida pela nossa
intercessora, são passados para os alunos durante a rodinha, quando ela
conversa com eles sobre o que é certo e errado, sobre comportamento e sobre
não machucar o amigo.
Fizemos como produto final, fantasias, fantoches e luvas de
cinco animais que foram escolhidos junto com a intercessora. Os animais são:
vaca, coelho, gato, cachorro e leão. As fantasias foram produzidas com
tricoline e os detalhes com feltro ou pelúcia. Os fantoches e as luvas foram
feitas com feltros coloridos e nas luvas, contém preenchimento de acrilon e
camomila na palma para acalmar e perfumar. O projeto está sendo utilizado
pela intercessora na rodinha como uma maneira de prender a atenção das
crianças enquanto ela conversa com ele sobre bons modos.
O projeto deste semestre foi muito especial, pois tive
mudanças pessoais e práticas. Foi aqui na barraca que aprendi que cada etapa
é essencial para o processo fluir e que o universo infantil é muito atraente.
Agradeço à Elisa, por ter sido uma verdadeira dupla e se tornado uma amiga
muito especial. Isso gerou em mim uma amizade em minha vida, para sempre.
Agradeço à Célia por se envolver e concluir o projeto, o que gerou em mim
orgulho tanto em ver meu projeto concluído, quanto em ver ela feliz e
satisfeita.
Neste projeto,
aprendi a valorizar as etapas que foram propostas e entendi o quanto cada uma
delas contribuiu para a construção de um bom produto final. Um aprendizado
especial que tive nesse processo, e este eu devo aos professores, foi
entender o quê cada situação vivida gerou em mim. Agradeço a Flávia por ter sido uma ótima dupla, trabalhando
sempre junto comigo e facilitando todas as etapas do projeto, gerando mim ter
um período trabalhoso e bem sucedido na faculdade. Agradeço à Célia maneira
como ela utilizou o produto final gerando em mim satisfação ao ver que
conseguimos alcançar, juntas, um bom resultado.
Disciplina:
DSG 1002
Turma: 1AH
Professores:
Ana Branco e Luis Vicente Barros
|
|
|
|