Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Gincana do Cotidiano

 

Equipe:

Angelo Tenan

te.angelo@globo.com

 

Ciro Andrade

cirozone@gmail.com

 

Grupo social:

Professora Lucia Falcão

CIEP Nação Rubro Negra

Praça Nossa Senhora Auxiliadora, Leblon, Rio de Janeiro -RJ

 

 

     O Projeto Gincana do cotidiano foi realizado no CIEP Nação Rubro Negra com a professora de Educação Física Lucia Falcão.

     A função da professora no CIEP é ocupar o tempo das crianças na parte da tarde com atividades e brincadeiras ate a hora deles comerem e irem embora para suas casas. No inicio nos acompanhamos a Lucia Falcão na quadra onde ela aplicava futebol para os meninos e pula corda para as meninas. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Lucia Falcão reconhecemos como tema para o projeto: “Brincar, comer, correr, envolver crianças”, o intercessor escolheu essa frase pelo fato das brincadeiras na quadra que vão ate a hora deles irem comer. Em seguida utilizamos um conjunto de experimentos em suas aulas, concluindo que faríamos uma gincana do cotidiano dessas crianças como partido adotado.

    Após todo esse andamento ficou resolvido que a gincana iria conter materiais leves como: um boneco de pano com acessórios presos por velcro, um dado de feltro, círculos e pés em tapete antiderrapante, aventais de tecido e duas bandeirinhas com cabo de madeira e pano.

   No final a gincana foi utilizada em duas partes: A Primeira parte as crianças foram divididas em dois grupos com aventais  laranjas e azuis com números de saída a partir do sorteio do dado, com um percurso a ser obedecido a partir da posição dos pés e dos círculos dispostos no chão, não esquecendo a bandeirinha que deveria ser carregada por todo percurso e entregue ao próximo do grupo. A segunda parte era feita com questões relacionadas ao boneco.

   Fazer projeto faz parte de uma experiência muito grande em nossa profissão. Estamos o tempo todo recolhendo aprendizado no desenvolvimento do projeto, observando como cada etapa é fundamento para conseguirmos um bom produto. Aprendi que um bom design deve desenvolver ao Maximo sua capacidade de observação, para conseguirmos extrair do local e das pessoas suas verdadeiras necessidades. É de nossa responsabilidade que os produtos feitos não virem apenas lixo.

   Agradeço ao Ciro a toda essa convivência juntos, isso gerou em mim, gratidão e reconhecimento por sua seriedade com o trabalho.

Agradeço a Lucia Falcão por todo esse processo vivido, isso gerou em mim gratidão por toda a experiência acumulada que vou levar para o resto da minha vida.  (Ângelo)

Fazer o projeto com Ana Branco foi uma experiência única, onde foi necessário da minha parte vários pensamento e entendimentos que não fazia parte do meu estilo de vida. Conhecer um lado mais preocupado com o que produzimos e o que ele pode ocasionar no nosso planeta. Aprender mais a ouvir as pessoas ao meu redor.

   Agradeço a Lucia Falcão, pelo fato de ter sido uma intercessora que nos ajudou em todo momento. Isto gerou em mim um respeito pelo

seu trabalho, gerando também em mim uma gratidão eterna por ter feito parte dessa etapa da minha vida.

Agradeço ao Ângelo, pelo fato de ter sido meu parceiro de projeto, por ser um grande amigo e por ter estado ao meu lado em todos os

momentos. Isto gerou em mim uma admiração ainda maior por esta pessoa de grande caráter e responsabilidade. (Ciro)

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AE

Professores: Ana Branco e Claudia Bolshaw

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version