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Miguel Ferraris
Aguiar
Tárik Tavares Quintañs
Tariktq@gmail.com Grupo social: Veronica Gomes Se essa rua fosse minha Rua Alice 298, Laranjeiras, Rio
de Janeiro CEP:
22241-020 sessarua@visualnet.com.br Tel.
:2557 6345 Realizamos
nosso projeto na ONG “Se essa rua fosse minha”, patrocinada por instituições
internacionais. Lá acontecem aulas de circo para crianças por volta dos treze
anos com a professora Verônica Gomes. O local atende principalmente a pessoas
de classes menos favorecidas, de comunidades próximas ou não. Suas aulas
englobam diversas atividades circenses, além da tentativa de passar diversos
valores aos alunos. No local, também é oferecido café da manhã e almoço para
as crianças. Observamos diversas atividades
como malabares, exercícios de chão, cama elástica,
trapézio, pano e monociclo. A partir do conjunto de palavras que compõe o
universo vocabular da intercessora Verônica, reconhecemos como tema para o projeto: “Tentar confiar no esforço para melhorar.” Muitas das atividades lá
praticadas se relacionam com a frase escolhida, já que é necessário muito
esforço para aprimorar a técnica e atingir a perfeição nos movimentos. Como
exemplos temos os malabares, os exercícios
praticados no trapézio e a aula de monociclo. Depois de várias
experimentações de objetos diferentes, concluímos que devíamos fazer um
produto que estimulasse o aprendizado e pudesse ser cada vez mais desafiador.
Por isso, decidimos trabalhar com a idéia de dificuldades variadas. Com a ajuda da intercessora,
definimos como objeto final, um kit de swings,
objeto que eles não possuíam e que interessava muito à Verônica. Fizemos, então, três grupos de swings diferentes, cada um com variadas dificuldades. Usamos panos do tipo elanca para a confecção dos swings, costurados no overlock
com uma fronha na ponta, permitindo a troca de objetos, que inicialmente
seriam bolas de pesos diferentes. Usamos também canos de pvc
como bastões com um swing em cada ponta. Este kit está sendo usado nas aulas
de modo eficaz, ampliando o leque de possíveis atividades. Miguel: Ao longo deste período, aprendi muitas coisas, principalmente
no processo de projeto. Aprendi ainda mais a não me deixar levar por
preconceitos, não tirar conclusões sem antes testar e a sempre lembrar que eu
posso me surpreender quando eu penso que certa coisa irá ou não irá
funcionar. No entanto, a maior
conclusão que tirei foi que Projeto significa Estudo. Não há projeto sem estudar
minuciosamente o problema apresentado, observando todos seus aspectos no
contexto em que se insere, pesquisando soluções e descobrindo meios de
executá-las. Sem o estudo nas diversas etapas, a solução do projeto não será
satisfatória, sempre teremos a sensação de que está faltando algo.
Tárik: Para mim o projeto foi
muito produtivo, mesmo passando por problemas iniciais como na escolha do
local. Aprendemos a trabalhar com um numero pequeno de alunos e poucos
recursos, mas apesar de tudo indicar para um fator desanimador, em nós,
surgiu como uma oportunidade de criar um bom trabalho. Nossa intercessora não
poderia ter sido melhor. Verônica é uma moça gentil, calma
e gosta muito do que faz. Sempre nos atendeu bem e procurou tornar-se
amiga. Esses meses foram, acima de
tudo, uma maneira de vencer obstáculos e superar limites – pelo menos para
mim. Aperfeiçoando cada detalhe ao máximo que nossa capacidade permitia. concluo o trabalho com felicidade e paz por saber que
criamos algo significativo e que será usado.
Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AH Professores:
Ana Branco e Luis Vicente |
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