Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

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Kit de Swings

 

Equipe:

Miguel Ferraris Aguiar

miguelsw@gmail.com

 

Tárik Tavares Quintañs

Tariktq@gmail.com

 

Grupo social:

Veronica Gomes

Se essa rua fosse minha

Rua Alice 298, Laranjeiras, Rio de Janeiro

CEP: 22241-020

sessarua@visualnet.com.br

Tel. :2557 6345

 

    Realizamos nosso projeto na ONG “Se essa rua fosse minha”, patrocinada por instituições internacionais. Lá acontecem aulas de circo para crianças por volta dos treze anos com a professora Verônica Gomes. O local atende principalmente a pessoas de classes menos favorecidas, de comunidades próximas ou não. Suas aulas englobam diversas atividades circenses, além da tentativa de passar diversos valores aos alunos. No local, também é oferecido café da manhã e almoço para as crianças.

Observamos diversas atividades como malabares, exercícios de chão, cama elástica, trapézio, pano e monociclo. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da intercessora Verônica, reconhecemos como tema para o projeto:

 

Tentar confiar no esforço para melhorar.”

 

             Muitas das atividades lá praticadas se relacionam com a frase escolhida, já que é necessário muito esforço para aprimorar a técnica e atingir a perfeição nos movimentos. Como exemplos temos os malabares, os exercícios praticados no trapézio e a aula de monociclo. Depois de várias experimentações de objetos diferentes, concluímos que devíamos fazer um produto que estimulasse o aprendizado e pudesse ser cada vez mais desafiador. Por isso, decidimos trabalhar com a idéia de dificuldades variadas.

Com a ajuda da intercessora, definimos como objeto final, um kit de swings, objeto que eles não possuíam e que interessava muito à Verônica.  Fizemos, então, três grupos de swings diferentes, cada um com variadas dificuldades.

Usamos panos do tipo elanca para a confecção dos swings, costurados no overlock com uma fronha na ponta, permitindo a troca de objetos, que inicialmente seriam bolas de pesos diferentes. Usamos também canos de pvc como bastões com um swing em cada ponta. Este kit está sendo usado nas aulas de modo eficaz, ampliando o leque de possíveis atividades.

         

 Miguel: Ao longo deste período, aprendi muitas coisas, principalmente no processo de projeto. Aprendi ainda mais a não me deixar levar por preconceitos, não tirar conclusões sem antes testar e a sempre lembrar que eu posso me surpreender quando eu penso que certa coisa irá ou não irá funcionar.  No entanto, a maior conclusão que tirei foi que Projeto significa Estudo. Não há projeto sem estudar minuciosamente o problema apresentado, observando todos seus aspectos no contexto em que se insere, pesquisando soluções e descobrindo meios de executá-las. Sem o estudo nas diversas etapas, a solução do projeto não será satisfatória, sempre teremos a sensação de que está faltando algo.

           

Tárik: Para mim o projeto foi muito produtivo, mesmo passando por problemas iniciais como na escolha do local. Aprendemos a trabalhar com um numero pequeno de alunos e poucos recursos, mas apesar de tudo indicar para um fator desanimador, em nós, surgiu como uma oportunidade de criar um bom trabalho. Nossa intercessora não poderia ter sido melhor. Verônica é uma moça gentil, calma e gosta muito do que faz. Sempre nos atendeu bem e procurou tornar-se amiga.  Esses meses foram, acima de tudo, uma maneira de vencer obstáculos e superar limites – pelo menos para mim. Aperfeiçoando cada detalhe ao máximo que nossa capacidade permitia. concluo o trabalho com felicidade e paz por saber que criamos algo significativo e que será usado.


 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AH

Professores: Ana Branco e Luis Vicente

  

 

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e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

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