Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Circuito de Jogos

 

Equipe:

Renan  Freitas

rnn.frts@gmail.com

 

Joana Garcia

joanagarcia1@yahoo.com.br

 

Grupo social:

Bruna Alves

Escola Municipal Pedro Ernesto

Avenida Professor Abelardo Lobo nº5, Lagoa, Rio de Janeiro

 

 

                 Nosso local de estudo foi a Escola Municipal Pedro Ernesto, na lagoa. Ao chegar, fomos muito bem recebidos pela diretora Lina, e por toda sua equipe. Nossa conversa nos levou a algumas possibilidades de intercessor, e dentre os que vimos, escolhemos Bruna para acompanhar nossa caminhada.                 Ela leciona para quarta serie do ensino fundamental, dando aulas de matemática, geografia, ciências, português, dentre outras disciplinas. Bruna nos disse que gostava de passar atividades em grupo para seus alunos, e pudemos observa-la organizando a turma para brincadeiras dentro da sala de aula, grupos de leitura, e atividades em dupla também.

                A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Bruna Alves  reconhecemos como tema para o projeto: “Quem escuta e espera, Acha

                Posteriormente, conversamos com nossa intercessora sobre a frase e sobre suas atividades, e dessa forma, descobrimos o valor desta frase para ela. Bruna nos disse que o objetivo dela naquela turma era ouvir o que aqueles alunos tinham a dizer, descobrir suas qualidades e melhorar seu desempenho. Os jogos que fazia envolvia perguntas e respostas sempre. E inclusive, sempre foi primordial para bruna fazer com que cada um daqueles alunos ouvissem uns aos outros, e esperassem sua vez de falar.

                Após a primeira experimentação, constatamos que o melhor que podíamos ressaltar de Bruna, era justamente essa parte de interatividade de todos os alunos, numa atividade que prendesse a atenção de todos, e que seria viável em nosso caso fazer isso através de um jogo. A partir daí, unimos diversas modalidades de jogos e de sorteios e geramos o circuito de jogos.

                Fizemos todos os componentes dos jogos de tecido vinil, um tipo de plastico, por ser fácil de limpar, resistente, e fácil de ser encontrado em diversas cores. A escolha de cores inclusive foi bem pragmática, Bruna queria que o jogo prendesse a atenção das crianças, e para tanto, poderia ser bem colorido. Utilizamos as cores básicas como azul, vermelho, verde, amarelo, etc para montar nosso circuito. Este é composto de uma roleta, um dado, e um tabuleiro tapete, onde os próprios alunos se movem pela sala em cima dele.

                Eu, Joana, aprendi que o trabalho em conjunto com outras pessoas apenas valoriza mais o produto final, a ajuda de todos é importantíssima para um melhor projeto, e essa interação é a verdadeira alma do design. Agradeço a Bruna por todo o carinho com que nos recebeu e trabalhou conosco, o que gerou em mim uma vontade enorme de trabalhar e crescer com ela. Agradeço ao Renan por ser responsável e sempre cumprir comigo todos os prazos o que gerou em mim uma grande tranqüilidade no processo de projeto.

                Eu Renan, aprendi a valorizar o processo de projetar.  Compreendo agora que para se chegar a um solido produto final, existem etapas, e que na verdade, estas são absolutamente mais importantes do que o resultado final de sua pesquisa e desenvolvimento, pois estas são um mero reflexo de um bom processo. Agradeço a Bruna por toda admiração e boa vontade, o que gerou em mim um grande orgulho e prazer de desenvolver com ela um belíssimo produto. Agradeço a Joana por todo empenho e folego com que lidou nossa aventura, o que gerou em mim a o mesmo empenho em retribuição, me dando a certeza do sucesso.

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AG

Professores: Ana Branco e Luis Vicente Barros  

 

voltar

produto final.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version