|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Circuito
de Jogos Equipe: Renan Freitas Joana Garcia Grupo social: Bruna
Alves Escola Municipal Pedro Ernesto Avenida Professor Abelardo Lobo nº5, Lagoa, Rio de Janeiro Nosso local de estudo foi a
Escola Municipal Pedro Ernesto, na lagoa. Ao chegar, fomos muito bem
recebidos pela diretora Lina, e por toda sua equipe. Nossa conversa nos levou
a algumas possibilidades de intercessor, e dentre os que vimos, escolhemos
Bruna para acompanhar nossa caminhada. Ela leciona para quarta
serie do ensino fundamental, dando aulas de matemática, geografia, ciências,
português, dentre outras disciplinas. Bruna nos disse que gostava de passar
atividades em grupo para seus alunos, e pudemos observa-la organizando a
turma para brincadeiras dentro da sala de aula, grupos de leitura, e
atividades em dupla também. A
partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Bruna Alves reconhecemos como tema para o projeto: “Quem escuta e espera, Acha” Posteriormente,
conversamos com nossa intercessora sobre a frase e sobre suas atividades, e
dessa forma, descobrimos o valor desta frase para ela. Bruna nos disse que o
objetivo dela naquela turma era ouvir o que aqueles alunos tinham a dizer,
descobrir suas qualidades e melhorar seu desempenho. Os jogos que fazia
envolvia perguntas e respostas sempre. E inclusive, sempre foi primordial
para bruna fazer com que cada um daqueles alunos ouvissem uns aos outros, e
esperassem sua vez de falar. Após
a primeira experimentação, constatamos que o melhor que podíamos ressaltar de
Bruna, era justamente essa parte de interatividade de todos os alunos, numa
atividade que prendesse a atenção de todos, e que seria viável em nosso caso
fazer isso através de um jogo. A partir daí, unimos diversas modalidades de
jogos e de sorteios e geramos o circuito de jogos. Fizemos
todos os componentes dos jogos de tecido vinil, um tipo de plastico, por ser
fácil de limpar, resistente, e fácil de ser encontrado em diversas cores. A
escolha de cores inclusive foi bem pragmática, Bruna queria que o jogo
prendesse a atenção das crianças, e para tanto, poderia ser bem colorido.
Utilizamos as cores básicas como azul, vermelho, verde, amarelo, etc para
montar nosso circuito. Este é composto de uma roleta, um dado, e um tabuleiro
tapete, onde os próprios alunos se movem pela sala em cima dele. Eu,
Joana, aprendi que o trabalho em conjunto com outras pessoas apenas valoriza
mais o produto final, a ajuda de todos é importantíssima para um melhor
projeto, e essa interação é a verdadeira alma do design. Agradeço a Bruna por
todo o carinho com que nos recebeu e trabalhou conosco, o que gerou em mim
uma vontade enorme de trabalhar e crescer com ela. Agradeço ao Renan por ser
responsável e sempre cumprir comigo todos os prazos o que gerou em mim uma
grande tranqüilidade no processo de projeto. Eu
Renan, aprendi a valorizar o processo de projetar. Compreendo agora que para se chegar a um
solido produto final, existem etapas, e que na verdade, estas são
absolutamente mais importantes do que o resultado final de sua pesquisa e
desenvolvimento, pois estas são um mero reflexo de um bom processo. Agradeço
a Bruna por toda admiração e boa vontade, o que gerou em mim um grande
orgulho e prazer de desenvolver com ela um belíssimo produto. Agradeço a
Joana por todo empenho e folego com que lidou nossa aventura, o que gerou em
mim a o mesmo empenho em retribuição, me dando a certeza do sucesso. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AG Professores: Ana Branco e Luis
Vicente Barros
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|