| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Circuito
  de Jogos Equipe: Renan  Freitas Joana Garcia Grupo social: Bruna
  Alves Escola Municipal Pedro Ernesto Avenida Professor Abelardo Lobo nº5, Lagoa, Rio de Janeiro                    Nosso local de estudo foi a
  Escola Municipal Pedro Ernesto, na lagoa. Ao chegar, fomos muito bem
  recebidos pela diretora Lina, e por toda sua equipe. Nossa conversa nos levou
  a algumas possibilidades de intercessor, e dentre os que vimos, escolhemos
  Bruna para acompanhar nossa caminhada.                 Ela leciona para quarta
  serie do ensino fundamental, dando aulas de matemática, geografia, ciências,
  português, dentre outras disciplinas. Bruna nos disse que gostava de passar
  atividades em grupo para seus alunos, e pudemos observa-la organizando a
  turma para brincadeiras dentro da sala de aula, grupos de leitura, e
  atividades em dupla também.                 A
  partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Bruna Alves  reconhecemos como tema para o projeto: “Quem escuta e espera, Acha”                 Posteriormente,
  conversamos com nossa intercessora sobre a frase e sobre suas atividades, e
  dessa forma, descobrimos o valor desta frase para ela. Bruna nos disse que o
  objetivo dela naquela turma era ouvir o que aqueles alunos tinham a dizer,
  descobrir suas qualidades e melhorar seu desempenho. Os jogos que fazia
  envolvia perguntas e respostas sempre. E inclusive, sempre foi primordial
  para bruna fazer com que cada um daqueles alunos ouvissem uns aos outros, e
  esperassem sua vez de falar.                 Após
  a primeira experimentação, constatamos que o melhor que podíamos ressaltar de
  Bruna, era justamente essa parte de interatividade de todos os alunos, numa
  atividade que prendesse a atenção de todos, e que seria viável em nosso caso
  fazer isso através de um jogo. A partir daí, unimos diversas modalidades de
  jogos e de sorteios e geramos o circuito de jogos.                 Fizemos
  todos os componentes dos jogos de tecido vinil, um tipo de plastico, por ser
  fácil de limpar, resistente, e fácil de ser encontrado em diversas cores. A
  escolha de cores inclusive foi bem pragmática, Bruna queria que o jogo
  prendesse a atenção das crianças, e para tanto, poderia ser bem colorido.
  Utilizamos as cores básicas como azul, vermelho, verde, amarelo, etc para
  montar nosso circuito. Este é composto de uma roleta, um dado, e um tabuleiro
  tapete, onde os próprios alunos se movem pela sala em cima dele.                 Eu,
  Joana, aprendi que o trabalho em conjunto com outras pessoas apenas valoriza
  mais o produto final, a ajuda de todos é importantíssima para um melhor
  projeto, e essa interação é a verdadeira alma do design. Agradeço a Bruna por
  todo o carinho com que nos recebeu e trabalhou conosco, o que gerou em mim
  uma vontade enorme de trabalhar e crescer com ela. Agradeço ao Renan por ser
  responsável e sempre cumprir comigo todos os prazos o que gerou em mim uma
  grande tranqüilidade no processo de projeto.                 Eu
  Renan, aprendi a valorizar o processo de projetar.  Compreendo agora que para se chegar a um
  solido produto final, existem etapas, e que na verdade, estas são
  absolutamente mais importantes do que o resultado final de sua pesquisa e
  desenvolvimento, pois estas são um mero reflexo de um bom processo. Agradeço
  a Bruna por toda admiração e boa vontade, o que gerou em mim um grande
  orgulho e prazer de desenvolver com ela um belíssimo produto. Agradeço a
  Joana por todo empenho e folego com que lidou nossa aventura, o que gerou em
  mim a o mesmo empenho em retribuição, me dando a certeza do sucesso. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AG Professores: Ana Branco e Luis
  Vicente Barros  
   |  | 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||