| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Encaixando o som nas músicas  Maia Matida maia.matida@hotmail.com  Grupo social: Mariza
  Ubeda Escola Municipal Santo Tomás de
  Aquino Praça Júlio de Noronha, 40 –Leme. Rio de Janeiro,
  RJ. CEP: 22010-020 Meu projeto foi realizado na Escola Municipal Santo
  Tomás de Aquino, localizada no bairro do Leme, com a intercessora Mariza
  Ubeda. Mariza é professora das crianças do Jardim, suas
  aulas acontecem de segunda a sexta, de 7h30 às 11h30. Ela se enxerga como
  responsável por formar seus alunos, dando noções de respeito, cuidado e boa
  educação. Durante os meses que acompanhei o trabalho da Mariza, pude
  observá-la realizando diversas atividades, tais como construção com blocos de
  encaixe e cantar em grupo. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
  vocabular da Mariza, reconheci como tema para o projeto: “BRINCAR EM GRUPO
  COM A MÚSICA” Uma das
  atividades realizadas por ela que se relaciona com a frase-objetivo é a
  dinâmica desenvolvida durante os trajetos que ela faz com as crianças saindo
  ou entrando na sala de aula. Consiste em colocá-los em fila indiana,
  respeitando o caminho que ela fizer, e cantar com os alunos. Após a
  experimentação das primeiras idéias, foi possível identificar os atributos
  que ela considerava importantes ao produto final, sendo eles: emitir som,
  promover a socialização, representar as músicas que ela trabalha com os
  alunos e possuir algum tipo de encaixe.  O
  produto final foram trinta e quatro chocalhos de feltro costurados na máquina
  e à mão; para o enchimento, usei pedrinhas e pedaços de papel. Cada chocalho
  representa de maneira objetiva um elemento de uma das músicas cantadas em
  aula.  Os
  chocalhos podem ser utilizados em aula de diversas formas, sendo principal a
  seguinte:  cada aluno fica com dois ou
  mais chocalhos e alguns ficam com a professora; ela levanta um chocalho e
  pergunta: “Que música é essa?”, as crianças respondem e todos cantam juntos
  chacoalhando e levantando seus chocalhos conforme aparecem na música. Também
  já foram usados para trabalhar as noções de espaço, posição, grandeza; e para
  construir histórias com as crianças. Eu
  acredito que essa experiência de projeto tenha sido, até então, a mais
  importante que já vivi devido ao fato de ter me decepcionado comigo mesma. Ao
  fim do semestre, me vi diante da imensa ajuda que muitos ofereceram e eu não
  soube aproveitar, das oportunidades perdidas de me envolver com aqueles que
  estavam passando pelo mesmo processo que eu e, principalmente, de um projeto
  que eu não conseguia avistar a conclusão. Agora tudo parece muito mais
  simples. Venci, eu poderei dizer. Sim, venci minha insegurança de não fazer o
  melhor, meu orgulho de reconhecer que precisava – e muito! – de ajuda. Venci
  meu sono. Mas não venci sozinha – que graça teria nisso? – contei com uma
  equipe de peso: quatro profissionais incrivelmente carinhosos Ana, Vicente,
  Socorro e Mariza; duas monitoras sempre presentes e prestativas, Manu e
  Marcela; amigos; alunos; irmãos; pai. E uma mãe, uma não: a mãe.  Projeto,
  como tudo que vale a pena, é uma construção. Para dar certo é preciso estar
  envolvido e apaixonado. É preciso compreender que não construímos sozinhos,
  portanto devemos aceitar o ponto de vista do outro e respeitar seus limites.
  E, principalmente, é preciso mergulhar de cabeça em um universo que nos é inteiramente
  novo, aprendendo a lidar com as diferenças e adquirir conhecimentos. Projetar
  é, acima de tudo, navegar. Sempre há de contar com as tempestades, o mar
  agitado, o cheiro de peixe e o vento que teima em nos carregar para o caminho
  contrário ao que desejamos. Mas persista, que logo chega a calmaria, o colete
  salva-vidas e o sol transbordando energia, então só resta curtir a viagem.  “Agradeço a professora Mariza por ter se
  mostrado extremamente envolvida e disposta a ajudar durante todo o processo, gerando
  em mim a confiança necessária para finalizar o meu projeto.” Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AD Professores: Ana Maria Branco e Luis Vicente Barros     |  | 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||