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Flanelógrafo Rigel Romeu Grupo social: Ana
Valéria Félix Escola Municipal Uruguai Rua Ana Neri, 192 Este trabalho foi desenvolvido
por Rigel Romeu na Escola Municipal Uruguai, com a colaboração da Professora
de Geografia Ana Valéria Félix que ministra aula para o ensino fundamental,
durante o 2o. Semestre de 2008. A professora ensina aos alunos, além do
conteúdo de sua disciplina, como serem cidadãos melhores e a cuidar de nosso planeta.
Essa foi a maior motivação para escolher a sua aula como local de pesquisa.
Durante as visitas à escola foi observada a contextualização do conteúdo a
realidade e as atitudes que os alunos precisam desenvolver para melhorar o
mundo. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da
intercessora Ana Valéria, reconheci como tema para o projeto: “Fazer a
diferença é aprender e ensinar a receber e distribuir gentilezas”. Esse
conteúdo foi abordado nas discussões sobre países desenvolvidos X
subdesenvolvidos, trabalho infantil, IDH e outros. Definiu-se como partido
adotado a idéia da construção de um flanelógrafo onde situações antagônicas
possam ser trabalhadas por meio de imagens, frases, palavras e com a
participação ativa dos alunos. O produto final foi confeccionado a partir da
junção de dois experimentos. Construiu-se um flanelógrafo com uma árvore
projetada sobre os quais os alunos podem correlacionar imagens de problemas
atuais tais como poluição, desmatamento, aquecimento global, violência e
adensamento urbano, e propostas de soluções, a imagens de situações desejadas
tais como, animais selvagens preservados, reciclagem, replantio e cuidados
com a sociedade e o planeta, com propostas para sua manutenção. Buscou-se
relacionar as imagens problemas às folhas secas e as imagens boas às flores e
folhas verdes. As gotas, gentilezas, alimentam a árvore e a sociedade. O
painel e a árvore foram confeccionados com feltro. As folhas e flores com
feltro e brescia, com envelopes de acetato para inclusão de palavras e
imagens. As gotas de material sintético. Para fixação dos elementos usou-se
velcro. A intercessora utiliza o produto criando um sorteio dos elementos
entre os alunos que passam a posicioná-los no flanelógrafo da maneira pela
qual, cada um, identifica os problemas e suas soluções. Aprendi a identificar o desejo da
intercessora acompanhando suas atividades, conhecendo e me envolvendo com o
trabalho. Muitos experimentos levaram ao produto final, sempre pensando nas
situações onde eles seriam utilizados. A minha percepção de experimentos
legais, nem sempre foram interpretados da mesma forma pela intercessora. A
observação das etapas de quente e frio foram fundamentais para o entendimento
da escolha da intercessora. Muitos estudos de formas, materiais e técnicas
diferentes devem ser feitos para o desenvolvimento de cada elemento do
produto. Desse modo, há uma riqueza de opções que permite escolher com
segurança o melhor produto. Trocar idéias e aprender a observar e escutar
outras pessoas amplia a análise da funcionalidade do projeto e de seus
elementos em sua atividade.
Agradeço
a Profa. Ana Valéria Félix pela oportunidade deste trabalho, pela forma como
me recebeu e acompanhou nas etapas do processo. E muito mais, por nos mostrar
que, apesar das dificuldades vividas na escola pública, é possível ensinar
com alegria, mobilização e em busca de um mundo melhor. (Letra
10 – Normal): Disciplina:
DSG 1002 Turma: 1AH Professores: Ana
Branco e Cristina Viana |
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