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|  | Flanelógrafo Rigel Romeu Grupo social: Ana
  Valéria Félix Escola Municipal Uruguai Rua Ana Neri, 192   Este trabalho foi desenvolvido
  por Rigel Romeu na Escola Municipal Uruguai, com a colaboração da Professora
  de Geografia Ana Valéria Félix que ministra aula para o ensino fundamental,
  durante o 2o. Semestre de 2008. A professora ensina aos alunos, além do
  conteúdo de sua disciplina, como serem cidadãos melhores e a cuidar de nosso planeta.
  Essa foi a maior motivação para escolher a sua aula como local de pesquisa.
  Durante as visitas à escola foi observada a contextualização do conteúdo a
  realidade e as atitudes que os alunos precisam desenvolver para melhorar o
  mundo. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da
  intercessora Ana Valéria, reconheci como tema para o projeto: “Fazer a
  diferença é aprender e ensinar a receber e distribuir gentilezas”. Esse
  conteúdo foi abordado nas discussões sobre países desenvolvidos X
  subdesenvolvidos, trabalho infantil, IDH e outros. Definiu-se como partido
  adotado a idéia da construção de um flanelógrafo onde situações antagônicas
  possam ser trabalhadas por meio de imagens, frases, palavras e com a
  participação ativa dos alunos. O produto final foi confeccionado a partir da
  junção de dois experimentos. Construiu-se um flanelógrafo com uma árvore
  projetada sobre os quais os alunos podem correlacionar imagens de problemas
  atuais tais como poluição, desmatamento, aquecimento global, violência e
  adensamento urbano, e propostas de soluções, a imagens de situações desejadas
  tais como, animais selvagens preservados, reciclagem, replantio e cuidados
  com a sociedade e o planeta, com propostas para sua manutenção. Buscou-se
  relacionar as imagens problemas às folhas secas e as imagens boas às flores e
  folhas verdes. As gotas, gentilezas, alimentam a árvore e a sociedade. O
  painel e a árvore foram confeccionados com feltro. As folhas e flores com
  feltro e brescia, com envelopes de acetato para inclusão de palavras e
  imagens. As gotas de material sintético. Para fixação dos elementos usou-se
  velcro. A intercessora utiliza o produto criando um sorteio dos elementos
  entre os alunos que passam a posicioná-los no flanelógrafo da maneira pela
  qual, cada um, identifica os problemas e suas soluções.  Aprendi a identificar o desejo da
  intercessora acompanhando suas atividades, conhecendo e me envolvendo com o
  trabalho. Muitos experimentos levaram ao produto final, sempre pensando nas
  situações onde eles seriam utilizados. A minha percepção de experimentos
  legais, nem sempre foram interpretados da mesma forma pela intercessora. A
  observação das etapas de quente e frio foram fundamentais para o entendimento
  da escolha da intercessora. Muitos estudos de formas, materiais e técnicas
  diferentes devem ser feitos para o desenvolvimento de cada elemento do
  produto. Desse modo, há uma riqueza de opções que permite escolher com
  segurança o melhor produto. Trocar idéias e aprender a observar e escutar
  outras pessoas amplia a análise da funcionalidade do projeto e de seus
  elementos em sua atividade. Agradeço
  a Profa. Ana Valéria Félix pela oportunidade deste trabalho, pela forma como
  me recebeu e acompanhou nas etapas do processo. E muito mais, por nos mostrar
  que, apesar das dificuldades vividas na escola pública, é possível ensinar
  com alegria, mobilização e em busca de um mundo melhor. (Letra
  10 – Normal): Disciplina:
  DSG 1002 Turma: 1AH Professores: Ana
  Branco e Cristina Viana      |  | 
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