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Juntar meninos e meninas para se
respeitarem na hora do jogo Camila Terra Ramalho Fabiana Costa fabykerida@yahoo.com.br Grupo social: Teresa Cristina
Maia Escola Municipal Arthur Ramos Rua Marquês de São Vicente, 140 Gávea - Rio de Janeiro CEP: 21378-006 Esse projeto
foi feito na Escola Municipal Artur Ramos, uma pequena escola de Educação
Infantil ao 6º ano localizada no bairro da Gávea. Dentro deste espaço
escolhemos Teresa – professora de todas as matérias do 3º ano do Ensino
Fundamental. No inicio do projeto percebemos que Teresa procura ensinar aos
seus alunos através de jogos. Como no dia em que fez competição de
trava-língua, para esses jogos a turma sempre é dividida em duas equipes:
meninos X meninas. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo
vocabular de Teresa reconhecemos como tema para o projeto: "Juntar
meninos e meninas para se respeitarem na hora do jogo" No decorrer
desse projeto tivemos algumas dicas vindas principalmente dos quentes-frios.
No 1º quente-frio os principais objetos foram: o vai-vem, o jogo de forca e o
jogo de continhas. A partir dos comentários da Teresa, nós conseguimos
descobrir que ela usa o jogo de forca em suas aulas. Com a ajuda da Ana
Branco e da Cristina foi possível perceber que nossa intercessora gostaria de
um jogo que não tivesse ganhador ou perdedor, um jogo que junte as crianças e
não as separe. Foi criado
então o jogo de "força" , um jogo de forca, porém, ao acertar
alguma letra, a criança escolhe uma peça de roupa para vestir o boneco. Esse
jogo juntou as crianças a partir de um objeto perfeito para discussões de
preconceito racial. Na pesquisa de materiais Teresa optou pelo ímã, pois foi
o que se mostrou mais prático e dinâmico para sua aula. Assim, fizemos um
painel de MDF e ferro galvanizado, um boneco de folha imantada e cartolina, e
roupinhas de tecido e super ímã. Agradecimentos
Camila: Agradeço a
Teresa por ter aceitado participar do projeto, aprendi a trabalhar com
pessoas, a me planejar e, principalmente, a respeitar o outro. Agradeço a
Fabiana por ter participado desse meu processo de projeto, aprendi a ser
paciente. Fabiana: Agradeço à Teresa
pela parceria, por ter arriscado aceitar fazer esse projeto, e por ter
mostrado que as escolas municipais têm professores dedicados e que se
importam não só com a educação das crianças, mas também com o bem estar
delas, o que gerou em mim satisfação e consciência de que "gente que
faz" como diz um certo slogan, é sim a realidade de muitos neste país ,
e que Teresa se encaixa perfeitamente nisso, levando-me a acreditar mais na
educação, cuidado e respeito com a criança que é o cidadão de amanhã. Agradeço a
Camila por esse projeto, por em meio a diferenças de personalidade, termos
conseguido seguir e fazer uma parceria efetiva e produtiva, o que gerou em
mim ainda mais a consciência de que é sempre bom ter ao nosso lado pessoas de
olhares e personalidade diferentes, pois sempre levamos algo de bom deste
contato. Avaliação do Intercessor: Escola Municipal Artur Ramos -
Gávea Prof. Teresa Cristina M Borges As alunas demonstrarm interesse o
tempo todo em que estiveram na sala de aula em contato com a turma e com a
professora ( eu). Observaram minha aula por vários dias durante uma hora.
Depois da observação fizeram uma pesquisa comigo usando alguns materiais e
diversas dinâmicas. Foram bastante participativas e superaram minhas
expectativas quanto a proposta inicial. Parabéns e continuem assim! nota 10 - 18 nov 08 - Teresa
Cristina M Borges. Disciplina:
DSG 1002 Turma: 1AH Professores: Ana
Banco e Cristina Viana |
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