Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Juntar meninos e meninas para se respeitarem na hora do jogo

Equipe:

Camila Terra Ramalho

camilarterra@gmail.com

 

Fabiana Costa

fabykerida@yahoo.com.br

 

 

Grupo social:

Teresa Cristina Maia    

Escola Municipal Arthur Ramos

Rua Marquês de São Vicente, 140

Gávea - Rio de Janeiro

CEP: 21378-006 

 

 

 

Esse projeto foi feito na Escola Municipal Artur Ramos, uma pequena escola de Educação Infantil ao 6º ano localizada no bairro da Gávea. Dentro deste espaço escolhemos Teresa – professora de todas as matérias do 3º ano do Ensino Fundamental. No inicio do projeto percebemos que Teresa procura ensinar aos seus alunos através de jogos. Como no dia em que fez competição de trava-língua, para esses jogos a turma sempre é dividida em duas equipes: meninos X meninas. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Teresa reconhecemos como tema para o projeto: "Juntar meninos e meninas para se respeitarem na hora do jogo"

No decorrer desse projeto tivemos algumas dicas vindas principalmente dos quentes-frios. No 1º quente-frio os principais objetos foram: o vai-vem, o jogo de forca e o jogo de continhas. A partir dos comentários da Teresa, nós conseguimos descobrir que ela usa o jogo de forca em suas aulas. Com a ajuda da Ana Branco e da Cristina foi possível perceber que nossa intercessora gostaria de um jogo que não tivesse ganhador ou perdedor, um jogo que junte as crianças e não as separe.

Foi criado então o jogo de "força" , um jogo de forca, porém, ao acertar alguma letra, a criança escolhe uma peça de roupa para vestir o boneco. Esse jogo juntou as crianças a partir de um objeto perfeito para discussões de preconceito racial. Na pesquisa de materiais Teresa optou pelo ímã, pois foi o que se mostrou mais prático e dinâmico para sua aula. Assim, fizemos um painel de MDF e ferro galvanizado, um boneco de folha imantada e cartolina, e roupinhas de tecido e super ímã.

 

Agradecimentos

 

Camila:

Agradeço a Teresa por ter aceitado participar do projeto, aprendi a trabalhar com pessoas, a me planejar e, principalmente, a respeitar o outro.

Agradeço a Fabiana por ter participado desse meu processo de projeto, aprendi a ser paciente.

 

Fabiana:

Agradeço à Teresa pela parceria, por ter arriscado aceitar fazer esse projeto, e por ter mostrado que as escolas municipais têm professores dedicados e que se importam não só com a educação das crianças, mas também com o bem estar delas, o que gerou em mim satisfação e consciência de que "gente que faz" como diz um certo slogan, é sim a realidade de muitos neste país , e que Teresa se encaixa perfeitamente nisso, levando-me a acreditar mais na educação, cuidado e respeito com a criança que é o cidadão de amanhã.

Agradeço a Camila por esse projeto, por em meio a diferenças de personalidade, termos conseguido seguir e fazer uma parceria efetiva e produtiva, o que gerou em mim ainda mais a consciência de que é sempre bom ter ao nosso lado pessoas de olhares e personalidade diferentes, pois sempre levamos algo de bom deste contato.

 

 

 

Avaliação do Intercessor:

 

Escola Municipal Artur Ramos - Gávea

Prof. Teresa Cristina M Borges

 

As alunas demonstrarm interesse o tempo todo em que estiveram na sala de aula em contato com a turma e com a professora ( eu). Observaram minha aula por vários dias durante uma hora. Depois da observação fizeram uma pesquisa comigo usando alguns materiais e diversas dinâmicas. Foram bastante participativas e superaram minhas expectativas quanto a proposta inicial. Parabéns e continuem assim!

nota 10 - 18 nov 08 - Teresa Cristina M Borges.

 

 

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AH

Professores: Ana Banco e Cristina Viana

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version