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|  | Quadro das Energias Isabel Teixeira Basto Sewaybricker   Nadhine Negreiros Arvia Grupo social: Cláudia Andréa
  Lafayette Pinto Escola Municipal
  George Pfisterer Praça Nossa Senhora Auxiliadora, Leblon,
  Rio de Janeiro – RJ  CEP: 22441050  O projeto foi realizado na Escola Municipal George
  Pfisterer com a intercessora Cláudia Andréa Lafayette Pinto, professora de
  Geografia da 5ª série do Ensino Fundamental. Suas aulas seguem um mesmo
  padrão. Primeiro ela corrige o dever de casa, depois ensina a matéria no
  quadro enquanto eles acompanham pelo livro e por último ela passa um
  exercício para ser feito   Levamos
  diversos experimentos relacionados com energia, como mapas, cartazes com
  ilustrações e informações, desenhos da estrutura de cada tipo de energia.
  Depois da execução do quente e frio o partido adotado foi um quadro em que
  pudesse juntar imagens, informações e exercícios sobre as energias.  O objeto final é um quadro com elementos que são
  grudados nele, como desenhos, informações e os nomes das energias. O quadro
  foi feito com três pedaços 40 cm x 60 cm de manta magnética colados no
  polietileno, unidos com três tiras de elástico atrás para que possa dobrar.
  Para proteger tem uma capa de tecido com bolsos onde podem ser guardados os
  elementos que serão colados. Os elementos foram impressos em papel oficio, plastificados
  e atrás foi colada a manta magnética para que possam grudar na base. Com
  esses itens soltos é possível explicar a matéria e depois fazer um exercício.
  A Cláudia usa o objeto chamando um aluno de cada vez para ir ao quadro e
  grudar a informação ou o nome perto do desenho correspondente.  Nadhine: Nesse semestre pude aprender que projeto é fruto
  de muita dedicação e força de vontade. Com a realização deste aprendi a
  importância da dedicação começar desde as primeiras etapas do processo, desde
  a escolha do intercessor e local. Entendi que é essencial buscar as
  possibilidades de projeto para que façamos uma escolha correta do
  intercessor, pois é a parceria que irá iniciar o projeto. Com a realidade das
  escolas públicas, aprendi a admirar a força de vontade dos alunos para
  aprenderem e conviverem numa realidade de ensino tão precária. Entendi a
  necessidade de cumprir cuidadosamente as etapas do processo, para que o
  produto final realmente consiga atender ao seu objetivo e a importância dos
  agradecimentos, de ser grato àqueles que participaram do processo, pois sem
  eles o projeto não se realizaria.   
  Agradeço a minha intercessora Cláudia por ser sempre tão participativa
  e solicita nas etapas de projeto, gerando em mim grande satisfação e alegria
  por realizá-lo tendo-a como parceira e me ensinando que a sua participação é
  essencial para que o projeto dê certo.   
  Agradeço a minha dupla Isabel, por estar sempre presente nas etapas do
  projeto e por ser tão companheira, gerando em mim uma enorme satisfação e me
  ensinando a importância de ter uma boa relação com a dupla de projeto. Isabel: Aprendi com esse
  projeto como é importante agradecer às pessoas que ajudaram e aos comentários
  feitos pela intercessora que foram muito importantes para que fosse possível
  chegar a um objeto final. Aprendi também que é preciso ter disciplina para
  seguir os prazos determinados e assim poder realizar um projeto com sucesso. Pude reforçar a
  idéia que eu tinha sobre a influência do intercessor, é necessário que a
  pessoa esteja empolgada junto com a dupla para poder ajudar e fazer
  comentários construtivos, afinal não há projeto sem intercessor. Aprendi que
  entre a dupla é preciso ter harmonia e cumplicidade e só se consegue isso
  quando o espaço do outro é respeitado.    
  Agradeço a minha dupla Nadhine por participar ativamente do processo
  do projeto, gerando em mim satisfação por saber que a minha parceira é uma
  pessoa dedicada, facilitando, então, o andamento do projeto.    Agradeço a Cláudia por ter sido tão
  atenciosa e prestativa, sempre fazendo o que a gente pedia e sempre querendo
  nos ajudar. Aprendi que a empolgação do intercessor é muito importante para
  que o processo dê certo, afinal não há projeto sem intercessor.  Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AD Ana Maria Branco e Vicente Barros     |  | 
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