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Quadro das Energias Isabel Teixeira Basto Sewaybricker Nadhine Negreiros Arvia Grupo social: Cláudia Andréa
Lafayette Pinto Escola Municipal
George Pfisterer Praça Nossa Senhora Auxiliadora, Leblon,
Rio de Janeiro – RJ CEP: 22441050 O projeto foi realizado na Escola Municipal George
Pfisterer com a intercessora Cláudia Andréa Lafayette Pinto, professora de
Geografia da 5ª série do Ensino Fundamental. Suas aulas seguem um mesmo
padrão. Primeiro ela corrige o dever de casa, depois ensina a matéria no
quadro enquanto eles acompanham pelo livro e por último ela passa um
exercício para ser feito Levamos
diversos experimentos relacionados com energia, como mapas, cartazes com
ilustrações e informações, desenhos da estrutura de cada tipo de energia.
Depois da execução do quente e frio o partido adotado foi um quadro em que
pudesse juntar imagens, informações e exercícios sobre as energias. O objeto final é um quadro com elementos que são
grudados nele, como desenhos, informações e os nomes das energias. O quadro
foi feito com três pedaços 40 cm x 60 cm de manta magnética colados no
polietileno, unidos com três tiras de elástico atrás para que possa dobrar.
Para proteger tem uma capa de tecido com bolsos onde podem ser guardados os
elementos que serão colados. Os elementos foram impressos em papel oficio, plastificados
e atrás foi colada a manta magnética para que possam grudar na base. Com
esses itens soltos é possível explicar a matéria e depois fazer um exercício.
A Cláudia usa o objeto chamando um aluno de cada vez para ir ao quadro e
grudar a informação ou o nome perto do desenho correspondente. Nadhine: Nesse semestre pude aprender que projeto é fruto
de muita dedicação e força de vontade. Com a realização deste aprendi a
importância da dedicação começar desde as primeiras etapas do processo, desde
a escolha do intercessor e local. Entendi que é essencial buscar as
possibilidades de projeto para que façamos uma escolha correta do
intercessor, pois é a parceria que irá iniciar o projeto. Com a realidade das
escolas públicas, aprendi a admirar a força de vontade dos alunos para
aprenderem e conviverem numa realidade de ensino tão precária. Entendi a
necessidade de cumprir cuidadosamente as etapas do processo, para que o
produto final realmente consiga atender ao seu objetivo e a importância dos
agradecimentos, de ser grato àqueles que participaram do processo, pois sem
eles o projeto não se realizaria.
Agradeço a minha intercessora Cláudia por ser sempre tão participativa
e solicita nas etapas de projeto, gerando em mim grande satisfação e alegria
por realizá-lo tendo-a como parceira e me ensinando que a sua participação é
essencial para que o projeto dê certo.
Agradeço a minha dupla Isabel, por estar sempre presente nas etapas do
projeto e por ser tão companheira, gerando em mim uma enorme satisfação e me
ensinando a importância de ter uma boa relação com a dupla de projeto. Isabel: Aprendi com esse
projeto como é importante agradecer às pessoas que ajudaram e aos comentários
feitos pela intercessora que foram muito importantes para que fosse possível
chegar a um objeto final. Aprendi também que é preciso ter disciplina para
seguir os prazos determinados e assim poder realizar um projeto com sucesso. Pude reforçar a
idéia que eu tinha sobre a influência do intercessor, é necessário que a
pessoa esteja empolgada junto com a dupla para poder ajudar e fazer
comentários construtivos, afinal não há projeto sem intercessor. Aprendi que
entre a dupla é preciso ter harmonia e cumplicidade e só se consegue isso
quando o espaço do outro é respeitado.
Agradeço a minha dupla Nadhine por participar ativamente do processo
do projeto, gerando em mim satisfação por saber que a minha parceira é uma
pessoa dedicada, facilitando, então, o andamento do projeto. Agradeço a Cláudia por ter sido tão
atenciosa e prestativa, sempre fazendo o que a gente pedia e sempre querendo
nos ajudar. Aprendi que a empolgação do intercessor é muito importante para
que o processo dê certo, afinal não há projeto sem intercessor. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AD Ana Maria Branco e Vicente Barros |
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