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|  | Teatro para pensar, rir e ouvir,
  desenvolvendo as diversas linguagens Gabriela Guilhon
  Dore Rodrigo Hull
  Loyola Grupo social: Márcia
  Miranda Lima Escola Municipal CIEP Presidente
  Agostinho Neto             Endereço: Rua Visconde Silva 
  s/nº - Humaitá, Rio de Janeiro Nosso
  projeto foi desenvolvido na Escola Municipal CIEP Presidente Agostinho Neto,
  de horário integral, com a professora Márcia. Márcia leciona para o período
  inicial, apenas no turno da manhã. Durante o período que acompanhamos o seu
  trabalho, observamos atividades como aula de informática, corte e colagem de
  gravuras e palavras, horário livre (com desenhos, brinquedos e jogos
  pedagógicos) e vídeo.A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
  vocabular da Márcia reconhecemos como tema para o projeto: “Pensar é colorir
  a vida / Rir é aprender a falar da vida / Ouvir melhor para poder falar”. A essa
  frase, Márcia relacionou as atividades de informática, horário livre e vídeo.
  Após uma série de experimentações, concluímos que nosso produto deveria ser
  construído para o exercício do teatro relacionado com a escrita. Além disso,
  as fantasias deveriam ter um aspecto abstrato permitindo que os alunos
  criassem o seu personagem. O produto, desse modo, constitui em pedaços de
  tecido, acessórios para a cabeça (perucas coloridas em diferentes formatos e
  animais como onça, gato, cão, elefante, urso...) e uma cortina com bolsos
  onde as crianças encaixam letras para formar palavras e frases. Para fazer as
  fantasias e a cortina, utilizamos cetim, sendo algumas partes, como as
  orelhas preenchidas de acrylon. Os bolsos da cortina foram feitos com uma
  tela vermelha.Enquanto as letras foram pintadas com tinta em spray preta com
  a técnica de stencil. Os moldes foram feitos na fresa em poliestileno e a
  base das letras constitui em uma fronha de lona estruturada com acetato. “Fazer projeto esse período foi uma experiência diferente.
  Primeiramente aprendi que para um trabalho ser bem feito é necessário amar
  aquilo que fazemos e com aqueles que trabalhamos. Para isso foi essencial
  minha amizade com o Rodrigo, a relação que estabelecemos com Márcia e as
  crianças, o convívio com os colegas de turma, monitores e professores.
  Através dessas relações e com a ajuda e suporte de cada um, agora sei que
  fazer projeto é saber lidar com pessoas e ir costurando um projeto sem fim. A
  partir da experimentação final, percebi que o projeto não teria fim dentro de
  sala, pois foi através daquelas crianças e de Márcia que esse projeto se
  desenvolveu e ganhou vida.” “Agradeço à Márcia pela relação desenvolvida durante o
  semestre o que gerou em mim maior dedicação para que o projeto respondesse a
  toda atenção que recebemos dela”  Gabriela “Nesse
  período aprendi mais do que esperava. Entendi o que é projeto participativo e
  sua importância para minha profissão e para a sociedade. Projetar para o
  outro produz um trabalho mais completo. Outra alegria do período foram as
  relações desenvolvidas. Conheci colegas, professores e profissionais que se
  tornaram amigos e me mostraram novos pontos de vista, que ajudaram o projeto.
  Não há dúvidas de que o suco da luz fará falta. Trabalhei muito, mas me
  diverti. As noites fazendo projeto com minha dupla foram prazerosas. Nosso
  projeto parecia infinito, mas juntos conseguimos terminá-lo. Depois de tantas
  experimentações percebi ao fim que nosso projeto realmente fazia diferença,
  os alunos cada vez interpretavam melhor, interagindo com seu personagem. Ver
  aquelas crianças vestindo o que havíamos feito, pensando, rindo e ouvindo, me
  faz entender, de fato, o significado de colorir a vida.” “Agradeço à Márcia por ter se envolvido com o nosso
  projeto desde o início, sua colaboração foi essencial para o projeto ser
  bem-sucedido. A relação que tivemos com ela me fez perceber a importância e a
  riqueza do projeto participativo”  Rodrigo Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AG Professores: Ana Branco e Cristina Viana      |  | 
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