|
Varal para conhecer as letras e os números Renata Friedheim de Seixas
Corrêa Ana Cecilia Affonso de
Carvalho Friedheim cicafried@gmail.com Grupo social: Adriana Alves
Barcellos Escola Municipal Pedro Ernesto Rua Professor Abelardo Lobo, 5 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ CEP: 22470-240 O projeto foi realizado
na Escola Municipal Pedro Ernesto, na Rua Professor Abelardo Lobo, Lagoa. A
intercessora escolhida foi Adriana Alves Barcellos. Na turma de
Adriana acontecem principalmente atividades de português e matemática. A
função da professora é ensinar seus alunos a escrever, a ler e a fazer
contas. Também realiza atividades com
imagens e de raciocínio. Acompanhando as
atividades, presenciamos duas aulas de matemática. Em uma das aulas, a
intercessora pedia para que seus alunos escrevessem alguns números por
extenso. Os alunos realizaram a atividade no livro, enquanto Adriana escreveu
no quadro para que todos acompanhassem com facilidade. A partir do
conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Adriana, reconhecemos
como tema para o projeto: “Conhecer as
letras e os números.” As atividades
que foram observadas estavam ligadas com a frase. Além da atividade de
matemática citada, em nosso quarto encontro acompanhamos uma atividade de
português, que se relaciona com as letras. Os alunos realizaram um exercício
em que tinham que achar palavras sinônimas. Novamente a atividade foi
corrigida no quadro. Com o estudo de
idéias, o partido adotado do projeto foi um varal. Com este produto as
crianças poderiam interagir e praticar atividades de português, matemática e
mais variações que a intercessora escolhesse. O objeto final
foi um grande varal que pode ser prendido de um lado ao outro do quadro-negro
com uma fina corda de borracha azul. Foi feito com doze bolsos de tecido com
plástico transparente na frente para que aparecesse o que fosse colocado
dentro. Fizemos então placas de papel cartão azul e vermelho e depois estas
foram plastificadas para dar resistência. Nas azuis fizemos sílabas e nas
vermelhas os números e os sinais de todas as operações de matemática. Além
destas imprimimos imagens que se relacionavam com as sílabas que também foram
plastificadas. O varal é usado com atividades de português e matemática. A
intercessora forma contas nos bolsinhos, deixando o resultado em branco,
fazendo com que um aluno coloque a placa com o resultado certo. Também usa
com as imagens colocando-as no primeiro bolso e pedindo para as crianças
colocarem as sílabas que formam a palavra corretamente. Ana Cecilia: Agradeço minha dupla Renata
por me incentiva nos momentos mais difíceis do projeto pelo fato de ter me
dado força pra continuar. Isso gerou em mim a vontade de terminar o projeto
para ter um resultado surpreendente. Agradeço a intercessora Adriana por ter
me ajudado muito durante o processo, pelo fato de ter nos recebido muito bem
e nos mostrado coisas novas. Isso gerou em mim o conhecimento de que um
trabalho com amor é sempre muito bem feito. Renata: Agradeço
minha companheira de projeto Ana Cecília por ter iniciado este projeto com
muito entusiasmo e criatividade. Isto
gerou em mim a confiança de que juntas iríamos produzir um ótimo
trabalho. Agradeço a intercessora
Adriana por sua participação e interesse nesse trabalho. Isto gerou em mim a vontade de trazer
coisas novas a ela em nossos encontros e aprendi que levando os objetos com
entusiasmo, ela os recebia com muito mais alegria. Escola Municipal Pedro Ernesto Prof Adriana Alves Barcellos O projeto desenvolvido pela Ana
Cecilia e pela Renata em minha sala de aula foi muito enriquecedor. Mesmo
durante o seu processo de criação, os produtos foram inseridos nas aulas de
português e Matemática, para serem testados pelos alunos. Desta forma, foram
sendo aperfeiçoados segundo as necessidades da turma, transformando- se em
recursos didáticos muito úteis e prazerosos para as crianças. Considero o
trabalho das estudantes de ótima qualidade, tanto que ultrapassou as minhas
expectativas. Nota 10 - 14 nov 2008 - Adriana
Alves Barcellos Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AD Professores:
Luis Vicente Barros e Ana Branco |
|
|
||
|
|
||||
|
|||||
|
|
|