|
Equipe:
Sofia Ferraz Benjamin
Matheus Antonio Ferrari Barroso
Grupo Social: Prof. Risomilda Florentino Escola Municipal Marly
Fróes Peixoto - ABBR Rua Jardim
Botânico, 660 Jardim Botânico -
Rio de Janeiro CEP: 22461-000 Realizamos nosso projeto na Escola Marly Fróes Peixoto, que fica
dentro da ABBR (Associação Brasileira Beneficiente de Reabilitação), no
Jardim Botânico. Trabalhamos com a turma de crianças com paralisia cerebral, que
tem no total cinco alunos, com diferentes níveis de dificuldades. As aulas, na maioria, consistem em atividades que estimulem as
crianças a exercitar suas qualidades e dificuldades, dando a elas o máximo
possível de autonomia, para que possam levar suas vidas fora dali. Além de
pintura, desenho, leitura em conjunto (com a professora), etc, a turma está,
principalmente, em processo de alfabetização. A partir das observações e das palavras coletadas, chegamos à
frase-tema “Letras, sílabas e vogais acompanham a aula”. Daí, começamos a
desenvolver o projeto pensando em mesclar as atividades criativas com as
letras, que as acompanham. Após as experimentações das iscas, pudemos ver aquilo que
funcionava e o que não, o que nos levou a três coisas: letras com texturas
diferentes, cheiros diferentes, e um carimbo; que auxiliaria as crianças na
hora de escrever, já que para a maioria, segurar um lápis é muito difícil. Decidimos fazer, então, um objeto que unisse as três coisas.
Tentamos diversos materiais, até chegar no MDF. Depois das letras serem cortadas na fresa da PUC, juntamos a
parte vazada às texturas, unidas à um EVA, que dificulta que a base
escorregue ao ser usada. Fizemos também letras de encaixe rígidas e
flexíveis; essas com cheiro. Além disso, um carimbo, que tem uma base de
metal para a mão, revestida com EVA, e letras com ímã, para sujar na tinta e
imprimir no papel. . Sofia:
Aprendi muito com esse projeto. Não só como profissional, mas como pessoa. O
convívio com essas crianças me deixou mais alegre e crédula naquilo que
podemos oferecer. Aprendi, mais do que nunca, a ver as dificuldades de perto
e não me espantar, mas ver que todos temos muita capacidade de adaptação e de
ser, dar e receber o nosso melhor. Agradeço ao
Matheus por todo o respeito ao longo do processo e principalmente pela boa
companhia. Eu pude conhecê-lo melhor, e vi que há muitas coisas a se tirar
dele. Assim, com uma boa relação, pudemos levar nosso projeto adiante da
melhor forma e chegar no resultado que queríamos. Isso me mostrou que as
pessoas sempre podem nos surpreender, e que o trabalho em dupla pode ser
muito proveitoso. Agradeço à
Riso por nos receber tão bem e se dispor sempre a nos integrar no mundo dos
seus alunos. Seu conhecimento sobre eles nos mostrou que com atenção é fácil
de comunicar, mesmo que das formas mais inesperadas. Matheus:
Desde que entrei meio que era novo pra mim, minha visão do mundo mudou.
Passei a dar mais importância a certas qualidades que são simples mas de
grande valor nessa vida. Isso gerou em mim uma nova maneira de ver o ser
humano. que não devemos julgar uma
pessoa sem antes conhecê - la, já que
o lugar que ela nos recebeu era tão especial. Agradeço a
Sofia por ter me puxado tanto para conseguir chegar a conclusão desse projeto
que teve um valor inestimável em minha vida. Isso me tornou mais entusiasmado
com qualquer tipo de trabalho que eu venha a me envolver. Obrigado Sofi. Agradeço a
Riso por ter me aceitado , assim como a Sofia. O fato dela ter nos recebido
fez com que eu realmente sentisse um comprometimento com escola
e foi o que deu mais importância ao projeto. |
|
|
||
|
|
||||
|
|||||
|
|
|