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|  | Equipe: Sofia Ferraz BenjaminMatheus Antonio Ferrari BarrosoGrupo Social: Prof. Risomilda Florentino Escola Municipal  Marly
  Fróes Peixoto - ABBR Rua Jardim
  Botânico, 660 Jardim Botânico -
  Rio de Janeiro CEP: 22461-000 Realizamos nosso projeto na Escola Marly Fróes Peixoto, que fica
  dentro da ABBR (Associação Brasileira Beneficiente de Reabilitação), no
  Jardim Botânico.  Trabalhamos com a turma de crianças com paralisia cerebral, que
  tem no total cinco alunos, com diferentes níveis de dificuldades. As aulas, na maioria, consistem em atividades que estimulem as
  crianças a exercitar suas qualidades e dificuldades, dando a elas o máximo
  possível de autonomia, para que possam levar suas vidas fora dali. Além de
  pintura, desenho, leitura em conjunto (com a professora), etc, a turma está,
  principalmente, em processo de alfabetização. A partir das observações e das palavras coletadas, chegamos à
  frase-tema “Letras, sílabas e vogais acompanham a aula”. Daí, começamos a
  desenvolver o projeto pensando em mesclar as atividades criativas com as
  letras, que as acompanham. Após as experimentações das iscas, pudemos ver aquilo que
  funcionava e o que não, o que nos levou a três coisas: letras com texturas
  diferentes, cheiros diferentes, e um carimbo; que auxiliaria as crianças na
  hora de escrever, já que para a maioria, segurar um lápis é muito difícil. Decidimos fazer, então, um objeto que unisse as três coisas.
  Tentamos diversos materiais, até chegar no MDF.  Depois das letras serem cortadas na fresa da PUC, juntamos a
  parte vazada às texturas, unidas à um EVA, que dificulta que a base
  escorregue ao ser usada. Fizemos também letras de encaixe rígidas e
  flexíveis; essas com cheiro. Além disso, um carimbo, que tem uma base de
  metal para a mão, revestida com EVA, e letras com ímã, para sujar na tinta e
  imprimir no papel.                              . Sofia:
  Aprendi muito com esse projeto. Não só como profissional, mas como pessoa. O
  convívio com essas crianças me deixou mais alegre e crédula naquilo que
  podemos oferecer. Aprendi, mais do que nunca, a ver as dificuldades de perto
  e não me espantar, mas ver que todos temos muita capacidade de adaptação e de
  ser, dar e receber o nosso melhor.                   Agradeço ao
  Matheus por todo o respeito ao longo do processo e principalmente pela boa
  companhia. Eu pude conhecê-lo melhor, e vi que há muitas coisas a se tirar
  dele. Assim, com uma boa relação, pudemos levar nosso projeto adiante da
  melhor forma e chegar no resultado que queríamos. Isso me mostrou que as
  pessoas sempre podem nos surpreender, e que o trabalho em dupla pode ser
  muito proveitoso.               Agradeço à
  Riso por nos receber tão bem e se dispor sempre a nos integrar no mundo dos
  seus alunos. Seu conhecimento sobre eles nos mostrou que com atenção é fácil
  de comunicar, mesmo que das formas mais inesperadas.                Matheus:
  Desde que entrei meio que era novo pra mim, minha visão do mundo mudou.
  Passei a dar mais importância a certas qualidades que são simples mas de
  grande valor nessa vida. Isso gerou em mim uma nova maneira de ver o ser
  humano.    que não devemos julgar uma
  pessoa sem antes conhecê - la,  já que
  o lugar que ela nos recebeu era tão especial.               Agradeço a
  Sofia por ter me puxado tanto para conseguir chegar a conclusão desse projeto
  que teve um valor inestimável em minha vida. Isso me tornou mais entusiasmado
  com qualquer tipo de trabalho que eu venha a me envolver. Obrigado Sofi.              Agradeço a
  Riso por ter me aceitado , assim como a Sofia. O fato dela ter nos recebido
  fez com que eu realmente sentisse um comprometimento  com escola 
  e foi o que deu mais importância ao projeto.     |  |  | ||
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