| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Apresentando
  na Roda as Várias Dimensões da Palavra Equipe: Maria Juliana dos Santos Marina Ligouri P. Marques Mah.marques@hotmail.com Grupo social: Alice Goulart Nucleo de Artes de Copacabana Rua Toneleiros, 21 Copacabana – Rio de Janeiro   Nosso projeto foi feito no Núcleo de Artes de Copacabana,com
  a professora Maria Alice de Oliveira Goulart que leciona Artes Literárias.
  Sua turma é composta por alunos de 
  cinco a doze anos,os mais velhos frequentam as aulas com intuito de
  acrescentar mais conhecimento para desenvolver poesias,enquanto os mais novos
  ainda estão em processo de alfabetização,o que gera inúmeras
  dificuldades  para a intercessora
  inserir conteúdos e ao mesmo tempo integrar. O objetivo de Alice é aguçar o
  pensamento artístico dentro de uma oficina da palavra de forma transdisciplinar,realizando atividades que envolvem
  músicas e filmes para inspirar a composição de versos, leitura e
  interpretação de histórias,desenvolvimento da poesia do corpo, representação
  plástica de mitos, construção da janela das palavras que se derivam do nome
  de cada um, entre outras, nas quais ela sempre busca extrair da
  especificidade emocional de cada aluno, elementos para trabalhar, de diversas
  formas, a palavra. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
  vocabular de Alice  reconhecemos como tema para o projeto: “Trabalhar
  a palavra artisticamente em todas as suas dimensões: falada(sonora), poética
  ,musical, plástica e cênica”. O conceito definido, embasado pela experimentação das
  primeiras ideias foi um tabuleiro circular, que possibilitaria a integração e
  interpretação das várias dimensões artísticas da palavra,que viria
  acompanhado por tecidos que seriam elementos cênicos,que desenvolveria a
  criatividade ao ser moldado ao corpo.       Construímos
  a partir do objetivo final um tapete preto, feito com Gorgurão, que
  representa a neutralidade do grupo no início das atividades e a partir de
  cálculos geométricos distribuímos tecidos de Cetim formato de pétalas com as
  cores do arco-íris que representam a individualidade de cada aluno inserida
  ao contexto,transformando-se em fantasias e artifícios cênicos e um núcleo
  branco,do mesmo tecido da base preta, que representa um foco de luz,sobre o
  qual o aluno vai trabalhar a palavra artisticamente.O tapete é a própria
  embalagem, se transforma em uma bolsa, estruturada por uma corda de Polyester
  e o núcleo branco é dividido em quarto compartimentos para armazenar as
  pétalas e livros.Alice está utilizando o tapete como um atrativo para a sua
  aula, unindo a individualidade de seus alunos, ao desenvolver histórias,
  otimizando seu ambiente de trabalho e promovendo a integração. Agradecemos
  a Alice por realizar todas as proposta, nas diversas etapas do projeto,
  simbólica e codificada, proporcionando impossibilidades que geraram um
  aprendizado mais abrangente e verdadeiro, possibilitando-nos olhar para o
  humano e trabalhar artisticamente com elementos  que contribuem para um mundo melhor.     
  Maria Juliana: Ao analisar todo o percurso desse período, os
  aprendizados contabilizados são inúmeros,acima de tudo,aprendi que ser grato
  significa sabedoria. Sou grata aos professores, a minha dupla, a nossa
  intercessora, e a todos que geraram a compreensão disso. Minha conclusão
  final se resume no resultado do projeto,uma roda que trabalha com as dimensões
  artísticas da palavra,agregando para construir,transformando impossibilidade
  em oferenda.      Marina
  Marques: O projeto desse período me ensinou muito mais do que eu poderia
  esperar. Mais do que aprender a projetar, eu aprendi a trabalhar com gente e
  comecei a entender como é bom e gratificante. Descobri que, mais do que tudo,
  fazer projeto é se relacionar, porque são as pessoas que nos acrescentam e
  nos influenciam, são quem nos surpreendem e nos estimulam. Não são os objetos
  por si só que nos interessam, mas sim a reação das pessoas em relação a eles. Avaliação feita pelo intercessor: Durante o projeto desenvolvido em DSG neste semestre,
  tive a satisfação de contar com a presença marcante e simpática das alunas
  Maria Juliana e Marina Marques. O contato foi extremamente valioso, pois as
  alunas mostraram vontade e desempenho ao projetar e criar produtos que serão
  utilizados na oficina de arte literária ou, mais comumente conhecida como
  oficina da palavra. O conceito chave desta oficina é a PALAVRA-ARTÍSTICA,
  múltipla em suas dimensões (verbal, plástica, musical e cênica). A roda das
  dimensões da palavra contempla de forma integradora holística e
  transdisciplinar o uso das palavras em várias dimensões. Declaro que recebi em condições de uso para
  experimentação no Núcleo de Artes de Copacabana o objeto resultante desse
  projeto. Nota (de 1 a 10): 10 Rio, 22/06/2009  Disciplina: DSG
  1002 Turma: 1AC Professores:
  Ana Branco e Vicente Barros     |  | 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||