|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Apresentando
na Roda as Várias Dimensões da Palavra Equipe: Maria Juliana dos Santos Marina Ligouri P. Marques Mah.marques@hotmail.com Grupo social: Alice Goulart Nucleo de Artes de Copacabana Rua Toneleiros, 21 Copacabana – Rio de Janeiro Nosso projeto foi feito no Núcleo de Artes de Copacabana,com
a professora Maria Alice de Oliveira Goulart que leciona Artes Literárias.
Sua turma é composta por alunos de
cinco a doze anos,os mais velhos frequentam as aulas com intuito de
acrescentar mais conhecimento para desenvolver poesias,enquanto os mais novos
ainda estão em processo de alfabetização,o que gera inúmeras
dificuldades para a intercessora
inserir conteúdos e ao mesmo tempo integrar. O objetivo de Alice é aguçar o
pensamento artístico dentro de uma oficina da palavra de forma transdisciplinar,realizando atividades que envolvem
músicas e filmes para inspirar a composição de versos, leitura e
interpretação de histórias,desenvolvimento da poesia do corpo, representação
plástica de mitos, construção da janela das palavras que se derivam do nome
de cada um, entre outras, nas quais ela sempre busca extrair da
especificidade emocional de cada aluno, elementos para trabalhar, de diversas
formas, a palavra. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
vocabular de Alice reconhecemos como tema para o projeto: “Trabalhar
a palavra artisticamente em todas as suas dimensões: falada(sonora), poética
,musical, plástica e cênica”. O conceito definido, embasado pela experimentação das
primeiras ideias foi um tabuleiro circular, que possibilitaria a integração e
interpretação das várias dimensões artísticas da palavra,que viria
acompanhado por tecidos que seriam elementos cênicos,que desenvolveria a
criatividade ao ser moldado ao corpo. Construímos
a partir do objetivo final um tapete preto, feito com Gorgurão, que
representa a neutralidade do grupo no início das atividades e a partir de
cálculos geométricos distribuímos tecidos de Cetim formato de pétalas com as
cores do arco-íris que representam a individualidade de cada aluno inserida
ao contexto,transformando-se em fantasias e artifícios cênicos e um núcleo
branco,do mesmo tecido da base preta, que representa um foco de luz,sobre o
qual o aluno vai trabalhar a palavra artisticamente.O tapete é a própria
embalagem, se transforma em uma bolsa, estruturada por uma corda de Polyester
e o núcleo branco é dividido em quarto compartimentos para armazenar as
pétalas e livros.Alice está utilizando o tapete como um atrativo para a sua
aula, unindo a individualidade de seus alunos, ao desenvolver histórias,
otimizando seu ambiente de trabalho e promovendo a integração. Agradecemos
a Alice por realizar todas as proposta, nas diversas etapas do projeto,
simbólica e codificada, proporcionando impossibilidades que geraram um
aprendizado mais abrangente e verdadeiro, possibilitando-nos olhar para o
humano e trabalhar artisticamente com elementos que contribuem para um mundo melhor.
Maria Juliana: Ao analisar todo o percurso desse período, os
aprendizados contabilizados são inúmeros,acima de tudo,aprendi que ser grato
significa sabedoria. Sou grata aos professores, a minha dupla, a nossa
intercessora, e a todos que geraram a compreensão disso. Minha conclusão
final se resume no resultado do projeto,uma roda que trabalha com as dimensões
artísticas da palavra,agregando para construir,transformando impossibilidade
em oferenda. Marina
Marques: O projeto desse período me ensinou muito mais do que eu poderia
esperar. Mais do que aprender a projetar, eu aprendi a trabalhar com gente e
comecei a entender como é bom e gratificante. Descobri que, mais do que tudo,
fazer projeto é se relacionar, porque são as pessoas que nos acrescentam e
nos influenciam, são quem nos surpreendem e nos estimulam. Não são os objetos
por si só que nos interessam, mas sim a reação das pessoas em relação a eles. Avaliação feita pelo intercessor: Durante o projeto desenvolvido em DSG neste semestre,
tive a satisfação de contar com a presença marcante e simpática das alunas
Maria Juliana e Marina Marques. O contato foi extremamente valioso, pois as
alunas mostraram vontade e desempenho ao projetar e criar produtos que serão
utilizados na oficina de arte literária ou, mais comumente conhecida como
oficina da palavra. O conceito chave desta oficina é a PALAVRA-ARTÍSTICA,
múltipla em suas dimensões (verbal, plástica, musical e cênica). A roda das
dimensões da palavra contempla de forma integradora holística e
transdisciplinar o uso das palavras em várias dimensões. Declaro que recebi em condições de uso para
experimentação no Núcleo de Artes de Copacabana o objeto resultante desse
projeto. Nota (de 1 a 10): 10 Rio, 22/06/2009 Disciplina: DSG
1002 Turma: 1AC Professores:
Ana Branco e Vicente Barros |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|