| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Batutas
  Coloridas Que Regem a Leitura da Música Equipe: Gabriel Cesario Alvim Martinelli Bruno Ajdelsztajn m0rr1_@hotmail.com Grupo social: Sérgio Henrique Alves de
  Andrade Nucleo de artes de Copacabana Rua Toneleiros, 21 Copacabana – Rio de Janeiro   Nosso projeto foi feito no
  Núcleo de Artes de Copacabana, com o Professor Sérgio. Sérgio leciona aulas de teclado
  para crianças e adolescentes do ensino municipal. Lá acompanhamos atividades
  variadas, mas as mais interessantes foram com grupos de crianças mais novas,
  onde Sérgio tentava lhes ensinar de maneira simples e divertida, conceitos
  básicos de música, essencial para o uso de qualquer instrumento. A partir do conjunto de palavras
  que compõe o universo vocabular de Sérgio reconhecemos como tema para o
  projeto: “Lê o Ritmo, lê a Música e lê o Som da Música,” Sérgio fazia com que as crianças
  reproduzissem as músicas somente ouvindo a mesma, ou seja, lendo a música com
  os ouvidos,  Depois de várias
  experimentações, chegamos a conclusão que nosso projetos seriam batutas, que
  ajudavam as crianças a ler a música como todos os seus sentidos. Como objeto final então, Tivemos
  uma série de Batutas Coloridas, feitas de Bambu, sendo que, cada uma das
  batutas, graças ao seu tamanho e cor, representa uma das notas musicais. Sérgio as usa para ajudar as
  crianças a lerem a música. Já que partituras são de muito difícil leitura, e
  batutas “de verdade” precisam de um grau de abstração muito elevado, as
  batutas criadas no nosso projeto se mostram ideais para ensinar as crianças. Avaliação
  feita pelo intercessor: Durante o primeiro semestre,
  Bruno e Gabriel acompanharam as aulas com paciência e atenção buscando
  caminhos que favorecessem meus processos educativos. Trouxeram vários
  elementos, testaram e chegaram a um produto final que muito tem a contribuir
  para o meu cotidiano junto as crianças. Obrigado pelo empenho e atenção
  e sucesso na formação. Declaro que recebi em condições
  de uso para experimentação no Núcleo de Artes de Copacabana o objeto
  resultante deste projeto. Nota (de 1 a 10): 10 Rio, 22/06/2009  Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AD Professores: Ana Maria Branco e Vicente Barros     |  | 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||