Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Batutas Coloridas Que Regem a Leitura da Música

Equipe:

Gabriel Cesario Alvim Martinelli

borjoize@gmail.com

 

Bruno Ajdelsztajn

m0rr1_@hotmail.com

 

 

Grupo social:

Sérgio Henrique Alves de Andrade

Nucleo de artes de Copacabana

Rua Toneleiros, 21

Copacabana – Rio de Janeiro

 

 

Nosso projeto foi feito no Núcleo de Artes de Copacabana, com o Professor Sérgio.

Sérgio leciona aulas de teclado para crianças e adolescentes do ensino municipal.

Lá acompanhamos atividades variadas, mas as mais interessantes foram com grupos de crianças mais novas, onde Sérgio tentava lhes ensinar de maneira simples e divertida, conceitos básicos de música, essencial para o uso de qualquer instrumento.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Sérgio reconhecemos como tema para o projeto: “Lê o Ritmo, lê a Música e lê o Som da Música,”

Sérgio fazia com que as crianças reproduzissem as músicas somente ouvindo a mesma, ou seja, lendo a música com os ouvidos,

Depois de várias experimentações, chegamos a conclusão que nosso projetos seriam batutas, que ajudavam as crianças a ler a música como todos os seus sentidos.

Como objeto final então, Tivemos uma série de Batutas Coloridas, feitas de Bambu, sendo que, cada uma das batutas, graças ao seu tamanho e cor, representa uma das notas musicais.

Sérgio as usa para ajudar as crianças a lerem a música. Já que partituras são de muito difícil leitura, e batutas “de verdade” precisam de um grau de abstração muito elevado, as batutas criadas no nosso projeto se mostram ideais para ensinar as crianças.

 

Avaliação feita pelo intercessor:

Durante o primeiro semestre, Bruno e Gabriel acompanharam as aulas com paciência e atenção buscando caminhos que favorecessem meus processos educativos. Trouxeram vários elementos, testaram e chegaram a um produto final que muito tem a contribuir para o meu cotidiano junto as crianças.

Obrigado pelo empenho e atenção e sucesso na formação.

Declaro que recebi em condições de uso para experimentação no Núcleo de Artes de Copacabana o objeto resultante deste projeto.

Nota (de 1 a 10): 10

Rio, 22/06/2009

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Maria Branco e Vicente Barros

  

 

voltar

imagem site.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version