|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Calendário
para celebrar dias de paz Equipe: Renata Utrine renata-utrine@hotmail.com Roberta Egypto roberta.egypto@hotmail.fr Grupo social: Marli
Mendes Escola Municipal Desembargador Oscar
Tenório Rua Professor Manuel Ferreira n
141 – Gávea, Rio de Janeiro-RJ CEP: 22451030 Realizamos nosso projeto na Escola municipal Desembargador
Oscar Tenório, com a intercessora Marli Mendes, professora de duas turmas de
3° serie. Marli é professora de todas as matérias e costuma interdisciplina-las
com assuntos ligados aos bons costumes, ética e cidadania. Durante as aulas
observamos a grande dificuldade dos alunos em saber se situar no tempo,muitos
deles não sabiam datas importantes,como seus dias de nascimento. Incentivados
por Marli, os alunos criaram um código de ética para ser seguido,composto por
seis palavras: Amor, Respeito, Amizade, Solidariedade, Responsabilidade e
Compromisso. A
partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Marli Mendes reconhecemos como tema
para o projeto: “Podemos conviver e aprender em Paz”. Para Marli a paz tem
grande importância e só pode ser alcançada através da boa convivência entre
os alunos e professores. Em datas comemorativas, Marli faz brincadeiras como
a pescaria dos peixinhos da paz, onde as crianças devem pescar palavras
importantes como: Respeito, amor,
Generosidade, Afeto, amizade e outras. Como resultado dos experimentos, em sua maioria voltados para
desenvolver a boa convivência e organizar os alunos no tempo, foi
desenvolvido um grande estandarte de tecido com um calendário e seis camadas
de voal com ilustrações pintadas para cada palavra que compõe o código de
ética. A forma que escolhemos para realizar a idéia do calendário permanente
foi utilizar bolsinhos translúcidos para mudança de plaquinhas com os meses,
anos e dias da semana. Para a exclusão dos dias 29,30 e 31 no mês de
fevereiro, optamos por usar 3 X de feltro vermelho. Na experimentação final
Marli pendurou o estandarte e pediu que puséssemos colchonetes em volta, para
criar um novo ambiente, onde as crianças se envolveriam diariamente com a
mudança das datas, assim, tornando-se cada vez mais habituadas ao calendário.
Para escolher o voal, houve uma votação para definir qual palavra
significaria o momento presente, a palavra escolhida foi “amizade”. Roberta
Egypto Ter
feito Projeto 2 novamente foi essencial para que eu pudesse aprender a
importância dessa metodologia no meu desenvolvimento como pessoa e
profissional, talvez se não tivesse permanecido nesse projeto eu não teria a
base necessária para qualquer projeto futuro. Aprendi a não desistir por mais
difícil que seja a situação, além de criar e fortalecer vínculos com as
pessoas a minha volta. Com os professores colaboradores e monitores aprendi
um pouco de cada material, método e forma de pensar. Esforcei-me mais, dessa
vez, e me sinto bem por ver um resultado tão positivo, não só para mim, mas
como para minha dupla Renata e para a intercessora Marli e seus alunos.
Acredito que agora, depois de realmente ter feito projeto 2 e absorvido todo
esse conhecimento estou pronta para seguir em frente. Renata
Utrine fazer
um projeto é uma cadeia de relações que nos fazem aprender, pegamos para nós
todo tipo de informação. Fazer um projeto não é apenas construir um objeto, é
projetar todo o conhecimento coletado de pessoas, lugares e situações, para
fora em forma física, palpável. Aprendi nesse segundo projeto a me organizar,
nosso produto final foi construído ao logo de um mês, aos poucos, assim
pudemos testar as idéias antes de coloca-las em prática. Trabalhar com
Crianças da rede pública foi uma experiência nova e que não vou esquecer. Agradecemos
a todo processo vivido na barraca,aos professores, monitoras e alunos.
Gerando um semestre em que aprendemos muito e ouvimos muitas histórias.
Agradecemos principalmente a nossa intercessora Marli que mesmo com as
dificuldades, sempre se manteve disposta a nos atender. Como resultado dessa
união foi criado um lindo calendário para que finalmente as crianças pudessem
aprender e conhecer suas próprias histórias. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AD Professores: Ana Maria Branco e Luis
Vicente Barros |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|