Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Descobrindo as letras com o dedo na rodinha

 

 

Equipe:

Luiza Melo

Lulibarreto@gmail.com

 

Reny Horokosk

reny_jr@hotmail.com

 

 

Grupo social:

Martha Schroeder

Ciep Presidente Agostinho Neto

Rua Visconde Silva, S/n Humaitá - Rio de Janeiro

 

Nosso Projeto foi realizado no Ciep Presidente Agostinho Neto, Humaitá, com a professora de alfabetização Martha Schoroeder. Observamos ao longo de nossas visitas uma série de atividades realizadas por Martha como o aprendizado do alfabeto através cartões e desenhos em papel ofício; escrita de letras com giz no centro da roda feita por ela e pelos alunos; hora do dever de casa (momento em que os alunos colocam em prática o conteúdo aprendido na rodinha e associação de desenhos com palavras. Através do processo de observação dessas atividades foi possível definir a nossa frase-objetivo: “Na Rodinha o Grupo Aprende”. Com a frase definida ficou claro para nós que o nosso produto deveria ser utilizado na atividade principal da turma: a rodinha. Dessa forma, fizemos uma série de experimentações que permitiram que definíssemos o nosso conceito de trabalho: um material, para aprender o alfabeto que estimulasse o tato. Confeccionamos placas de papel couro em que todas as letras do alfabeto foram cortadas por uma máquina a laser. O material foi revestido com uma fronha de malha impedindo a visão das letras pelos alunos. Isso resultava no estímulo do tato. Além disso, fizemos fantoches de animais que poderiam ser usados de duas formas: com luvas para aumentar a dificuldade ou para estimular a criatividade. Martha utilizou o nosso produto final da seguinte maneira: ela distribuiu uma placa para cada aluno e pediu para que eles sentissem e dissessem qual letra era, por fim, ela tirou a fronha e mostrou a letra para toda a turma. Os fantoches ela entregou para alguns alunos e pediu para que eles criassem histórias sobre os animais.

“Fazer projeto é você conseguir superar e enfrentar qualquer tipo de problema, pois ao longo deste processo você se depara com questões simples, mas pela a nossa falta de experiência, acabam se tornando um desafio. E é isso que, para mim, define o projeto! É você conseguir superar todos esses novos desafios e finalmente conseguir chegar no seu produto. É uma das sensações mais prazerosas chegar ao final do projeto e dizer :Eu consegui!. Para mim não existe uma definição de projeto ele é a sensação e o sentimento que cada um tem durante o processo. Aprendi algumas coisas que obviamente eu levarei para frente. Acho que a mais importante delas foi aprender que ele é feito por um grupo enorme que te recebe, ajuda e te dá dicas. Outra coisa importante foi aprender que é imprescindível dividir as tarefas e não se sobrecarregar. Vi como é importante saber abrir mão das nossas idéias e saber ouvir as dos outros. E o mais importante de tudo foi saber superar uma briga com o parceiro e seguir em frente com o meu trabalho.”(Luiza)

Agradeço a Martha por ter nos ajudado com a realização deste projeto, deixando claro o que funcionava em suas aulas. Isso foi de extrema importância para atingirmos o conceito e objetivo do nosso projeto e fez com que o produto final realmente fosse importante para a turma.

Agradeço ao Reny por ser um parceiro de trabalho que me ajudou em todos os momentos de projeto se mostrando uma pessoa empenhada e dedicada. Isso aumentava a minha vontade de encarar os desafios proposto pelos professores.

 

“Para mim fazer projeto é entender como e o que projetar. Inicialmente eu confesso que não queria fazer este projeto com a Ana Branco, pois muitos falavam que era muito diferente fazer o trabalho com ela. Apesar de muitas das opiniões dos meus colegas decidi fazer o projeto para conhecer esses professores que tanto meus colegas falavam. Depois de passar praticamente seis meses convivendo com esta maneira diferente de entender os objetos pensando tanto na pessoa para quem estamos projetando, eu entendi o quanto este projeto significa para mim.Significa pensar antes de projetar, pensar para quem projetar e tendo sempre a preocupação da interação e não o objeto sozinho. O que muitos não conseguem perceber é o esforço e o empenho que esses professores fazem, para ver nosso desenvolvimento e para isso nos ensinam coisas muito além do que os outros professores acreditam que temos que aprender na faculdade. O projeto vai muito além do resultado final, pois como nossos professores gostam de sempre nos frisar, o importante em um projeto, na maioria das vezes, é o processo que vivemos para chegarmos até o final.” (Reny)

Agradeço a Luiza, minha dupla de projeto, que se mostrou sempre muito prestativa na realização deste projeto, pois sempre estava disposta a encarar as tarefas propostas pela nossa professora Ana, o que para mim é algo de extrema dificuldade pois admito ser um pouco preguiçoso na execução das tarefas.

Agradeço a professora Martha por toda sua atenção e boa vontade sempre nos guiando para que eu e a Luiza conseguíssemos realizar este projeto que nos trouxe tanta satisfação. Acredito que com isso pude finalmente enxergar um novo cominho, do design neste mundo. Um caminho que ainda esta sendo traçado e que tem tudo para dar certo.

 

Avaliação feita pelo intercessor:

A proposta do projeto “Descobrindo as letras com o dedo na rodinha”, que se baseia na utilização do tato, mostrou-se facilitador da aprendizagem e identificação das letras pelos alunos. O manuseio constante cria uma proximidade dos alunos com o alfabeto, facilitando o aprendizado das formas e utilização correta.

O produto apresentado aos alunos recebeu grande aceitação, eis que despertou a curiosidade e o interesse das crianças.

Realmente especial e interessante o produto, caracterizando-se como nova e eficaz ferramenta a serviço da alfabetização, especialmente em seu aspecto físico, já que o tamanho e a confecção em cores fortes atraíam a atenção e despertava o interesse dos alunos, facilitando o trabalho do professor.

Declaro que recebi em condições de uso para experimentação no Ciep Presidente Agostinho Neto o objeto resultante desse projeto.

Nota (de 1 a 10): 10

Rio, 23/06/2009

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

Foto Luiza e reny Arquivo Digital.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version