|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Descobrindo
as letras com o dedo na rodinha Equipe: Luiza Melo Reny Horokosk reny_jr@hotmail.com Grupo social: Martha Schroeder Ciep Presidente Agostinho Neto Rua Visconde Silva, S/n Humaitá
- Rio de Janeiro Nosso
Projeto foi realizado no Ciep Presidente Agostinho Neto, Humaitá, com a
professora de alfabetização Martha Schoroeder. Observamos ao longo de nossas
visitas uma série de atividades realizadas por Martha como o aprendizado do
alfabeto através cartões e desenhos em papel ofício; escrita de letras com
giz no centro da roda feita por ela e pelos alunos; hora do dever de casa
(momento em que os alunos colocam em prática o conteúdo aprendido na rodinha
e associação de desenhos com palavras. Através do processo de observação
dessas atividades foi possível definir a nossa frase-objetivo: “Na Rodinha o
Grupo Aprende”. Com a frase definida ficou claro para nós que o nosso produto
deveria ser utilizado na atividade principal da turma: a rodinha. Dessa
forma, fizemos uma série de experimentações que permitiram que definíssemos o
nosso conceito de trabalho: um material, para aprender o alfabeto que
estimulasse o tato. Confeccionamos placas de papel couro em que todas as
letras do alfabeto foram cortadas por uma máquina a laser. O material foi
revestido com uma fronha de malha impedindo a visão das letras pelos alunos.
Isso resultava no estímulo do tato. Além disso, fizemos fantoches de animais
que poderiam ser usados de duas formas: com luvas para aumentar a dificuldade
ou para estimular a criatividade. Martha utilizou o nosso produto final da
seguinte maneira: ela distribuiu uma placa para cada aluno e pediu para que
eles sentissem e dissessem qual letra era, por fim, ela tirou a fronha e
mostrou a letra para toda a turma. Os fantoches ela entregou para alguns
alunos e pediu para que eles criassem histórias sobre os animais. “Fazer
projeto é você conseguir superar e enfrentar qualquer tipo de problema, pois
ao longo deste processo você se depara com questões simples, mas pela a nossa
falta de experiência, acabam se tornando um desafio. E é isso que, para mim,
define o projeto! É você conseguir superar todos esses novos desafios e
finalmente conseguir chegar no seu produto. É uma das sensações mais
prazerosas chegar ao final do projeto e dizer :Eu consegui!. Para mim não
existe uma definição de projeto ele é a sensação e o sentimento que cada um
tem durante o processo. Aprendi algumas coisas que obviamente eu levarei para
frente. Acho que a mais importante delas foi aprender que ele é feito por um
grupo enorme que te recebe, ajuda e te dá dicas. Outra coisa importante foi
aprender que é imprescindível dividir as tarefas e não se sobrecarregar. Vi
como é importante saber abrir mão das nossas idéias e saber ouvir as dos
outros. E o mais importante de tudo foi saber superar uma briga com o
parceiro e seguir em frente com o meu trabalho.”(Luiza) Agradeço
a Martha por ter nos ajudado com a realização deste projeto, deixando claro o
que funcionava em suas aulas. Isso foi de extrema importância para atingirmos
o conceito e objetivo do nosso projeto e fez com que o produto final
realmente fosse importante para a turma. Agradeço
ao Reny por ser um parceiro de trabalho que me ajudou em todos os momentos de
projeto se mostrando uma pessoa empenhada e dedicada. Isso aumentava a minha
vontade de encarar os desafios proposto pelos professores. “Para
mim fazer projeto é entender como e o que projetar. Inicialmente eu confesso
que não queria fazer este projeto com a Ana Branco, pois muitos falavam que
era muito diferente fazer o trabalho com ela. Apesar de muitas das opiniões
dos meus colegas decidi fazer o projeto para conhecer esses professores que
tanto meus colegas falavam. Depois de passar praticamente seis meses
convivendo com esta maneira diferente de entender os objetos pensando tanto
na pessoa para quem estamos projetando, eu entendi o quanto este projeto
significa para mim.Significa pensar antes de projetar, pensar para quem
projetar e tendo sempre a preocupação da interação e não o objeto sozinho. O
que muitos não conseguem perceber é o esforço e o empenho que esses
professores fazem, para ver nosso desenvolvimento e para isso nos ensinam coisas
muito além do que os outros professores acreditam que temos que aprender na
faculdade. O projeto vai muito além do resultado final, pois como nossos
professores gostam de sempre nos frisar, o importante em um projeto, na
maioria das vezes, é o processo que vivemos para chegarmos até o final.”
(Reny) Agradeço
a Luiza, minha dupla de projeto, que se mostrou sempre muito prestativa na
realização deste projeto, pois sempre estava disposta a encarar as tarefas
propostas pela nossa professora Ana, o que para mim é algo de extrema
dificuldade pois admito ser um pouco preguiçoso na execução das tarefas. Agradeço
a professora Martha por toda sua atenção e boa vontade sempre nos guiando
para que eu e a Luiza conseguíssemos realizar este projeto que nos trouxe tanta
satisfação. Acredito que com isso pude finalmente enxergar um novo cominho,
do design neste mundo. Um caminho que ainda esta sendo traçado e que tem tudo
para dar certo. Avaliação feita pelo intercessor: A proposta
do projeto “Descobrindo as letras com o dedo na rodinha”, que se baseia na
utilização do tato, mostrou-se facilitador da aprendizagem e identificação
das letras pelos alunos. O manuseio constante cria uma proximidade dos alunos
com o alfabeto, facilitando o aprendizado das formas e utilização correta. O
produto apresentado aos alunos recebeu grande aceitação, eis que despertou a
curiosidade e o interesse das crianças. Realmente
especial e interessante o produto, caracterizando-se como nova e eficaz
ferramenta a serviço da alfabetização, especialmente em seu aspecto físico,
já que o tamanho e a confecção em cores fortes atraíam a atenção e despertava
o interesse dos alunos, facilitando o trabalho do professor. Declaro
que recebi em condições de uso para experimentação no Ciep Presidente
Agostinho Neto o objeto resultante desse projeto. Nota
(de 1 a 10): 10 Rio,
23/06/2009 Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Luis
Vicente Barros |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|