Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Dominó que relaciona as letras

 

Equipe:

Amanda Tavares

amanda.tla@gmail.com

 

Natalia Chaves Bruno

nataliacbruno@gmail.com

 

 

Grupo Social:

Professora Fátima Aparecida S. Nascimento

Ciep Tancredo Neves

Rua do Catete,n 77

Catete - Rio de Janeiro

CEP: 22220-000

 

 

 

Nosso projeto foi realizado no Ciep Tancredo Neves localizado na Rua do Catete, nº77, no bairro do Catete. Tivemos

como intercessora a professora de alfabetização Fátima Aparecida Soares.

Durante o período de observação foi possível constatar que o dia sempre se inicia com uma rotina de escrita da data em

conjunto, contagem de alunos e o sorteio de um ajudante do dia. A maioria das atividades envolvem a escrita do dome,

recorte e colagem, quebra cabeças , completar desenhos e associação entre figuras e sombras assim como o aprendizado

das vogais.

Acompanhamos um dia em que a intercessora distribuiu uma folha com as vogais em tracejado e pediu para os alunos

completarem os desenhos, em seguida receberam uma lista onde ,com a ajuda da professora, desenharam figuras

relacionadas a estas vogais.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Fátima reconhecemos como tema para o projeto:

“observar e colar as vogais no alfabeto.”A frase escolhida se relaciona com a maioria das atividades propostas pela

intercessora, como por exemplo: o dia em que os alunos tiveram que colar seus nomes ao lado das vogais correspondentes (Pedro, cola em e, d e o ), e uma dinâmica que envolvia crianças que receberam papéis com as vogais e outras com desenhos relacionados a estas.

A partir dos experimentos realizados e dos jogos de quente-frio decidimos ter por partido adotado um dominó interativo. Este dominó consiste em uma base transparente de plástico e brim nos tamanhos pequeno e grande e cartões plastificados de letras e desenhos permitindo a professora criar o dominó conforme a sua vontade e em diferentes níveis de dificuldade podendo atender as variações de desenvolvimento dos alunos no processo de alfabetização e acrescentar peças conforme suas necessidades.

As bases maiores têm servido de apoio para o ensino de sílabas, e as pequenas ora são usadas com a lógica do

dominó, ora como uma simples associação direta de figura e letra.

 

Natalia- O projeto serviu para me fazer crescer nos aspectos acadêmicos e pessoais. Aprendi a importância de questionar e

repensar as decisões tomadas no percurso, me ensinou a valorizar as trocas e encontros vivenciados no local escolhido, com a minha dupla e na barraca. Agradeço a Fátima pela sua alegria e disposição em trabalhar conosco, gerou em mim felicidade e me ensinou a importância de uma boa relação. Agradeço a Amanda pelo seu alto astral contagiante, gerou em

mim uma admiração enorme por ela me ensinando que o trabalho em equipe pode ser muito prazeroso.

 

Amanda - Aprendi que projeto consiste em um processo intenso de trocas, prazos a serem cumpridos, desenvolvimento de todos os detalhes, e um período de tempo. E também uma caixinha de surpresas que pode reservar grandes amizades ao

longo dessa trajetória. Agradeço a Fátima pelo fato de ter se dedicado ao nosso projeto e pelos seus sorrisos, que gerou em

mim conforto ao trabalhar com ela e me ensinou que sorrisos são essenciais.Agradeço a Natalia pela nossa convivência e

abertura uma com a outra, que gerou em mim a certeza de que ganhei uma amizade muito especial e me ensinou que a

amizade não depende do tempo em si, e sim da interação das pessoas.

 

Avaliação do Intercessor:

Venho por meio deste documento de avaliação pontuar que o trabalho desenvolvido pelas alunas Natália Chaves Bruno e Amanda Tavares Lima de Araujo do Curso de Graduação em Desenho Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro foi muito bom, merecendo numa escala de 0 a 100 a nota máxima.

O Projeto desenvolvido pelas alunas acima citadas foi realizado no CIEP Presidente Tancredo Neves, na Rua do Catete 77 com a turma do Ano 1 da qual sou professora.

As alunas interagiram bem com a professora como também com as crianças e demonstraram com esse Projeto que duas áreas a princípio distintas como Desenho Industrial e Pedagogia podem interagir. Confesso que inicialmente fiquei surpresa e curiosa de como se desenvolveria essa parceria, mas no desenrolar do trabalho ela foi se desenhando e mostrando de que maneira auxiliaria no trabalho do professor e consequentemente beneficiaria os alunos.

 

 

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2009.

Fátima Aparecida Soares do Nascimento

 

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Maria Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

imagem site.jpg

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version