|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||
|
|
|||||
|
Dominó
que relaciona as letras Equipe: Amanda Tavares amanda.tla@gmail.com Natalia Chaves
Bruno nataliacbruno@gmail.com Grupo Social: Professora Fátima Aparecida
S. Nascimento Ciep
Tancredo Neves Rua do
Catete,n 77 Catete -
Rio de Janeiro CEP:
22220-000 Nosso
projeto foi realizado no Ciep Tancredo Neves localizado na Rua do Catete,
nº77, no bairro do Catete. Tivemos como
intercessora a professora de alfabetização Fátima Aparecida Soares. Durante
o período de observação foi possível constatar que o dia sempre se inicia com
uma rotina de escrita da data em conjunto,
contagem de alunos e o sorteio de um ajudante do dia. A maioria das
atividades envolvem a escrita do dome, recorte
e colagem, quebra cabeças , completar desenhos e associação entre figuras e
sombras assim como o aprendizado das
vogais. Acompanhamos
um dia em que a intercessora distribuiu uma folha com as vogais em tracejado
e pediu para os alunos completarem
os desenhos, em seguida receberam uma lista onde ,com a ajuda da professora,
desenharam figuras relacionadas
a estas vogais. A
partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Fátima
reconhecemos como tema para o projeto: “observar
e colar as vogais no alfabeto.”A frase escolhida se relaciona com a maioria
das atividades propostas pela intercessora,
como por exemplo: o dia em que os alunos tiveram que colar seus nomes ao lado
das vogais correspondentes (Pedro, cola em e, d e o ), e uma dinâmica que
envolvia crianças que receberam papéis com as vogais e outras com desenhos
relacionados a estas. A
partir dos experimentos realizados e dos jogos de quente-frio decidimos ter
por partido adotado um dominó interativo. Este dominó consiste em uma base
transparente de plástico e brim nos tamanhos pequeno e grande e cartões plastificados
de letras e desenhos permitindo a professora criar o dominó conforme a sua
vontade e em diferentes níveis de dificuldade podendo atender as variações de
desenvolvimento dos alunos no processo de alfabetização e acrescentar peças conforme
suas necessidades. As
bases maiores têm servido de apoio para o ensino de sílabas, e as pequenas
ora são usadas com a lógica do dominó,
ora como uma simples associação direta de figura e letra. Natalia-
O projeto serviu para me fazer crescer nos aspectos acadêmicos e pessoais.
Aprendi a importância de questionar e repensar
as decisões tomadas no percurso, me ensinou a valorizar as trocas e encontros
vivenciados no local escolhido, com a minha dupla e na barraca. Agradeço a
Fátima pela sua alegria e disposição em trabalhar conosco, gerou em mim felicidade
e me ensinou a importância de uma boa relação. Agradeço a Amanda pelo seu
alto astral contagiante, gerou em mim
uma admiração enorme por ela me ensinando que o trabalho em equipe pode ser
muito prazeroso. Amanda
- Aprendi que projeto consiste em um processo intenso de trocas, prazos a
serem cumpridos, desenvolvimento de todos os detalhes, e um período de tempo.
E também uma caixinha de surpresas que pode reservar grandes amizades ao longo
dessa trajetória. Agradeço a Fátima pelo fato de ter se dedicado ao nosso
projeto e pelos seus sorrisos, que gerou em mim
conforto ao trabalhar com ela e me ensinou que sorrisos são
essenciais.Agradeço a Natalia pela nossa convivência e abertura
uma com a outra, que gerou em mim a certeza de que ganhei uma amizade muito
especial e me ensinou que a amizade
não depende do tempo em si, e sim da interação das pessoas. Avaliação do Intercessor: Venho
por meio deste documento de avaliação pontuar que o trabalho desenvolvido pelas
alunas Natália Chaves Bruno e Amanda Tavares Lima de Araujo do Curso de
Graduação O
Projeto desenvolvido pelas alunas acima citadas foi realizado no CIEP
Presidente Tancredo Neves, na Rua do Catete 77 com a turma do Ano 1 da qual
sou professora. As
alunas interagiram bem com a professora como também com as crianças e
demonstraram com esse Projeto que duas áreas a princípio distintas como Desenho
Industrial e Pedagogia podem interagir. Confesso que inicialmente fiquei
surpresa e curiosa de como se desenvolveria essa parceria, mas no desenrolar
do trabalho ela foi se desenhando e mostrando de que maneira auxiliaria no
trabalho do professor e consequentemente beneficiaria os alunos. Rio de
Janeiro, 19 de junho de 2009. Fátima
Aparecida Soares do Nascimento Disciplina:
DSG 1002 Turma:
1AD Professores:
Ana Maria Branco e Luis Vicente Barros |
|
|
|
||
|
|
|||||
|
|
|
||||
|
|
|
||||