|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Entrevista
Figurativa Equipe: Fernanda Sampaio Carneiro fernandasampaioc@gmail.com LarissaRezende Heringer lalah@hotmail.com Grupo social: Professora Maria Lucia Braga
CIEP Presidente Agostinho Neto Praça da Bandeira, 141, aprt 601 CEP:201
Tel.: 88970270 O
projeto aconteceu no CIEP Presidente Agostinho Neto, nossa intercessora foi a
Professora de alfabetização Maria Lúcia. Maria
Lúcia sempre quis ser professora. Primeiro trabalhou durante três anos em
Inhociba, depois começou a dar aula no CIEP Agostinho Neto, onde está há 13
anos. Ela já deu aula para todas as séries e há oito anos está trabalhando
com a classe de Alfabetização. Maria Lúcia também faz parte do sindicato dos
professores, onde luta pela melhoria do ensino público Nós
acompanhamos a turma 1102 durante um período, vimos diversas atividades, uma
delas foi na aula de música. As crianças estavam em roda enquanto escutavam
marchinhas de carnaval, logo depois a professora perguntou o que cada criança
gostava do Rio de Janeiro e ao longo das respostas ela apontou para a janela
e começou a falar da natureza do Rio. No final da atividade ela nos explicou
que era bom trazer coisas da realidade delas para dentro da sala de aula,
ajudando no aprendizado. A partir
do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Maria Lúcia
reconhecemos como tema para o projeto: “Fazer os pais criarem interesse nas
crianças ajuda no fazer delas” Maria Lúcia relacionou a rodinha como
atividade ligada à frase. A rodinha era a primeira atividade do dia, ali as
crianças sentavam no chão e formavam uma roda, e tinham que falar sobre o
ocorrido no dia anterior. Nesse momento as crianças ficavam a vontade e
conversavam mais intimamente com Maria Lúcia, gerando confiança entre o aluno
e a professora. Nosso Partido Adotado foi uma mistura de três experimentos;
Um coração, um teatro e um caderno. O objeto final foi um teatro para as
crianças levarem para casa onde elas podem escrever e apagar com uma caneta
especial. O material utilizado foi o Vulcabril e o Vinicel. Todas as crianças
usaram e aprovaram o produto. Larissa:
Fazer projeto é tornar idéias em grandes projeções a partir de determinadas
contextualizações. É aprender a lidar com diversas situações da melhor
maneira possível, é buscar sempre se aperfeiçoar e estar disposto a enfrentar
dificuldades. Este projeto serviu para eu ter um maior conhecimento de
materiais, de técnicas e para ver que todo o processo de aprimoramento e
planejamento ao longo da caminhada é de vital importância. Fernanda : Fazer projeto é aprender a
desenvolver ideias, conseguir derrubar barreiras e se superar a cada
instante. É criar de forma construtiva,
beneficiando o outro, procurando entendê-lo. O projeto me fez entender
a importância do processo. É através dele que aprendi a observar, captar,
conviver, criar e desenvolver. Ampliou meu conhecimento de materiais, e as
melhores formas de utilizá-los. Todo esse aprendizado me fez perceber a
importância de um planejamento para a concretização de uma idéia. Agradecimentos: Larissa
– Agradeço a Maria Lúcia pela sua
empolgação e felicidade ao ver os protótipos finais, pois nos mostrou que
conseguimos alcançar o objetivo com eficiência. Agradeço a Fernanda por se
empenhar também na parte final, pois mostrou que a vontade de que tudo dê
certo prevalece até sobre o cansaço, e isso nos ajudou. Fernanda
- Agradeço a Maria Lúcia por mostrar suas opiniões sobre cada característica
de cada experimento, nos direcionando para o protótipo final. Agradeço a
Larissa, por sempre se empenhar. Isso ajudou no desenrolar do trabalho. Avaliação feita pelo intercessor: O
grupo das alunas da PUC apresentaram várias opções de produtos onde as crianças
vão poder utilizar de várias maneiras. Com muita observação e debate chegamos
a um produto final, na qual não só a minha participação ajudou como a
participação das crianças foi fundamental. As
alunas trabalharam com dedicação e carinho com a turma. Declaro
que recebi em condições de uso para experimentação no Ciep Presidente
Agostinho Neto o objeto resultante desse projeto. Nota
(de 1 a 10): 10 Rio,
23/06/2009 Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Luis
Vicente Barros |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|