|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Equipe: Marina Kelson Rozenthal
Giovanna Grillo Bins giovannabins@gmail.com Grupo social: Professor Flávio Mota
Núcleo de Artes do Leblon Rua Gilberto Cardoso s/n Leblon - Rio de Janeiro flavio.mota@ig.com.br Tel.: 2512-8666 O nosso projeto se desenvolve em uma aula de Teatro no Núcleo
de Artes do Leblon ministrada pela professor Flávio Mota. A aula que acontece
as terças e quintas feiras de 8:50 as 10:10 tem como objetivo a prática do
teatro para alunos iniciantes. O professor organiza a aula em três etapas:
aquecimento, interpretação de cenas e uma conversa. Nos aquecimentos, ele
explora o desenvolvimento do que pode perceber em aulas anteriores, como
sendo as necessidades dos alunos. Na hora da interpretação ele deixa os
alunos criarem as cenas Seguindo este
conceito foram criados os primeiros experimentos, os que tiveram maior
aceitação foram aqueles que trabalharam com formas abstratas, que
estimulassem a criatividade do aluno utilizando as possibilidades de mudança
a partir do encaixe de diferentes tecidos. Definimos então que nosso Partido
Adotado seriam panos, pela maleabilidade do material e grande variedade de
tecidos com diferentes texturas, caimentos, estampas e cores. Criamos peças
que estimulassem a criatividade e espontaneidade dos alunos, tornando o uso
do nosso produto um momento de improvisação, Até chegarmos ao produto final
foram usados diferentes materiais para estruturação, como arame e acetato, e
encaixes das peças. como botões, além de outros tecidos. O produto final são tecidos
cortados em formas geométricas simples em tamanhos de no mínimo, 1m com a
maior variedade de texturas, cores e caimentos. Criamos casas tanto para
passar um tecido através do outro, como forma de agregação, quanto para
passar partes do corpo. Decidimos também usar argolas, que amarradas aos
tecidos, servem como conectores. Para estruturar as peças, criamos dois tipos
diferentes de canais por onde passam os estruturadores, tubos de plástico
maleáveis e coloridos. O professor espalhou
os tecidos pelo palco e deixou que as crianças criassem cada uma seu
figurino. Depois todos os alunos interpretaram vestidos, a peça que estavam
ensaiando. Com essa
experiência, adquirimos mais habilidade manual e conhecimento sobre materiais.
Trabalhamos intensamente com o planejamento através da agenda, que tivemos
que manter atualizada ao longo do semestre. Aprendemos a importância de se
envolver positivamente com este projeto, com a dupla de trabalho e com as
pessoas ao redor que ajudaram ele a acontecer. Exercitamos a paciência, a
persistência e a capacidade de ouvir o outro para perceber as necessidades do
projeto. Agradecemos ao Flavio por estar sempre bem humorado e ter
aberto espaço durante suas aulas para que fizéssemos experimentações e outras
interferências. Sempre disposto a ajudar e mantendo ótimas expectativas
quanto ao que levaríamos de novo a cada aula, acreditando que criaríamos um
projeto que auxiliasse de forma complementar seu trabalho que pratica com
nítido amor. Giovanna: Agradeço a Marina pela sua positividade que me fez
acreditar cada vez mais no nosso trabalho e pela sua tranqüilidade que
permitiu que o projeto acontecesse da melhor forma possível, sempre atendendo
ao prazos de entrega com louvor.Agradeço a marina pela sua amizade que
possibilitou que o nosso projeto fosse criado com harmonia e bom humor. Marina: Agradeço a Giovanna pela sua presença, criatividade, e
acompanhamento do nosso projeto, de forma sempre amigável fez com que esse
projeto fluísse de forma tranqüila quanto as nossas datas de conclusão e
outras responsabilidades. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana
Branco e Luis Vicente Barros |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|