Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Módulos flexíveis para brincar com a improvisação

 

 

 

Equipe:

Marina Kelson Rozenthal

marinakelson@hotmail.com

 

Giovanna Grillo Bins

giovannabins@gmail.com

 

 

Grupo social:

Professor Flávio Mota

Núcleo de Artes do Leblon

Rua Gilberto Cardoso s/n

Leblon - Rio de Janeiro

flavio.mota@ig.com.br

Tel.: 2512-8666

 

 

 

O nosso projeto se desenvolve em uma aula de Teatro no Núcleo de Artes do Leblon ministrada pela professor Flávio Mota. A aula que acontece as terças e quintas feiras de 8:50 as 10:10 tem como objetivo a prática do teatro para alunos iniciantes.

     O professor organiza a aula em três etapas: aquecimento, interpretação de cenas e uma conversa. Nos aquecimentos, ele explora o desenvolvimento do que pode perceber em aulas anteriores, como sendo as necessidades dos alunos. Na hora da interpretação ele deixa os alunos criarem as cenas em grupos. Ao final da aula acontece a conversa, uma autoavaliações dos alunos e uma avaliação a respeito da intenção e execução dos exercícios feitos por eles. A partir da observação das atividades e do “Jogo de Palavras”, reconhecemos como tema para o projeto a frase: “É fundamental para o artista a improvisação”. Um exemplo da improvisação em exercícios são as cenas criadas durante a aula.

    Seguindo este conceito foram criados os primeiros experimentos, os que tiveram maior aceitação foram aqueles que trabalharam com formas abstratas, que estimulassem a criatividade do aluno utilizando as possibilidades de mudança a partir do encaixe de diferentes tecidos. Definimos então que nosso Partido Adotado seriam panos, pela maleabilidade do material e grande variedade de tecidos com diferentes texturas, caimentos, estampas e cores. Criamos peças que estimulassem a criatividade e espontaneidade dos alunos, tornando o uso do nosso produto um momento de improvisação, Até chegarmos ao produto final foram usados diferentes materiais para estruturação, como arame e acetato, e encaixes das peças. como botões, além de outros tecidos.

    O produto final são tecidos cortados em formas geométricas simples em tamanhos de no mínimo, 1m com a maior variedade de texturas, cores e caimentos. Criamos casas tanto para passar um tecido através do outro, como forma de agregação, quanto para passar partes do corpo. Decidimos também usar argolas, que amarradas aos tecidos, servem como conectores. Para estruturar as peças, criamos dois tipos diferentes de canais por onde passam os estruturadores, tubos de plástico maleáveis e coloridos.

    O professor espalhou os tecidos pelo palco e deixou que as crianças criassem cada uma seu figurino. Depois todos os alunos interpretaram vestidos, a peça que estavam ensaiando.

 

    Com essa experiência, adquirimos mais habilidade manual e conhecimento sobre materiais. Trabalhamos intensamente com o planejamento através da agenda, que tivemos que manter atualizada ao longo do semestre. Aprendemos a importância de se envolver positivamente com este projeto, com a dupla de trabalho e com as pessoas ao redor que ajudaram ele a acontecer. Exercitamos a paciência, a persistência e a capacidade de ouvir o outro para perceber as necessidades do projeto. 

 

Agradecemos ao Flavio por estar sempre bem humorado e ter aberto espaço durante suas aulas para que fizéssemos experimentações e outras interferências. Sempre disposto a ajudar e mantendo ótimas expectativas quanto ao que levaríamos de novo a cada aula, acreditando que criaríamos um projeto que auxiliasse de forma complementar seu trabalho que pratica com nítido amor.

 

Giovanna: Agradeço a Marina pela sua positividade que me fez acreditar cada vez mais no nosso trabalho e pela sua tranqüilidade que permitiu que o projeto acontecesse da melhor forma possível, sempre atendendo ao prazos de entrega com louvor.Agradeço a marina pela sua amizade que possibilitou que o nosso projeto fosse criado com harmonia e bom humor.

 

Marina: Agradeço a Giovanna pela sua presença, criatividade, e acompanhamento do nosso projeto, de forma sempre amigável fez com que esse projeto fluísse de forma tranqüila quanto as nossas datas de conclusão e outras responsabilidades.

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

imagem site.jpg

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version